Questões sobre Relações humanas no trabalho

Lista completa de Questões sobre Relações humanas no trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da comunicação mantida, no ambiente de trabalho, entre chefias, colegas de trabalho e demais usuários dos serviços, julgue os itens a seguir.

I     Nas conversas entre as pessoas, pode acontecer que o que se transmite não seja adequadamente entendido por aquele que recebe a mensagem.

II    A postura física de uma pessoa pode dar a impressão de tristeza, o que constituiria uma comunicação nãoverbal.

III   Ouvir o que o outro tem a dizer, selecionando o que interessa, de acordo com as próprias opiniões, facilita a comunicação.

IV   Encontros entre as pessoas para a troca de idéias e sentimentos são importantes para a boa comunicação.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Indique a opção incorreta.

Para um bom relacionamento interpessoal é necessário:

  • A.

    Auto conhecimento.

  • B.

    Percepção e aceitação das diferenças individuais.

  • C.

    Crença na idéia de que todas as pessoas têm o mesmo temperamento.

  • D.

    Superação dos conflitos no relacionamento.

  • E.

    Cumprimento de ordens recebidas, quando legais.

Em situações de trabalho em que duas ou mais pessoas convivem, há atividades a serem executadas e determinadas interações são recomendadas, tais como cooperação, respeito e amizade. Acerca dessas interações nas relações humanas, assinale a opção correta.

  • A. O sentimento de amizade e de respeito entre os participantes de um grupo auxilia, mas não é um dos fatores mais importantes para o bom desempenho das atividades.
  • B. Os vínculos afetivos que se criam com os companheiros de trabalho ou com os chefes são suficientes para garantir o emprego.
  • C. A cooperação deve ser realizada com as pessoas de relacionamento mais próximo; com as demais cabe competição, para ver quem presta os melhores serviços.
  • D. Vivenciar a vida profissional como uma extensão da vida íntima, nos aspectos de afeto e ligações, pode levar a favorecimentos pessoais no local de trabalho.

Acerca do relacionamento com os usuários dos serviços públicos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Não saber se relacionar com os usuários pode causar conflitos difíceis de serem sanados.

  • B.

    Uma atitude de indiferença para com os usuários, muitas vezes, faz com que eles fiquem insatisfeitos com o serviço prestado e também com o próprio órgão público.

  • C.

    Ao lidar com um usuário agressivo, que discute por qualquer motivo, deve-se interrompê-lo e impor respeito.

  • D.

    O servidor público deve agir, na sua relação com os usuários, com cortesia e boa vontade.

Julgue os itens abaixo, que tratam de relações humanas.

I Um dos comportamentos que caracterizam falhas nas relações humanas é falar mais do que ouvir, sem dar ao outro muita oportunidade de se expressar.

II Falar mal de pessoas ausentes é hábito normal que não afeta o relacionamento no local de trabalho.

III As diferenças entre as pessoas, no modo de agir e de pensar, somente dificultam as relações.

IV As relações interpessoais, ou seja, a maneira como as pessoas se relacionam, afetam a satisfação dessas pessoas consigo mesmas e com o trabalho.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O conflito, no contexto apresentado, é influenciado pela diferenciação estrutural, ou seja, a verticalização criada pelos níveis hierárquicos, que originou problemas de integração em que os empregados não aceitaram as diferenciações nos uniformes impostas pelos superiores, vistas pelos operários como fator de desvalorização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Nesse caso, é preciso colocar em prática a estratégia de colaboração em que cada uma das partes abre mão de alguma coisa de valor, uma vez que a alta administração e os operários em face do conflito estão quase que com o mesmo poder, ocorrendo uma solução temporária para uma questão complexa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.

Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.

A imposição da direção da organização em satisfazer as suas necessidades às custas dos empregados gerou o conflito, apesar de ter servido como solução rápida sobre questões importantes para os acionistas. Nesse caso, manter o conflito pode gerar rupturas, fato que prejudica o desempenho da empresa, porém, afastar-se do conflito ou ocultá-lo, enquanto os ânimos estão exaltados, conserva as relações harmoniosas, e isso significa colocar as necessidades dos outros acima das da organização, o que corresponde à estratégia de resolução de conflitos denominada acomodação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.

Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.

A estratégia para a solução do conflito supõe em primeiro lugar o conhecimento do cenário onde se desenvolverá o conflito. Ao desenvolver a sua força com base na capacidade de redução dos benefícios oferecidos, a organização age de forma adequada ao trabalhar desprezando as forças e fraquezas do adversário, desequilibrando-o e fazendo-o ceder em suas pretensões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.

Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.

Nesse conflito, os empregados estão agindo de modo a obter apoio da opinião pública, que, tendo conhecimento da estratégia da organização para obtenção de lucro, poderia repudiar a organização e seus produtos, fato que prejudicaria a formação futura dos lucros.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...