Questões de Relações Públicas

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Acerca de endomarketing, assinale a alternativa correta.

  • A. É a gestão estratégica do processo de inovação de cunho social, assumindo atitudes e valores com base nos direitos humanos.
  • B. Refere-se ao conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, a fim de atribuir valor à própria imagem.
  • C. Corresponde ao conjunto de ações voluntárias voltadas ao bem-estar dos públicos internos e externos de uma organização.
  • D. Trata-se do conjunto de ações voltadas ao público interno com objetivo de conscientizá-lo sobre a importância da qualidade no atendimento ao cliente.
  • E. É a prática da construção de relações satisfatórias, por meio de parcerias de mercado, entre organização e consumidores a fim de fidelizá-los.

Assinale a alternativa que apresenta os quatro instrumentos básicos de ação de marketing.

  • A. análise do ambiente externo; contratação de funcionários; gestão financeira; e propaganda
  • B. adoção das políticas de preço; montagem no ponto de venda; negociação com acionistas; e pesquisa de opinião
  • C. produção de bens e serviços que atendam ao desejo dos consumidores; definição de preço; distribuição eficiente; e comunicação com o público
  • D. planejamento e realização de eventos; assessoria de imprensa; propaganda; e patrocínio
  • E. análise da concorrência; definição de pontos fortes e fracos; elaboração de brifing; e planejamento estratégico

A respeito da responsabilidade social corporativa no século XXI, assinale a alternativa correta.

  • A. A responsabilidade social nas organizações compreende ações que abrangem todos os seus stakeholders, na prática de valores e adoção de princípios éticos nessas relações.
  • B. O marketing social veio substituir as ações de responsabilidade social empregadas anteriormente pelo setor de relações públicas.
  • C. Responsabilidade social corporativa é sinônimo de filantropia, como a doação de cestas básicas e o apoio a atividades culturais.
  • D. A adoção de discursos voltados para a responsabilidade social corporativa tem por objetivo a realização de campanhas de promoção da imagem.
  • E. A organização socialmente responsável é aquela que mantém canais abertos junto à mídia, seja por meio da assessoria de imprensa ou de anúncios publicitários.

A pesquisa de opinião aplicada no ambiente das organizações segue os mesmos parâmetros da metodologia dos estudos científicos realizados pelos institutos de pesquisa. São etapas básicas para a realização de uma pesquisa de opinião

  • A. planejamento de comunicação; treinamento dos entrevistados; e tabulação dos dados.
  • B. pré-pesquisa; seleção de entrevistadores; e realização de campanha institucional.
  • C. mapa do universo; entrega da amostra; e comunicação entre os pares.
  • D. definição de objetivos; construção do questionário; e pré-teste.
  • E. inversão das perguntas; coleta das respostas; e conhecimento empírico.

A finalidade das pesquisas de opinião nas relações públicas é

  • A. identificar as preferências políticas dos seus colaboradores e assim desenvolver ações para melhor influenciá-los.
  • B. analisar a opinião dos concorrentes sobre a organização para, assim, diagnosticar pontos fortes e fracos no ambiente externo.
  • C. influenciar os colaboradores a apoiar os projetos de relações públicas e conseguir melhor adesão.
  • D. medir as preferências em âmbito político-partidário dos consumidores para direcionar as ações de lobby junto ao poder público.
  • E. conhecer a opinião dos stakeholders sobre a organização e o nível de satisfação no relacionamento entre ambos, e assim colaborar para a análise da imagem institucional.

O gráfico acima representa, de um modo geral, o fluxograma de uma assessoria de comunicação no relacionamento com a imprensa. Com base no que ele ilustra, assinale a alternativa correta.

  • A. A comunicação direta entre cliente e imprensa é mais eficiente.
  • B. A demanda que parte da imprensa para o cliente é a que necessita resposta mais rápida.
  • C. O cliente envia suas demandas para a assessoria de comunicação, em fluxo de mão única, e esta repassa para a imprensa.
  • D. Tanto contatos diretos entre cliente e imprensa quanto contatos via assessoria de comunicação fazem parte do fluxo representado.
  • E. A assessoria de comunicação recebe demandas da imprensa e do cliente tanto quanto propõe ações para os dois lados.

