Questões de Relações Públicas

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Considere as afirmações abaixo:

I. Quando um órgão público detém informações sem classificação sigilosa a respeito de agentes públicos que cometeram violações dos direitos humanos, seja por iniciativa própria ou a mando de autoridades públicas, tais informações não podem ser objeto de restrição de acesso POIS

II. o acesso às informações públicas deve ser assegurado mediante: serviços ao cidadão criados a esse fim e realização de audiências ou consultas públicas, de modo a incentivar a participação popular na tomada de conhecimento e divulgação dessas informações.

Quanto a essas assertivas

  • A. a primeira é uma afirmação falsa, mas a segunda é verdadeira.
  • B. as duas são afirmações verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • C. as duas são afirmações verdadeiras, mas não possuem relação causal entre si.
  • D. a primeira é uma afirmação verdadeira, mas a segunda é falsa.
  • E. ambas são afirmações falsas.

A concepção do trabalho da comunicação em uma instituição pública tendo como fundamentos o direito ao acesso à informação, a participação social, a liberdade de expressão, o pluralismo e o caráter educativo, voltada à orientação e à formação cultural do cidadão, se baseia em um paradigma administrativo de base

  • A. econômica.
  • B. gerencial.
  • C. mercadológica.
  • D. democrática.
  • E. midiatizada.

Uma instituição pública vinculada ao poder judiciário detectou a necessidade de saber como é percebida por jornalistas de sites e blogues especializados em temas jurídicos. Para tanto, seu departamento de comunicação realiza um trabalho de

  • A. fanpress.
  • B. workshop.
  • C. media audit.
  • D. ação social.
  • E. tipificação de públicos.

A partir de uma perspectiva da empresa, vários são os públicos de interesse, ou stakeholders, que podem ser mapeados em função do seu grau de influência sobre a empresa, que são dependência, participação e interferência. São stakeholders no grau de interferência:

  • A. concorrência e comunicação de massa.
  • B. governos e clientes.
  • C. redes sindicais e redes setoriais da comunidade.
  • D. funcionários e redes sindicais.
  • E. fornecedores e redes de consultoria.

Fabio França, um dos principais teóricos das Relações Públicas no Brasil, propôs uma conceituação em que os públicos de uma organização são divididos em essenciais, não essenciais e de redes de influência. Essa elaboração foi realizada a partir de princípios

  • A. situacionais.
  • B. sociológicos
  • C. jurídicos.
  • D. lógicos.
  • E. mercadológicos.

O elemento fundamental no relacionamento da organização com a sociedade é

  • A. o diálogo.
  • B. a propaganda.
  • C. a defesa dos objetivos da organização.
  • D. a compreensão do mercado.
  • E. a capacidade de influência sobre o poder público.

Dentro de uma organização, os indivíduos relacionam-se entre si e participam de grupos sociais, mantendo interações profissionais, funcionais ou de afinidade. A compreensão dessas relações contribui para que o trabalho de Relações Públicas seja capaz de

  • A. dissolver focos de interações para que as equipes se dediquem à atividade fim da organização.
  • B. usar essas interações a favor da harmonização de interesses dentro da organização e obter melhores resultados dos indivíduos.
  • C. redirecionar o interesse dos indivíduos da interação para a tecnologia e o método de trabalho.
  • D. elaborar estratégias de comunicação interna que redundem na capitalização desses interesses e obtenção de vantagens financeiras para a organização.
  • E. redefinir os objetivos da organização em função do que indicam as demandas apresentadas como resultado das interações.

A partir da análise de Cicilia Peruzzo, não apenas no âmbito da organização, mas considerando o conjunto da sociedade, valendo-se da mediação de organizações da sociedade civil e governos, zelando pela boa reputação das instituições, as Relações Públicas criam ou reproduzem

  • A. condições para que sejam desenvolvidos produtos culturais que definam uma nova versão do capitalismo, que é o capitalismo cognitivo.
  • B. estímulos culturais e cognitivos para a construção de uma sociedade democrática pautada pela justiça social.
  • C. valores favoráveis à produção e reprodução capitalista, correspondendo aos interesses da classe dominante.
  • D. a garantia dos interesses dos diversos públicos como fator determinante na definição dos objetivos e interesses da organização.
  • E. estratégias e táticas favoráveis à compreensão, criação de crise e superação do modo de produção capitalista.

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue os itens subsequentes. A prática das relações públicas no contexto organizacional deve se basear na transmissão de mensagens e informações que possam estabelecer uma relação entre a empresa e o público externo de seu interesse por meio do respeito aos valores e da veracidade das informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue os itens subsequentes. Uma sociedade com qualidade participativa consolida-se quando os cidadãos compreendem que podem agir em benefício próprio, em detrimento do bem coletivo, quando estiverem passando por dificuldades.

  • C. Certo
  • E. Errado
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