Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Evento é uma decisão estratégica da organização. Tem a finalidade de aproximar a organização dos seus públicos, de apresentar ou ampliar nesses públicos o conhecimento acerca dos produtos e serviços, de criar imagem favorável junto à opinião pública, e de reduzir barreiras. Pode ser institucional ou promocional. 

                                                                  

A partir do texto acima e com relação à organização de eventos e promoção institucional, julgue os itens subseqüentes.

Um evento institucional tem por objetivo firmar o conceito/imagem da instituição, enquanto que evento promocional tem por objetivo promover serviços e produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.

O evento é um acontecimento criado com a finalidade específica de alterar a história da relação organizaçãopúblico, em face de necessidades observadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O lobby no Brasil é uma atividade associada ao uso abusivo do poder econômico na obtenção de posições de vantagem. A despeito disso, a atividade também é defendida, por uns, como instrumento democrático de reivindicação, desde que a prática se dê à luz de elementos morais, e, por outros, como parte do jogo democrático, se praticado às claras.

                                     

Com base no texto apresentado, julgue os itens que se seguem.

Lobby é uma forma de pressionar pelo encaminhamento ou pela solução de problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O lobby no Brasil é uma atividade associada ao uso abusivo do poder econômico na obtenção de posições de vantagem. A despeito disso, a atividade também é defendida, por uns, como instrumento democrático de reivindicação, desde que a prática se dê à luz de elementos morais, e, por outros, como parte do jogo democrático, se praticado às claras.

                                     

Com base no texto apresentado, julgue os itens que se seguem.

É correto afirmar que a ética e a transparência são fatores essenciais a uma atividade de lobby legítima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitas empresas investem na promoção de eventos a fim de tornar suas marcas conhecidas do público, pois ele tem a capacidade de gerar uma espécie de “mídia espontânea” favorável à empresa. A produção de um evento passa pelas fases de pré-evento, evento e pós-evento.

Assinale a afirmativa que apresente as atividades inerentes ao pós-evento.

  • A.

    a decoração do local e a reserva de mesas para os convidados

  • B.

    a identificação dos canais de divulgação e o envio de brindes aos jornalistas

  • C.

    a distribuição de convites e o follow up dos releases enviados

  • D.

    a elaboração do cerimonial e a recepção de convidados

  • E.

    a confecção do clipping e a prestação de contas à alta administração

O lobby no Brasil é uma atividade associada ao uso abusivo do poder econômico na obtenção de posições de vantagem. A despeito disso, a atividade também é defendida, por uns, como instrumento democrático de reivindicação, desde que a prática se dê à luz de elementos morais, e, por outros, como parte do jogo democrático, se praticado às claras.

                                     

Com base no texto apresentado, julgue os itens que se seguem.

A prática do lobby não é possível sem o abuso do poder econômico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A conferência pode ser classificada como um evento:

  • A.

    marcado pela ativa participação do público, que é estimulado a discutir de maneira criativa as suas idéias.

  • B.

    interno, objetivando treinamento, reciclagem, entrosamento ou avaliação dos funcionários participantes.

  • C.

    voltado para um pequeno público e dividido em pelo menos dois momentos: um teórico e outro prático.

  • D.

    que apresenta um tema geral, dividido em subtemas, cujo objetivo é o intercâmbio de opiniões para tomada de decisão estratégica.

  • E.

    mais formal que a palestra, no qual uma autoridade no assunto apresenta um tema informativo, técnico ou científico para um grande número de pessoas.

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje.

Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.

Com base no texto, julgue os itens a seguir.

A atuação do profissional de relações públicas nas relações governamentais, com a mídia e cerimoniais é desprezada por Kunsch.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estratégia de comunicação que visa criar expectativa em torno de um lançamento iminente de um evento ou novo produto, por meio de anúncio que provoca a curiosidade do público, é denominada:

  • A.

    teaser.

  • B.

    recall.

  • C.

    jingle.

  • D.

    workshop.

  • E.

    reprint.

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje.

Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.

Com base no texto, julgue os itens a seguir.

Para o profissional de relações públicas, os interesses do público externo são distorcidos pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...