A mídia é um dos públicos externos de uma organização de grande importância, tendo em vista o alcance massivo das informações por ela projetadas. Portanto, trabalhar o relacionamento com a mídia, de modo planejado e sistêmico, é vital para a projeção e manutenção da imagem institucional. A respeito do relacionamento de organizações com a mídia, assinale a alternativa correta.

  • A. As redes sociais substituíram nos últimos anos o envio de press release para as redações jornalísticas.
  • B. A sugestão de pauta é um recurso útil para despertar o interesse de veículos jornalísticos em determinados assuntos.
  • C. A implantação de um bom serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é ideal para receber as demandas de imprensa.
  • D. O relacionamento com a mídia reduz custos e substitui a implantação de outros canais de comunicação, por centralizar diversos públicos que são atingidos pela mídia.
  • E. O posicionamento reativo, atendendo sempre às demandas da mídia, é o mais adequado para as assessorias de imprensa.

Planos de gestão de crise de imagem têm por objetivos

  • A. programar o pagamento de ações indenizatórias e a realização de coletivas de imprensa.
  • B. preparar os colaboradores para impedir o vazamento de falhas internas e evitar potenciais crises.
  • C. planejar ações de marketing e organizar promoções que possam reverter a opinião do público.
  • D. prever potenciais crises e estabelecer ações que possam evitá-las ou minimizá-las.
  • E. estabelecer ações paliativas e organizar discursos de desculpas após a crise se instalar.

Com relação ao trabalho do profissional de relações públicas para contribuir com a reputação organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. O setor de comunicação e relações públicas deve ter a independência de trabalhar a imagem da instituição, em prol da boa reputação, sem relação direta com áreas ligadas à oferta de produtos ou serviços.
  • B. O profissional de relações públicas deve ser comprometido aos interesses da alta direção da organização, o que inclui a divulgação de informações inverídicas quando necessário para preservar a reputação da instituição.
  • C. Além da boa oferta de produtos ou serviços, a reputação organizacional está ligada a uma atuação ética, com responsabilidade social, uma postura inovadora e transparente por parte da instituição.
  • D. As boas ou más reputação e imagem organizacional são consequências do discurso corporativo, via canais de comunicação, portanto, não se referem às suas práticas.
  • E. Um bom trabalho de relações públicas na gestão de imagens inclui a omissão de falhas que ocorram no ambiente interno ou a negação, caso chegue ao conhecimento da mídia ou da comunidade externa. Esse é o princípio de não produzir provas contra si mesmo.

A imagem de uma organização engloba a percepção que os consumidores, fornecedores, empregados, investidores, enfim, o público em geral tem sobre uma dada instituição, envolvendo sua credibilidade, qualidade de produtos ou serviços, capacidade de gestão, a responsabilidade social, entre outros. Estudo realizado em 2002 na Universidade de Oxford já mostrou que a reputação de uma empresa corresponde a 40% de seu valor de mercado. Quanto à gestão da imagem institucional e o trabalho de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Por se tratar de imagem institucional, ou seja, daquilo que é projetado no ambiente externo, o foco da gestão são os públicos externos, em especial clientes e mídia.
  • B. Para a gestão da imagem institucional, o profissional de relações públicas atua como um elo entre consumidores e colaboradores com a direção da organização.
  • C. A área de relações públicas está subordinada ao marketing, já que compete a ele a gestão da imagem institucional.
  • D. Na gestão da imagem institucional, os esforços se concentram no que a organização deve parecer ser, já que a realidade interna não é de conhecimento da sociedade.
  • E. As ferramentas de gestão de uma identidade institucional incluem campanhas de marketing, definição de preço e logística de distribuição.
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