Questões de Relações Humanas

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Julgue os itens abaixo, relativos a relações humanas.

I O termo relações humanas é usado para indicar os resultados da convivência entre as pessoas e os seus impactos.

II A construção da imagem positiva de uma organização está voltada para um trabalho de relações humanas com alta qualidade e ênfase diferenciada para os públicos interno e externo.

III A compreensão da natureza das relações humanas permite que a administração obtenha melhores resultados de seus trabalhadores.

IV Cada indivíduo tem uma personalidade diferente que influi no comportamento e nas atitudes uns dos outros com quem mantém contatos.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

Em situações de trabalho em que duas ou mais pessoas convivem, há atividades a serem executadas e determinadas interações são recomendadas, tais como cooperação, respeito e amizade. Acerca dessas interações nas relações humanas, assinale a opção correta.

  • A. O sentimento de amizade e de respeito entre os participantes de um grupo auxilia, mas não é um dos fatores mais importantes para o bom desempenho das atividades.
  • B. Os vínculos afetivos que se criam com os companheiros de trabalho ou com os chefes são suficientes para garantir o emprego.
  • C. A cooperação deve ser realizada com as pessoas de relacionamento mais próximo; com as demais cabe competição, para ver quem presta os melhores serviços.
  • D. Vivenciar a vida profissional como uma extensão da vida íntima, nos aspectos de afeto e ligações, pode levar a favorecimentos pessoais no local de trabalho.

Acerca do relacionamento com os usuários dos serviços públicos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Não saber se relacionar com os usuários pode causar conflitos difíceis de serem sanados.

  • B.

    Uma atitude de indiferença para com os usuários, muitas vezes, faz com que eles fiquem insatisfeitos com o serviço prestado e também com o próprio órgão público.

  • C.

    Ao lidar com um usuário agressivo, que discute por qualquer motivo, deve-se interrompê-lo e impor respeito.

  • D.

    O servidor público deve agir, na sua relação com os usuários, com cortesia e boa vontade.

Julgue os itens abaixo, que tratam de relações humanas.

I Um dos comportamentos que caracterizam falhas nas relações humanas é falar mais do que ouvir, sem dar ao outro muita oportunidade de se expressar.

II Falar mal de pessoas ausentes é hábito normal que não afeta o relacionamento no local de trabalho.

III As diferenças entre as pessoas, no modo de agir e de pensar, somente dificultam as relações.

IV As relações interpessoais, ou seja, a maneira como as pessoas se relacionam, afetam a satisfação dessas pessoas consigo mesmas e com o trabalho.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

No que se refere ao trabalho em equipe — uma forma especial de organização que visa, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma empresa ou instituição —, assinale a opção correta.

  • A.

    No trabalho em equipe, ocorre valorização de cada indivíduo, permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, reconhecendo que a coordenação e a especialização do líder são determinantes nas relações humanas, pois motivam o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.

  • B.

    O trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, reconhecimento e sentimento de importância. Isso faz que o líder trabalhe mais facilmente para alcançar os objetivos do trabalho, o qual depende, exclusivamente, da satisfação psicológica do indivíduo e das relações humanas.

  • C.

    Um conjunto de pessoas trabalhando em equipe com coesão revela características que passam despercebidas individualmente, como criatividade, participação, visão de futuro, questionamento de posições e colocações e senso crítico. Tudo isso contribui para a motivação do trabalhador.

  • D.

    A necessidade de desenvolvimento do trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância para a evolução do líder, como a definição de prioridades, o ajuste de metas, otimismo e o estar aberto a mudanças. Todas essas qualidades significam sucesso nas relações pessoais e propiciam a realização de tarefas conjuntas.

