Questões sobre Aspectos gerais da Comunicação Oficial

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Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Esclarecemos que deverão ser descritas detalhadamente, a maneira como cada uma das atividades do projeto será realizada, informando como será organizada e o número de participantes de cada uma delas, valendo lembrar de que este detalhamento é muito importante para o entendimento da realização das atividades, portanto deve ser escrito de maneira coerente e precisa.

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Informamos que a sua denúncia de desvio de cliente foi encaminhada a Comissão de Ética deste Conselho Regional para conhecimento e providências, tendo a mesma o prazo de dez dias para se pronunciar à respeito.

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Vimos por meio desta informá-lo que o prazo para impugnação, suspensão ou cancelamento do registro no CRECI finda em 31/03/2021, podendo o valor da anuidade 2021 ser parcelado em até quatro vezes sem juros.

O fecho das comunicações oficiais, objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Tratando-se de um texto dirigido para autoridade de mesma hierarquia, de hierarquia inferior, ou demais casos em que não seja de hierarquia superior a do remetente, o fecho correto a ser utilizado é:

    A) Respeitosamente.

    B) Atenciosamente.

    C) Cordialmente.

    D) Saudosamente.

Leia atentamente o enunciado: “É uma forma de comunicação realizada por Ministro(s) de Estado dirigida ao Presidente ou ao Vice-Presidente da República para informa-lo de um assunto, propor alguma medida ou submeter a sua consideração projeto ou ato normativo.” O enunciado trata-se de um documento oficial chamado de:

    A) Comunicado.

    B) Anúncio.

    C) Informativo.

    D) Exposição de motivos.

    E) Memorando.

Analise as seguintes características, relativas a determinado documento:
• A correção de erro material que não afete a substância do ato singular de caráter pessoal e as retificações ou alterações da denominação de cargos, funções ou órgãos que tenham tido a denominação modificada em decorrência de lei ou de decreto superveniente à expedição do ato pessoal são realizadas por meio desse documento. • De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a expedição desse documento é de competência do setor de recurso humanos do órgão, autarquia ou fundação, e dispensa nova assinatura da autoridade que subscreveu o ato originário. • É classificado como ato administrativo enunciativo.
Que documento é esse?

    A) Ordem de serviço.

    B) Circular.

    C) Apostila.

    D) Despacho.

    E) Portaria.

Entre as atribuições do cargo de Analista em Atividades Legislativas, está a de redigir indicações, moções, pedidos, requerimentos a pedido do vereador ou da mesa diretora. Nesse sentido, segundo Kaspary (2017), a estrutura de uma indicação terá as seguintes partes, EXCETO:

    A) Título – Nome e número do ato.

    B) Texto – Exposição do assunto, que poderá ser precedida de considerandos, destinados a fundamentar ou justificar a proposição feita.

    C) Local e data – Pode aparecer também em forma de sigla, a denominação do órgão.

    D) Fecho – Forma de cortesia.

    E) Assinatura – Nome e cargo ou função do autor.

No artigo 37 da Constituição Federal há um princípio do qual decorrem dois aspectos: o primeiro indica a obrigatoriedade de que a administração pública tenha como norte o interesse público; o segundo determina a abstração da subjetividade.

Esse princípio constitucional, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, justifica que a redação oficial deve ter como atributo(s)

    A) a concisão.

    B) a objetividade.

    C) a impessoalidade.

    D) a clareza e a precisão.

    E) a formalidade e a padronização.

“A Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A linguagem é burocrática; o código verbal é o mesmo, as palavras são as mesmas, mas a redação se reveste de certas formalidades que são peculiares ao meio”.


Com base no Manual de Atos Oficiais da UFMS, versão 2019, assinale a alternativa correta.

    A) Os atos oficiais devem ter clareza, ou seja, o texto deve transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

    B) A objetividade do texto no ato oficial consiste na impressão exata das palavras, visando a facilitar a compreensão da informação, evitando o supérfluo, a linguagem técnica.

    C) A concisão no texto oficial decorre do fato de que a emissora dos documentos é única, independente de quem seja o redator.

    D) Na redação oficial, há a interferência da individualidade de quem a elabora, logo, é válido conter impressões pessoais sobre determinado assunto.

    E) Na comunicação oficial, a polidez consiste no emprego de expressões respeitosas e tratamento apropriado àqueles com os quais nos relacionamos no trato administrativo.

Acerca da maneira pela qual o Poder Público redige as comunicações oficiais, preencha corretamente as lacunas do texto.
Apesar da ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, a _______________ demonstra que o interesse é estatal. Assim, as comunicações guardam entre si certa uniformidade, que obedece a regras, como a _______________ de tratamento. Esta diz respeito à civilidade da comunicação. Dentre os exemplos de uniformidade do texto, a digitação sem erros, o uso de papéis compatíveis para a redação final e a correta diagramação são indispensáveis para a _______________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é

    A) integração / proteção / inovação.

    B) inovação / pessoalidade / integração.

    C) pessoalidade / formalidade / planificação.

    D) impessoalidade / formalidade / padronização.

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