Lista completa de Questões de Relações Internacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O comércio de bens manufaturados vem crescendo significativamente desde a Segunda Guerra Mundial, inclusive com crescente participação de países em desenvolvimento. Entre os fatores que têm concorrido para a expansão do comércio de bens industrializados encontram-se:
os investimentos diretos, a internacionalização da produção e o comércio intra-firmas.
a concentração da produção, da geração de tecnologias e da renda nos países desenvolvidos.
o menor custo da mão-de-obra, a maior oferta de matérias-primas e a concentração de investimentos diretos nos países emergentes.
as disparidades de renda e as diferenças quanto à estrutura da demanda entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.
a diminuição da demanda por commodities no mercado mundial, a disseminação de tecnologias aplicadas e a atuação das empresas transnacionais.
De acordo com a moderna teoria do comércio internacional, segundo o modelo Heckcsher-Ohlin,
os padrões de especialização e de comércio entre os países resultam de diferenças entre os preços praticados domesticamente e aqueles praticados internacionalmente.
os países tenderão a produzir e exportar bens cuja produção seja intensiva no fator produtivo mais abundante em suas respectivas economias.
os países tenderão a concentrar-se na produção e exportação de bens cujos custos de produção, definidos pela remuneração dos fatores de produção, sejam menores.
a produtividade da mão-de-obra determina os padrões de especialização e as possibilidades de comércio entre os países.
a disponibilidade dos fatores de produção não exerce influência significativa sobre o padrão de comércio entre os países uma vez que a mobilidade dos mesmos equilibra as condições de produção internacionalmente.
Segundo a teoria clássica do comércio internacional, na concepção de David Ricardo, o comércio entre dois países é mutuamente benéfico quando:
cada país especializa-se na produção de bens nos quais possa empregar a menor quantidade de trabalho possível, independentemente das condições de produção e do preço dos mesmos bens no outro país, o que permitirá a ambos auferir maiores lucros com a exportação do que com a venda daqueles bens nos respectivos mercados internos.
intercambiam-se bens em cuja produção sejam empregadas as mesmas quantidades de trabalho, o que lhes permite auferir ganhos em virtude de diferenças, entre esses mesmos países, na dotação dos demais fatores de produção.
ambos países produzem os bens necessários para o abastecimento de seus respectivos mercados, obtendo lucros adicionais com a exportação dos excedentes gerados.
cada país especializa-se na produção daqueles bens em que possua vantagem relativa, importando do outro aqueles bens para os quais o custo de oportunidade de produção interna seja relativamente maior.
a capacidade relativa de produção entre ambos países for semelhante, o que os leva a procurar obter vantagens absolutas e assim obter ganhos com o comércio mediante a exportação dos excedentes de produção.
Sobre uma mercadoria que foi reimportada é correto afirmar que:
tendo sido importada pelo país A, foi exportada para um outro país, que não o de origem da mercadoria, sem ter sofrido qualquer transformação.
tendo sido produzida no país A, foi exportada ao país B, tendo, em seguida, sido importada deste por um terceiro país.
tendo sido produzida no país A, foi exportada ao país B, onde sofreu transformação.
tendo sido importada pelo país A, nele sofreu transformação e foi, em seguida, exportada para um segundo país.
tendo sido produzida no país A, foi exportada para o país B onde sofreu transformação, após o que retornou ao país de origem.
As instituições aduaneiras têm por funções primordiais:
o recolhimento de impostos associados a operações comerciais bem como de outras atividades de natureza não econômica.
a vigilância das áreas de fronteira e o controle de pessoas e passaportes nas mesmas.
o recolhimento de tributos que incidem sobre as importações e a circulação de mercadorias.
o controle e a fiscalização dos veículos transportadores nas áreas de fronteiras.
o controle do fluxo de mercadorias que ingressam ou saem do país em caráter definitivo ou temporário em decorrência das operações de comércio internacional e a aplicação de tarifa aduaneira sobre tais operações.
A respeito do processo de globalização, é correto afirmar que
alcança indistintamente a todos os países, a despeito de seus respectivos níveis de desenvolvimento econômico, tornando-os mais homogêneos política, econômica, social e culturalmente.
é um processo eminentemente comercial associado à liberalização das trocas e à expansão dos mercados nacionais em escala global, o qual aprofunda diferenças econômicas entre os países.
se manifesta no entrelaçamento dos campos do comércio, das finanças e da produção internacional e no aprofundamento da interdependência entre os países e com importantes desdobramentos políticos, econômicos e sócio-culturais.
tem como cerne o crescimento e a aceleração dos fluxos financeiros internacionais em virtude do movimento de capitais especulativos em escala global.
é um fenômeno fundamentalmente associado às estratégias das corporações transnacionais objetivando expandir e consolidar sua presença nos mercados dos países emergentes.
São instituições que integram o Grupo Banco Mundial:
o Eximbank, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Comitê da Basiléia.
o Banco Para Ajustes Internacionais, a Associação Internacional de Desenvolvimento e o Instituto de Estabilidade Financeira.
a Associação Internacional de Desenvolvimento, a Corporação Financeira Internacional, a Organização Multilateral de Garantias de Investimentos e o Centro Internacional de Acerto de Divergências sobre Investimentos.
o Clube de Paris, o Fundo Monetário Internacional e os Bancos Regionais de Desenvolvimento.
a Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Banco para Ajustes Internacionais e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento.
Os negócios que os bancos comerciais realizam fora de seus países de origem por meio de agências, de banco subsidiário ou de filial localizados no estrangeiro são denominados:
operações de cross-border exposure
operações off shore
investimentos diretos
instalações bancárias internacionais (IBI)
diversificação de carteira
É característica estrutural do sistema financeiro internacional contemporâneo:
a coexistência de múltiplos canais e instrumentos de intermediação financeira.
a ascendência dos organismos financeiros internacionais sobre as instituições financeiras privadas.
a ausência de marcos regulatórios para instituições bancárias e não-bancárias.
a estrita separação das estruturas e das operações nacionais e internacionais.
a ausência de iniciativas e mecanismos destinados a monitorar e supervisionar os fluxos financeiros internacionais.
Entre os fatores que concorreram decisivamente para a profunda crise econômica que a Argentina vem enfrentando nos últimos anos destacam-se:
os crescentes déficits comerciais com o Brasil e o conseqüente estancamento do processo de integração do Mercosul.
a política cambial, o desequilíbrio das finanças públicas e as taxas negativas de crescimento econômico nos últimos quatro anos.
a retração dos investimentos estrangeiros, a elevação do preço do petróleo e das taxas de juros internacionais.
a queda dos preços das commodities agrícolas, desequilíbrios na balança comercial e a alta inflação dos últimos três anos.
as pressões sobre os preços no mercado doméstico decorrentes da depreciação do câmbio e as moderadas taxas de crescimento dos últimos dois anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...