       Mário, funcionário de uma repartição pública, tem dificuldades para explicar a um cliente inquieto que não é ele quem faz as leis do país ou as normas da repartição, que não dispõe da informação desejada, ou, ainda, que não sabe porque o seu sistema de computador não lhe dá acesso à função buscada pelo cliente. A situação de Mário é extremamente incômoda, pois os valores organizacionais do tipo "o cliente sempre tem razão" ou "o funcionário é a imagem da empresa" não deixam impune qualquer tentativa de desabafo. As relações sociais de tensão e de conflito com o público transformam Mário em uma espécie de "pára-raios afetivo", destinado a captar as descargas emocionais do cliente.

Considerando que as habilidades sociais de trabalho necessárias a Mário referem-se a saber resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos, na situação acima apresentada, Mário deve

  • A.

    escolher uma alternativa para a tomada de decisão diante de um eventual descontrole emocional do cliente.

  • B.

    denominar e definir o problema, considerando tratar-se de um descontrole emocional do cliente.

  • C.

    fazer um levantamento de alternativas para tratar o descontrole emocional do cliente.

  • D.

    fazer uma avaliação de cada alternativa para defender-se do descontrole emocional do cliente.

Em relação ao trabalho em equipe, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O trabalho em equipe ocorre quando duas ou mais pessoas simplesmente trabalham em conjunto.

  • B.

    O trabalho em equipe está relacionado com uma distribuição inteligente de tarefas.

  • C.

    O termo trabalho em equipe implica a realização de tarefas bem definidas.

  • D.

    O termo trabalho em equipe refere-se à realização de um trabalho em fases, dentro de um procedimento completo.

Distinguir pensamentos, emoções e reações é um instrumento importante para avaliar a inteligência pessoal de um indivíduo e permitir que ele tenha uma consciência desenvolvida e eficaz de si mesmo.

Considerando os pensamentos como processos cognitivos, as emoções como resultados psicológicos e as reações como respostas físicas, analise o seguinte fato.

Você acaba de assumir um novo trabalho e um de seus colegas está querendo deixá-lo mal perante o chefe. O que você faria?

1. Se sentiria muito incomodado pela atitude de seu colega.

2. Procuraria o chefe para uma conversa em particular.

3. Se questionaria se representa uma ameaça para ele.

As opções de respostas, 1, 2 e 3, são respectivamente caracterizadas como

  • A.

    pensamento, emoção e reação.

  • B.

    pensamento, reação e emoção.

  • C.

    emoção, pensamento e reação.

  • D.

    emoção, reação e pensamento.

  • E.

    reação, pensamento e emoção.

Em seu livro Primal Leadership: Realizing the Power of Emotional Intelligence (2001), Daniel Goleman destaca quatro tipos de lideranças positivas: visionária, formativa, afetiva e democrática. 

- os líderes visionários são aqueles cujas instruções são claras, se assegurando que todos os seus subordinados progridam visando os objetivos empresariais, mas dando liberdade para que decidam livremente como chegar a eles;

- os líderes formativos procuram relacionar o interesse dos subordinados aos objetivos da empresa;

- os líderes afetivos procuram desenvolver equipes unidas e motivadas, fomentando um relacionamento são e amistoso, quase que superando os objetivos empresariais;

- os líderes democráticos obtêm o respaldo e o compromisso político porque fomentam a participação. Empregam trabalhos em grupo, a negociação e a empatia, de modo que seus subordinados se sintam valorizados.

Com base nas informações dadas, analise as afirmações seguintes:

I. Se os subordinados estão satisfeitos e sentem que têm o respaldo de seu chefe, os objetivos são atingidos.

II. Nenhum indivíduo por si só tem todas as respostas; com freqüência recorro à minha equipe para que me dêem idéias.

III. Acho que saber escutar é tão importante quanto ser um bom comunicador.

Das três afirmações, a figura do líder democrático está caracterizada APENAS em

  • A.

    II.

  • B.

    III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O conflito, no contexto apresentado, é influenciado pela diferenciação estrutural, ou seja, a verticalização criada pelos níveis hierárquicos, que originou problemas de integração em que os empregados não aceitaram as diferenciações nos uniformes impostas pelos superiores, vistas pelos operários como fator de desvalorização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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