Lista completa de Questões de Relações Internacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O exame da evolução e das tendências da economia mundial, das políticas relacionadas aos acordos regionais e do funcionamento das economias nacionais constitui atividade que o Fundo Monetário Internacional (FMI) desenvolve fundamentalmente com o objetivo de:
definir critérios e condições para a concessão de empréstimos aos países-membro e estabelecer diretrizes de política econômica que os mesmos devam seguir para corrigir desequilíbrios do balanço de pagamentos.
prestar assistência financeira e técnica aos países-membro na implementação de reformas econômicas e no fortalecimento do sistema financeiro.
supervisionar o funcionamento da economia mundial e prestar assessoria aos paísesmembro em matéria de políticas econômicas.
propor aos governos dos países-membro medidas de ajuste interno que facilitem a correção de desequilíbrios da balança comercial.
coordenar ações com os governos dos países- membro para o enfrentamento conjunto de crises no sistema financeiro internacional e dos ciclos recessivos de alcance global, regional e nacional.
Na Argentina, o abandono do regime cambial praticado ao longo dos anos noventa e as medidas no campo financeiro que se seguiram produziram graves problemas econômicos, entre os quais:
déficits comerciais, evasão de divisas e a falência do sistema financeiro.
retração da demanda por dólares norteamericanos, apreciação cambial e aumento da inflação.
déficits comerciais, falta de liquidez no sistema financeiro e aumento dos preços.
aumento da demanda por dólares norteamericanos, acentuada depreciação do câmbio e forte aumento da inflação.
acentuada queda da receita das exportações, aumento da inflação e aprofundamento da recessão econômica.
Sobre variações das taxas de câmbio no contexto do sistema de Bretton Woods é correto afirmar-se que:
resultavam de alterações do valor do dólar norte-americano associadas aos níveis das reservas de ouro do Tesouro dos Estados Unidos.
eram permitidas em margens muito estreitas e associavam-se aos pontos do ouro, tal como praticadas anteriormente sob o padrãoouro, e à eventual necessidade de correção de graves desequilíbrios nas contas externas.
ocorriam automaticamente quando se alterava a paridade do poder de compra entre quaisquer pares de moedas.
não eram permitidas, uma vez que o valor das moedas estava definido em termos de uma quantidade de dólar norte-americano e o valor deste correspondia a uma quantia fixa de ouro, o que propiciou estabilidade cambial até a ruptura do sistema no início dos anos setenta.
ocorriam em razão da relação entre taxas de juros e preços internos, de um lado, e as taxas de juros internacionais e a inflação mundial, de outro, permitindo o ajuste automático entre os setores interno e externo das economias.
Em um regime de câmbio flutuante, a formação da taxa de câmbio responde a diferentes fatores relacionados ao funcionamento das economias nacionais e da economia internacional. Entre esses fatores, incidem de forma direta na formação da taxa de câmbio:
a relação entre os preços domésticos e as taxas de juros internacionais.
a relação entre a demanda monetária agregada e o nível de reservas internacionais do país.
a oferta monetária do país, a relação entre a oferta e a demanda por moeda estrangeira e a relação entre taxas de juros domésticas e taxas de juros internacionais.
o produto interno, a oferta monetária doméstica e a demanda externa pela moeda nacional.
os desequilíbrios da conta de transações correntes e o comportamento da produção e das taxas de juros no mercado doméstico.
A operação cambial que possibilita aos investidores protegerem-se, por tempo determinado, de eventuais perdas ocasionadas por variações do câmbio, e também empregada para obter recursos em moeda estrangeira a serem usados para financiar exportações, realizar aplicações ou investimentos, envolvendo a compra ou venda de câmbio pronto contra a compra ou venda simultânea de câmbio futuro denomina-se:
swap
dual pricing
arbitragem de dois pontos
especulação cambial
arbitragem de três pontos
A moeda cumpre funções essenciais ao funcionamento das economias. Entre essas, destacam-se:
evitar riscos financeiros, intermediar transações comerciais e financeiras e nominar preços de bens, serviços e de outros ativos financeiros.
servir como meio de pagamento, servir como unidade de conta e como reserva de valor.
prover lastro a outros ativos, nominar preços de bens e serviços e intermediar transações comerciais e financeiras.
servir como reserva de valor, prover poder de compra e lastrear outros ativos monetários e financeiros.
assegurar a liquidez de outros ativos financeiros, servir como meio de pagamento e fornecer parâmetro para a determinação do valor de bens, serviços e de outros ativos monetários.
Sob o padrão ouro, o ajuste do balanço de pagamentos procedia-se:
de forma automática, mediante o aumento da oferta monetária quando da diminuição das reservas de ouro ocasionada pelo aumento das exportações.
de forma automática, mediante a contração da base monetária quando do aumento das reservas de ouro ocasionado pelo crescimento das exportações e dos preços.
por meio de correções regulares do valor do câmbio definidas segundo o comportamento da balança comercial.
de forma automática, em decorrência das transferências de ouro e dos impactos destas sobre a oferta monetária, os preços e o poder de concorrência.
por meio de correções regulares do valor da moeda determinadas em função do comportamento dos preços no mercado doméstico e da balança comercial.
No balanço de pagamentos brasileiro, as rendas auferidas com a realização de investimentos e com a remuneração de empréstimos e aplicações financeiras no exterior são registradas:
com sinal positivo na rubrica Serviços da conta de transações correntes.
com sinal negativo na rubrica de operações de longo prazo da conta de capitais.
com sinal positivo na rubrica transferências unilaterais da conta de transacões correntes.
com sinal positivo na rubrica de operações de curto prazo da conta de capitais.
com sinal negativo na rubrica de operações de curto prazo da conta de capitais.
O registro da venda de uma mercadoria ao exterior é registrada no balanço de pagamentos:
com o valor FOB (free on board) como crédito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e o mesmo valor como débito na rubrica Longo Prazo da conta de capitais.
com o valor FOB (free on board) como débito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e como crédito na rubrica Longo Prazo conta de capitais.
com o valor CIF (cost, insurance and freight) como crédito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e o valor FOB (free on board) como débito na rubrica Curto Prazo conta de capitais.
com o valor CIF (cost, insurance and freight) como débito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e o mesmo valor como crédito na rubrica Longo Prazo da conta de capitais.
com valor FOB (free on board) como crédito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e como débito na rubrica Curto Prazo da conta de capitais.
O Mercado Comum do Sul e a Comunidade Andina (CAN) estão negociando a formação de uma área de livre comércio entre ambos blocos subregionais. Se comparada ao Mercosul, é correto afirmar sobre a Comunidade Andina que:
possui objetivos diferentes, alcançou nível de integração comercial mais profundo e seu arcabouço institucional é mais avançado.
possui objetivos diferentes, alcançou nível de integração comercial menos profundo e seu arcabouço institucional é menos avançado.
seus objetivos, o nível de integração comercial alcançado e seu arcabouço institucional são semelhantes.
possui objetivos semelhantes, alcançou o mesmo nível de integração econômica e possui arcabouço institucional mais avançado.
possui objetivos semelhantes, alcançou nível de integração econômica mais profundo e possui arcabouço institucional mais avançado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...