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Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, é preciso colocar em prática a estratégia de colaboração em que cada uma das partes abre mão de alguma coisa de valor, uma vez que a alta administração e os operários em face do conflito estão quase que com o mesmo poder, ocorrendo uma solução temporária para uma questão complexa.
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Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.
Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.
A imposição da direção da organização em satisfazer as suas necessidades às custas dos empregados gerou o conflito, apesar de ter servido como solução rápida sobre questões importantes para os acionistas. Nesse caso, manter o conflito pode gerar rupturas, fato que prejudica o desempenho da empresa, porém, afastar-se do conflito ou ocultá-lo, enquanto os ânimos estão exaltados, conserva as relações harmoniosas, e isso significa colocar as necessidades dos outros acima das da organização, o que corresponde à estratégia de resolução de conflitos denominada acomodação.
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Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.
Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.
A estratégia para a solução do conflito supõe em primeiro lugar o conhecimento do cenário onde se desenvolverá o conflito. Ao desenvolver a sua força com base na capacidade de redução dos benefícios oferecidos, a organização age de forma adequada ao trabalhar desprezando as forças e fraquezas do adversário, desequilibrando-o e fazendo-o ceder em suas pretensões.
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Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.
Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.
Nesse conflito, os empregados estão agindo de modo a obter apoio da opinião pública, que, tendo conhecimento da estratégia da organização para obtenção de lucro, poderia repudiar a organização e seus produtos, fato que prejudicaria a formação futura dos lucros.
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A comunicação humana pode ser entendida como o processo de transferência e compreensão de mensagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um canal de comunicação categorizado como mais rico é aquele que utiliza equipamentos de alta tecnologia com o potencial de divulgação de amplo alcance.
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A comunicação humana pode ser entendida como o processo de transferência e compreensão de mensagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A distorção da comunicação ocorre sempre que o decodificador não compreende em sua plenitude a mensagem codificada, resultando em uma interpretação da mensagem de forma um pouco diferente da visualizada pelo emissor devido a diferenças de percepção.
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A comunicação humana pode ser entendida como o processo de transferência e compreensão de mensagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O determinante principal da filtragem é o número de níveis na estrutura da organização. Quanto maior o número de níveis verticais na hierarquia da organização, mais oportunidades existirão para que ocorra filtragem e, por conseqüência, mais eficaz será a comunicação.
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A comunicação humana pode ser entendida como o processo de transferência e compreensão de mensagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A eficiência da comunicação, quanto à etapa de decodificação, envolve não apenas o processo de decodificação da mensagem em si. Existem outras condições que podem afetar a mensagem codificada: as habilidades de escrita, as atitudes, os conhecimentos acerca dessa mensagem e o sistema sociocultural.
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A comunicação humana pode ser entendida como o processo de transferência e compreensão de mensagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um canal do tipo formal é entendido como o meio através do qual a mensagem viaja, seguindo tradicionalmente a rede de autoridade dentro da organização.
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A comunicação humana pode ser entendida como o processo de transferência e compreensão de mensagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O processo de codificação caracteriza-se pela aplicação de técnicas padronizadas de conversão de uma mensagem em uma forma simbólica. O sucesso desta comunicação depende exclusivamente da aplicação dessas técnicas.
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