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Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da comunicação mantida, no ambiente de trabalho, entre chefias, colegas de trabalho e demais usuários dos serviços, julgue os itens a seguir. I Nas conversas entre as pessoas, pode acontecer que o que se transmite não seja adequadamente entendido por aquele que recebe a mensagem. II A postura física de uma pessoa pode dar a impressão de tristeza, o que constituiria uma comunicação nãoverbal. III Ouvir o que o outro tem a dizer, selecionando o que interessa, de acordo com as próprias opiniões, facilita a comunicação. IV Encontros entre as pessoas para a troca de idéias e sentimentos são importantes para a boa comunicação. A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Indique a opção incorreta.
Para um bom relacionamento interpessoal é necessário:
Auto conhecimento.
Percepção e aceitação das diferenças individuais.
Crença na idéia de que todas as pessoas têm o mesmo temperamento.
Superação dos conflitos no relacionamento.
Cumprimento de ordens recebidas, quando legais.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em situações de trabalho em que duas ou mais pessoas convivem, há atividades a serem executadas e determinadas interações são recomendadas, tais como cooperação, respeito e amizade. Acerca dessas interações nas relações humanas, assinale a opção correta.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do relacionamento com os usuários dos serviços públicos, assinale a opção incorreta.
Não saber se relacionar com os usuários pode causar conflitos difíceis de serem sanados.
Uma atitude de indiferença para com os usuários, muitas vezes, faz com que eles fiquem insatisfeitos com o serviço prestado e também com o próprio órgão público.
Ao lidar com um usuário agressivo, que discute por qualquer motivo, deve-se interrompê-lo e impor respeito.
O servidor público deve agir, na sua relação com os usuários, com cortesia e boa vontade.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens abaixo, que tratam de relações humanas.
I Um dos comportamentos que caracterizam falhas nas relações humanas é falar mais do que ouvir, sem dar ao outro muita oportunidade de se expressar.
II Falar mal de pessoas ausentes é hábito normal que não afeta o relacionamento no local de trabalho.
III As diferenças entre as pessoas, no modo de agir e de pensar, somente dificultam as relações.
IV As relações interpessoais, ou seja, a maneira como as pessoas se relacionam, afetam a satisfação dessas pessoas consigo mesmas e com o trabalho.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O conflito, no contexto apresentado, é influenciado pela diferenciação estrutural, ou seja, a verticalização criada pelos níveis hierárquicos, que originou problemas de integração em que os empregados não aceitaram as diferenciações nos uniformes impostas pelos superiores, vistas pelos operários como fator de desvalorização.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, é preciso colocar em prática a estratégia de colaboração em que cada uma das partes abre mão de alguma coisa de valor, uma vez que a alta administração e os operários em face do conflito estão quase que com o mesmo poder, ocorrendo uma solução temporária para uma questão complexa.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.
Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.
A imposição da direção da organização em satisfazer as suas necessidades às custas dos empregados gerou o conflito, apesar de ter servido como solução rápida sobre questões importantes para os acionistas. Nesse caso, manter o conflito pode gerar rupturas, fato que prejudica o desempenho da empresa, porém, afastar-se do conflito ou ocultá-lo, enquanto os ânimos estão exaltados, conserva as relações harmoniosas, e isso significa colocar as necessidades dos outros acima das da organização, o que corresponde à estratégia de resolução de conflitos denominada acomodação.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.
Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.
A estratégia para a solução do conflito supõe em primeiro lugar o conhecimento do cenário onde se desenvolverá o conflito. Ao desenvolver a sua força com base na capacidade de redução dos benefícios oferecidos, a organização age de forma adequada ao trabalhar desprezando as forças e fraquezas do adversário, desequilibrando-o e fazendo-o ceder em suas pretensões.
Relações Humanas - Relações humanas no trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.
Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.
Nesse conflito, os empregados estão agindo de modo a obter apoio da opinião pública, que, tendo conhecimento da estratégia da organização para obtenção de lucro, poderia repudiar a organização e seus produtos, fato que prejudicaria a formação futura dos lucros.
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