Questões de Relações Públicas

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Analise as seguintes afirmativas referentes à Teoria Hipodérmica.

I. É uma abordagem global dos mass media que tem como componentes teóricas a sociedade de massa e a teoria psicológica da ação.

II. Advoga que a massa é constituída por um conjunto heterogêneo de indivíduos iguais, indiferenciáveis e que se influenciam.

III. Sintetiza-se na afirmativa de que cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.

IV. Defende que a persuasão é facilmente inoculada se as mensagens da propaganda alcançam o indivíduo da massa.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

As características de um release para divulgação de um evento são:

  • A.

    o mais importante num release é o título. Ele deve ser longo (pelo menos 15 palavras) e com destaque gráfico. O título se apresenta sempre em itálico e centralizado para rapidamente chamar a atenção do jornalista;

  • B. o release deve fornecer grande quantidade de informações, independendo do número de páginas destinadas ao texto. Com a redução do número de profissionais nas redações, mesmo que o jornalista não compareça, a notícia será publicada na integra;
  • C.

    a característica mais importante do release é a criatividade do texto. Mesmo subestimando a informação, sua função prioritária é chamar a atenção, garantindo a presença do jornalista no evento;

  • D.

    os releases devem ter um autor responsável, claramente expresso, bem como todas as fontes de informação, com nome, função ou cargo na instituição, para que o jornalista possa contactá-las a fim de obter mais informações;

  • E.

    no release devemos encontrar diversas fontes de informação, podendo usar tanto o discurso direto quanto indireto. Isso elimina a necessidade do repórter entrevistar diretamente a fonte durante o evento.

Segundo JB Pinho, as atividades de comunicação usadas como instrumentos de Relações Públicas se dividem em três grupos: editoração, divulgação e propaganda institucional. Sobre esse assunto podemos afirmar que:

  • A.

    a editoração compreende apenas a publicação de livros, visto que as demais publicações possíveis são privativas da área de jornalismo;

  • B.

    a propaganda institucional, por ser paga deve, além de reforçar a imagem da empresa, gerar aumento imediato do lucro;

  • C.

    o objetivo principal da divulgação é persuadir, daí o uso preponderante dos teasers que aliam texto à foto no esforço de convencer a opinião pública;

  • D.

    teaser, press-kit e press-release podem ser usados como instrumentos de divulgação;

  • E.

    todos os materiais, impressos ou audiovisuais, que apresentam conteúdo imutável e de interesse permanente pertencem à área de propaganda institucional.

Os propósitos da atuação da propaganda em RP foram agrupados por J.B. Pinho em cinco funções básicas: protetora, de identidade, institucional, de serviço público e de estímulo à ação. Sobre a propaganda de estímulo à ação é correto afirmar:

  • A.

    é dedicada unicamente às causas sociais, forçando a mobilização popular;

  • B.

    surge da necessidade de legitimação da empresa, que através de patrocínios estimula setores específicos da sociedade;

  • C.

    tem como meta conferir personalidade organizacional a uma instituição;

  • D.

    se dá sob a forma de eventos culturais, esportivos ou comunitários;

  • E.

    busca a mobilização popular no sentido de forçar mudanças em práticas comerciais, industriais ou ainda apressar ou se opor à aprovação de leis.

Entre as características básicas do texto de Relações Públicas, para que a comunicação se torne eficaz, não se inclui:

  • A.

    simplicidade - escrever bem consiste em colocar pensamentos complexos m linguagem simples;

  • B.

    motivação – combinar informação e coerção, para que o leitor seja obrigado a agir como a empresa determina;

  • C.

    concisão – o tamanho de texto depende do seu objetivo e do público;

  • D.

    credibilidade – o texto não deve conter exageros nem apelos infundados;

  • E.

    precisão – a seleção do vocabulário deve indicar o exato significado das palavras.

Os eventos são uma boa estratégia de Relações Públicas, pois atraem a atenção do público e da imprensa para a empresa. A opção que não indica aspectos da organização de um evento com objetivos de comunicação é:

  • A.

    o planejamento antecipado para que a cobertura se torne viável;

  • B.

    a existência de um "gancho" jornalístico, obrigatoriamente baseado em datas comemorativas;

  • C.

    o planejamento da parte "mecânica" da cobertura, disponibilizando condições físicas e materiais que facilitem o trabalho dos jornalistas;

  • D.

    a divulgação do evento para os veículos de comunicação seguida, de preferência, pela confirmação da presença dos jornalistas;

  • E.

    a preparação de material de apoio: cópias de discursos, relatórios, programação e fotos.

Os meios de comunicação de massa são utilizados freqüentemente como meios de Relações Públicas. Ao optar pelo cinema como mídia de divulgação, o profissional de RP busca:

  • A.

    a mídia mais eficiente em termos de formação de opinião;

  • B.

    a mídia que permite o uso do gênero documentário;

  • C.

    a mídia mais segmentada;

  • D.

    a mídia mais popular;

  • E.

    a mídia de maior cobertura em termos geográficos.

Quanto aos tipos de entrevistas usadas em pesquisas, identifique a afirmação incorreta:

  • A.

    as entrevistas pessoais são geralmente consideradas as mais confiáveis, permitindo uma maior quantidade de entrevistas em profundidade;

  • B.

    os painéis são muito usados em pesquisas de marketing e permitem que o pesquisador meça as mudanças em atitude por parte dos entrevistados;

  • C.

    embora as entrevistas por telefone sejam mais baratas que as presenciais, elas apresentam uma alta taxa de recusa;

  • D.

    os questionários entregues pessoalmente e preenchidos na presença do pesquisador tendem a inibir o entrevistado e falsear suas respostas;

  • E.

    nos painéis uma mesma pessoa é entrevistada em diversas ocasiões.

A propaganda é usada em diversos setores das Relações Públicas. O item que não pertence aos usos da propaganda como instrumento de RP é:

  • A.

    servir os consumidores mediante informações úteis;

  • B.

    aumentar de forma imediata os níveis de consumo;

  • C.

    prestar serviço público;

  • D.

    dissipar falsas impressões e corrigir concepções errôneas;

  • E.

    informar os empregados e obter sua cooperação.

O house organ, ao contrário dos meios massivos, é produzido a partir das informações do assessorado e desempenha funções específicas na estratégia de comunicação de uma empresa. Com relação às características do house organ, é correto afirmar:

  • A.

    o house organ deve informar sobre o contexto da organização, abordando seu funcionamento interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;

  • B.

    o house organ deve evitar a postura orientadora, abstendose de fornecer dicas de segurança, higiene ou orientação profissional. Esse tipo de postura tem alto índice de rejeição entre os funcionários;

  • C.

    o house organ deve evitar matérias sobre determinado departamento ou funcionário em especial. Essa política gera descontentamento e competitividade entre os funcionários;

  • D.

    o house organ deve privilegiar os aspectos institucionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;

  • E.

    o house organ, sendo financiado pelo assessorado, deve registrar apenas fatos importantes para empresa.

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