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Analise as seguintes afirmativas referentes à Teoria Hipodérmica.
I. É uma abordagem global dos mass media que tem como componentes teóricas a sociedade de massa e a teoria psicológica da ação.
II. Advoga que a massa é constituída por um conjunto heterogêneo de indivíduos iguais, indiferenciáveis e que se influenciam.
III. Sintetiza-se na afirmativa de que cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.
IV. Defende que a persuasão é facilmente inoculada se as mensagens da propaganda alcançam o indivíduo da massa.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
Em relação ao tema construção da imagem, considere as seguintes afirmativas:
1. A imagem de uma pessoa ou organização é um produto da imaginação de quem pensa sobre ela.
2. A atividade de assessoria de imprensa também deve ser utilizada para fortalecer a imagem e as ações de comunicação de uma organização.
3. A Resolução Normativa 43/02, publicada pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, define a auditoria ou pesquisa de imagem como técnica que objetiva identificar as características institucionais, administrativas, políticas e de procedimentos, que, consolidadas, permite que seja formulada a definição sobre a organização.
4. A Resolução Normativa 43/02, publicada pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, define a Comunicação Institucional como aquela criada exclusivamente para formar imagem positiva em torno de uma organização, empresa, pessoa, ou, ainda, em torno de algo ou alguma coisa.
5. Imagem corporativa e identidade corporativa são sinônimas, sendo ambas passíveis de modificação de acordo com as ações da organização.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras
Walter Poyares (Imagem pública: glória para uns, ruína para outros. São Paulo: Globo, 1998), no capítulo A imagem e seus mecanismos, expressa o seguinte comentário: Ora, o que importa na comunicação, do ponto de vista de sua eficácia, não é bem o que é dito ou emitido, mas o que é percebido. Em certa extensão, cada um ouve ou percebe a seu modo, de acordo com suas predisposições psíquicas e morais, seus conhecimentos da linguagem e segundo o ambiente em que se encontra�. Nesse mesmo contexto, o autor indica três mecanismos que fazem parte do esquema de ação do que se convenciona chamar de construção da imagem, utilizados pela Comunicação e pelas Relações Públicas ao operarem na macrocomunidade, para efeito de motivação e aceleração de atitudes dos membros participantes. Acerca disso, considere os seguintes itens:
1. A opinião
2. O símbolo
3. O conceito
4. O estereótipo
5. A personificação
Quais são os mecanismos apontados por W. Poyares?
1, 3 e 5 apenas
1, 2 e 3 apenas.
2, 4 e 5 apenas
2, 3 e 4 apenas.
3, 4 e 5 apenas
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras
Kunsch (Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003) afirma: "Vivemos hoje em uma conjuntura de verdadeira revolução da sociedade, da comunicação e da mídia, nessa nação-mundo que vai se formando. Novas posturas estão sendo exigidas de todos os envolvidos".
No tocante à responsabilidade social empresarial, os profissionais de comunicação devem pautar-se, mais do que nunca, em que tipos de conduta
Filosófica, política e econômica
De investimento, de doações e de voluntariado
Estratégica, ética e de responsabilidade
De conhecimento, de adequação e de sinergia
De oportunismo, de preparação e de assistencialismo
Sidneia Gomes Freitas (apud Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003) tem a seguinte posição a respeito das relações públicas nas organizações: "Relações Públicas é uma importante especialização da comunicação social, pois define, no plano estratégico das organizações, a política de negócios. Entende que a imagem e o conceito da organização dependem primeiramente de seus empregados, pois a aplicação de verbas publicitárias pode redundar em perda de investimentos se o público interno dissemina informações negativas e tem atividades erradas perante o público externo". Com base nessa referência, assinale a alternativa correta.
O planejamento adequado das ações pode contribuir para agregar valor aos objetivos comerciais da organização.
As relações públicas desenvolvem programas puramente institucionais
As relações públicas deveriam apoiar somente o marketing comercial
As relações públicas não têm programas para a área de recursos humanos da organização
Os programas de relações públicas podem apoiar as áreas de marketing e recursos humanos simultaneamente
Margarida Kunsch (Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003) indica etapas básicas para a realização de um planejamento de comunicação, independentemente da área ou situação aplicada. Segundo a autora, numere em ordem crescente as 11 fases de um planejamento de comunicação.
( ) Levantamento de informações.
( ) Determinação de objetivos e metas.
() Adoção de estratégias.
( ) Análise dos dados e construção de um diagnóstico.
( ) Estabelecimento de ações necessárias.
( ) Definição de recursos a serem alocados.
( ) Identificação da realidade situacional.
( ) Avaliação dos resultados.
( ) Fixação de técnicas de controle.
( ) Identificação dos públicos envolvidos.
( ) Implantação do planejamento. A
ssinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo
1 – 2 – 3 – 6 – 4 – 5 – 9 – 10 – 8 – 7 – 11.
1 – 3 – 6 – 2 – 7 – 8 – 4 – 11 – 10 – 5 – 9.
2 – 1 – 7 – 4 – 9 – 6 – 3 – 11 – 8 – 5 – 10.
2 – 5 – 6 – 3 – 7 – 8 – 1 – 11 – 9 – 4 – 10.
3 – 1 – 7 – 4 – 8 – 6 – 2 – 9 – 10 – 5 – 11
A tecnologia, fruto da razão tecnológica, não pode fundar nenhum modo de vida sui generis, posto que nenhuma ruptura pode nascer do seio de uma sociedade, mas apenas como resultado de fatores externos, de elementos outsiders
Uma nova fase cultural e tecnológica não pode ser uma ruptura: é apenas a reorganização da sociedade em outros termos, em outras bases, mantendo a lógica que a regula.
A tecnologia não redimensiona a política, a economia e a cultura; estas têm vida autônoma, se constituem em campo diferenciado da técnica
O modo de vida que a tecnologia instaura enclausura as pessoas, leva-as a um mundo irreal. Não pode, portanto, ser considerado uma nova visão de mundo.
A tecnologia não pode portar nenhuma visão de mundo, posto que um aparato tecnológico só se define em função da apropriação que a sociedade faz dele
Acerca da lógica da escala de iconicidade, proposta por Villefane (Introducción a la Teoría de la Imagen. Madrid: Pirámide, 1988), na qual tem-se 1 representando a imagem natural e 11 a imagem não-figurativa, que números representariam, respectivamente, um modelo tridimensional à escala, uma fotografia colorida e os sinais arbitrários?
6 – 5 – 4
2 – 4 – 10.
10 – 3 – 4.
1 – 8 – 7.
5 – 4 – 3.
Com relação aos métodos utilizados na pesquisa de opinião pública, considere as seguintes afirmativas:
1. Os métodos quantitativos consideram a interpretação do sistema social a partir da soma dos dados obtidos com a coleta de informações de um sistema cultural, que é o resultado do sistema de personalidade (indivíduos) e do sistema social (grupo).
2. O método qualitativo de coleta de dados propõe uma diminuição nos desvios oriundos da objetividade excessiva dos métodos convencionais, entendendo o indivíduo como parte ativa no processo de investigação e permitindo que o pesquisado interfira com maior profundidade nas respostas.
3. O método qualitativo busca a generalização dos dados para toda uma população, sendo, portanto, mais utilizado em pesquisas de opinião pública.
Assinale a alternativa correta
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente a afirmativa 2 é verdadeira
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
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