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Julgue os itens abaixo, relativos a relações humanas.
I O termo relações humanas é usado para indicar os resultados da convivência entre as pessoas e os seus impactos.
II A construção da imagem positiva de uma organização está voltada para um trabalho de relações humanas com alta qualidade e ênfase diferenciada para os públicos interno e externo.
III A compreensão da natureza das relações humanas permite que a administração obtenha melhores resultados de seus trabalhadores.
IV Cada indivíduo tem uma personalidade diferente que influi no comportamento e nas atitudes uns dos outros com quem mantém contatos.
Estão certos apenas os itens
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em situações de trabalho em que duas ou mais pessoas convivem, há atividades a serem executadas e determinadas interações são recomendadas, tais como cooperação, respeito e amizade. Acerca dessas interações nas relações humanas, assinale a opção correta.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do relacionamento com os usuários dos serviços públicos, assinale a opção incorreta.
Não saber se relacionar com os usuários pode causar conflitos difíceis de serem sanados.
Uma atitude de indiferença para com os usuários, muitas vezes, faz com que eles fiquem insatisfeitos com o serviço prestado e também com o próprio órgão público.
Ao lidar com um usuário agressivo, que discute por qualquer motivo, deve-se interrompê-lo e impor respeito.
O servidor público deve agir, na sua relação com os usuários, com cortesia e boa vontade.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens abaixo, que tratam de relações humanas.
I Um dos comportamentos que caracterizam falhas nas relações humanas é falar mais do que ouvir, sem dar ao outro muita oportunidade de se expressar.
II Falar mal de pessoas ausentes é hábito normal que não afeta o relacionamento no local de trabalho.
III As diferenças entre as pessoas, no modo de agir e de pensar, somente dificultam as relações.
IV As relações interpessoais, ou seja, a maneira como as pessoas se relacionam, afetam a satisfação dessas pessoas consigo mesmas e com o trabalho.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
No que se refere ao trabalho em equipe — uma forma especial de organização que visa, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma empresa ou instituição —, assinale a opção correta.
No trabalho em equipe, ocorre valorização de cada indivíduo, permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, reconhecendo que a coordenação e a especialização do líder são determinantes nas relações humanas, pois motivam o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.
O trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, reconhecimento e sentimento de importância. Isso faz que o líder trabalhe mais facilmente para alcançar os objetivos do trabalho, o qual depende, exclusivamente, da satisfação psicológica do indivíduo e das relações humanas.
Um conjunto de pessoas trabalhando em equipe com coesão revela características que passam despercebidas individualmente, como criatividade, participação, visão de futuro, questionamento de posições e colocações e senso crítico. Tudo isso contribui para a motivação do trabalhador.
A necessidade de desenvolvimento do trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância para a evolução do líder, como a definição de prioridades, o ajuste de metas, otimismo e o estar aberto a mudanças. Todas essas qualidades significam sucesso nas relações pessoais e propiciam a realização de tarefas conjuntas.
Mário, funcionário de uma repartição pública, tem dificuldades para explicar a um cliente inquieto que não é ele quem faz as leis do país ou as normas da repartição, que não dispõe da informação desejada, ou, ainda, que não sabe porque o seu sistema de computador não lhe dá acesso à função buscada pelo cliente. A situação de Mário é extremamente incômoda, pois os valores organizacionais do tipo "o cliente sempre tem razão" ou "o funcionário é a imagem da empresa" não deixam impune qualquer tentativa de desabafo. As relações sociais de tensão e de conflito com o público transformam Mário em uma espécie de "pára-raios afetivo", destinado a captar as descargas emocionais do cliente.
Considerando que as habilidades sociais de trabalho necessárias a Mário referem-se a saber resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos, na situação acima apresentada, Mário deve
escolher uma alternativa para a tomada de decisão diante de um eventual descontrole emocional do cliente.
denominar e definir o problema, considerando tratar-se de um descontrole emocional do cliente.
fazer um levantamento de alternativas para tratar o descontrole emocional do cliente.
fazer uma avaliação de cada alternativa para defender-se do descontrole emocional do cliente.
Em relação ao trabalho em equipe, assinale a opção incorreta.
O trabalho em equipe ocorre quando duas ou mais pessoas simplesmente trabalham em conjunto.
O trabalho em equipe está relacionado com uma distribuição inteligente de tarefas.
O termo trabalho em equipe implica a realização de tarefas bem definidas.
O termo trabalho em equipe refere-se à realização de um trabalho em fases, dentro de um procedimento completo.
Distinguir pensamentos, emoções e reações é um instrumento importante para avaliar a inteligência pessoal de um indivíduo e permitir que ele tenha uma consciência desenvolvida e eficaz de si mesmo.
Considerando os pensamentos como processos cognitivos, as emoções como resultados psicológicos e as reações como respostas físicas, analise o seguinte fato.
Você acaba de assumir um novo trabalho e um de seus colegas está querendo deixá-lo mal perante o chefe. O que você faria?
1. Se sentiria muito incomodado pela atitude de seu colega.
2. Procuraria o chefe para uma conversa em particular.
3. Se questionaria se representa uma ameaça para ele.
As opções de respostas, 1, 2 e 3, são respectivamente caracterizadas como
pensamento, emoção e reação.
pensamento, reação e emoção.
emoção, pensamento e reação.
emoção, reação e pensamento.
reação, pensamento e emoção.
Em seu livro Primal Leadership: Realizing the Power of Emotional Intelligence (2001), Daniel Goleman destaca quatro tipos de lideranças positivas: visionária, formativa, afetiva e democrática.
- os líderes visionários são aqueles cujas instruções são claras, se assegurando que todos os seus subordinados progridam visando os objetivos empresariais, mas dando liberdade para que decidam livremente como chegar a eles;
- os líderes formativos procuram relacionar o interesse dos subordinados aos objetivos da empresa;
- os líderes afetivos procuram desenvolver equipes unidas e motivadas, fomentando um relacionamento são e amistoso, quase que superando os objetivos empresariais;
- os líderes democráticos obtêm o respaldo e o compromisso político porque fomentam a participação. Empregam trabalhos em grupo, a negociação e a empatia, de modo que seus subordinados se sintam valorizados.
Com base nas informações dadas, analise as afirmações seguintes:
I. Se os subordinados estão satisfeitos e sentem que têm o respaldo de seu chefe, os objetivos são atingidos.
II. Nenhum indivíduo por si só tem todas as respostas; com freqüência recorro à minha equipe para que me dêem idéias.
III. Acho que saber escutar é tão importante quanto ser um bom comunicador.
Das três afirmações, a figura do líder democrático está caracterizada APENAS em
II.
III.
I e II.
I e III.
II e III.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O conflito, no contexto apresentado, é influenciado pela diferenciação estrutural, ou seja, a verticalização criada pelos níveis hierárquicos, que originou problemas de integração em que os empregados não aceitaram as diferenciações nos uniformes impostas pelos superiores, vistas pelos operários como fator de desvalorização.
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