Questões de Relações Públicas do ano 2007

Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma campanha publicitária é dirigida a um público de poder aquisitivo situado entre as classes A e B. Para tanto o anunciante precisa de uma mídia seletiva capaz de atingir interesses especializados. O veículo ideal para este caso é:

  • A.

    Jornal mural.

  • B.

    Outdoor.

  • C.

    Televisão aberta.

  • D.

    Revista semanal.

  • E.

    Ônibus.

Para que o direito de resposta num veículo de comunicação possa ser exercido por alguém é preciso que

  • A.

    o veículo impresso onde aconteceu a acusação tenha mais de 50.000 exemplares.

  • B.

    aconteça a simples menção do nome de determinada pessoa.

  • C.

    o acusado tenha sofrido a injúria pela segunda vez.

  • D.

    a publicação cite o nome completo do reclamante.

  • E.

    a pessoa tenha sido acusada ou ofendida, ou que tenha sido objeto de publicação inverídica.

Sobre o press release pode-se dizer: contém tudo o que a empresa gostaria que se dissesse dela e muito pouco, ou nada, daquilo que o repórter realmente gostaria de saber, pelo menos no caso brasileiro. Há exceções, evidentemente; no caso de assuntos festivos (inaugurações, lançamentos, homenagens, discursos), de fato, os press releases, acabam fornecendo substancial material, mesmo para os repórteres mais exigentes. Mas, nos assuntos críticos (e, repito, a crítica é elemento central no Jornalismo), escondem muito mais do que revelam, se é que revelam algo.

Sobre o texto pode-se afirmar que:

  • A.

    reflete a posição do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, expresso em seu jornal Voz da Unidade.

  • B.

    é um texto do jornalista Samuel Wainer datado de 1986 narrando o papel obscuro que os releases tinham há algumas décadas.

  • C.

    se trata de um artigo datado de 1982 do jornalista Paulo Francis na Folha de S.Paulo.

  • D.

    se trata de uma análise do jornalista Clóvis Rossi criticando a utilização atual do release em nossa imprensa.

  • E.

    foi escrito pela professora Cremilda Medina em seu livro Notícia Pronta para a Venda.

Dos softwares citados abaixo o menos indicado para a confecção de um anúncio é:

  • A.

    Adobe Reader.

  • B.

    Page Maker.

  • C.

    Corel Draw.

  • D.

    InDesign.

  • E.

    Ventura Publisher.

Procurando servir bem a toda comunidade e colaborando com a economia popular, temos o prazer e a satisfação de informar a distinta clientela que nossa rede de lojas será mais uma vez aumentada com a inauguração da filial Recife. Dotada de amplas e modernas instalações que permitirão uma melhor circulação da clientela, a nova loja SS. Santos e Cia. oferecerá uma enorme variedade de serviços e produtos para melhor servi-lo.

O release acima apresenta vários problemas de construção. Entre eles, NÃO se pode citar:

  • A.

    não responde às questões básicas do lead jornalístico.

  • B.

    verbo iniciando o parágrafo.

  • C.

    presença de aliterações.

  • D.

    má colocação do nome da empresa.

  • E.

    má utilização de crases.

O redator de um press release quer ver publicado o nome da empresa da qual ele é funcionário num determinado veículo de comunicação. Para conseguir este objetivo ele deve

  • A.

    procurar chamar a atenção do jornalista com formulações textuais exóticas.

  • B.

    usar o lead "nariz de cera".

  • C.

    mandar à redação vários releases diferentes.

  • D.

    colocar afirmações em nome de porta-voz da empresa.

  • E.

    não usar lead na matéria.

Sobre a estrutura física de um press release NÃO se pode afirmar que:

  • A.

    deve procurar fugir do lead tradicional da grande imprensa.

  • B.

    o texto deverá ultrapassar 30 linhas, somente em casos excepcionais.

  • C.

    os parágrafos devem ter entre 4 e 7 linhas.

  • D.

    a redação deve ser simples e clara.

  • E.

    é importante que o release tenha pelo menos um intertítulo.

As peças utilizadas na promoção de um evento devem ter o visual bem elaborado com ilustração e texto relacionados com os objetivos. A redação de um convite para inauguração deve conter, de forma clara e em destaque, o nome da pessoa que presidirá o ato. Para a imprensa cabe a preparação de kits. Em caso de solenidade com lugar marcado, aconselha-se incluir no convite uma data limite para as confirmações. Expirando esse prazo, são consideradas desconvidadas as pessoas que não confirmaram a presença. Nesse caso repassa-se o convite para outra pessoa. Sobre o texto acima pode-se afirmar que:

  • A.

    jamais se inclui data limite para confirmação.

  • B.

    é extremamente indelicado considerar-se desconvidada uma pessoa previamente convidada.

  • C.

    é correto desconvidar-se um convidado, porém torna-se constrangedor convidar outro no seu lugar.

  • D.

    é dispensável a preparação de kits para a imprensa.

  • E.

    reflete com fidelidade normas de preparação de uma programação visual de promoção para eventos.

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