Questões de Relações Públicas do ano 2016

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No que se refere a relações públicas e recursos humanos, julgue os seguintes itens. A principal função do profissional de relações públicas na área de recursos humanos consiste em preparar informativos, boletins e outros tipos de comunicação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a relações públicas e recursos humanos, julgue os seguintes itens. O inter-relacionamento entre áreas de recursos humanos e relações públicas em uma organização potencializa a comunicação interna desta e fortalece seu planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atividades e técnicas de relações públicas, julgue os itens subsequentes. A identificação da realidade organizacional é uma das etapas do processo de planejamento de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atividades e técnicas de relações públicas, julgue os itens subsequentes. A atividade de relações públicas busca legitimar a empresa fazendo seu público crer em seus valores, assim como no fato de que as decisões da empresa são tomadas para satisfazê-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atividades e técnicas de relações públicas, julgue os itens subsequentes. Press kit é um texto conciso e objetivo, em que se evita o emprego de adjetivos, construído por meio de técnicas jornalísticas para ser distribuído em coletivas e atos formais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atividades e técnicas de relações públicas, julgue os itens subsequentes. Um público focal é o destino privilegiado de uma mensagem institucional ou mercadológica, podendo ser interno, externo e misto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma cerimônia, um dos aspectos mais importantes se refere à hierarquia. Com base no diagrama acima, de uma mesa formada por número par de autoridades, o protocolo oficial brasileiro indica as seguintes posições, observando a precedência:

  • A. 1) presidente; 2) anfitrião; 3) segunda maior autoridade; 4) terceira autoridade na precedência; 5 e 6) continuação da montagem em precedência.
  • B. 1) anfitrião; 2) mestre de cerimônia; 3 e 4) autoridades estaduais ou municipais; 5) presidente; 6) autoridade federal.
  • C. 1) presidente; 2) outra autoridade federal; 3) anfitrião; 4, 5 e 6) caso haja outras autoridades em precedência.
  • D. 1) representante do executivo; 2) representante do legislativo; 3) representante do judiciário; 4 e 6) autoridades locais; 5) mestre de cerimônias.
  • E. 1 e 2) celebridades convidadas; 3) representante da lei; 4) mestre de cerimônias; 5) anfitrião; 6) presidente do ato.

Considerando a produção de eventos de grande porte, assinale a alternativa correta acerca da etapa de contratação de serviços de terceiros.

  • A. A contratação de serviços de terceiros corresponde à etapa de definição da agência de propaganda que desenvolverá os materiais promocionais e toda papelaria necessária.
  • B. O mais indicado em eventos de grande porte é não trabalhar com terceiros, uma vez que aumentam os riscos de falta de uniformidade e desorganização, sendo aconselhado manter somente equipe própria.
  • C. Os clientes (promotores do evento) são os responsáveis pela contratação dos serviços de acordo com suas preferências, cabendo às empresas organizadoras do evento apenas a gestão das tarefas.
  • D. Eventos de grande porte são exclusividade de instituições internacionais, como a FIFA, no caso do futebol, e o COI, no caso das Olimpíadas, fazendo com que no Brasil não tenhamos prestadores de serviços qualificados em atender tais eventos.
  • E. Os fornecedores são parceiros estratégicos na oferta de serviços, tais como bufê adequado para o tipo do evento, aluguel de equipamentos e treinamento de recepcionistas, cuja contratação dependerá do planejamento e do orçamento disponível.

A aplicação prática de regras de comportamento e(ou) normas jurídicas de sequências de partes que integram um evento ou ato formal refere-se ao(à)

  • A. relações públicas.
  • B. comunicação pública.
  • C. condecoração.
  • D. cerimonial.
  • E. protocolo.

Os eventos são recursos estratégicos importantes na comunicação dirigida das organizações, pois permitem a segmentação do público e a transmissão de mensagens específicas. O profissional de relações públicas está habilitado para atuar no planejamento e na coordenação de eventos dos mais diversos portes e objetivos. Como ferramenta de comunicação, os principais objetivos dos eventos são

  • A. integrar públicos de interesse; distribuir circulares; e memorandos; informar consumidores sobre regras e penalidades aos funcionários.
  • B. registrar as demandas dos colaboradores; atuar como um canal de ouvidoria dos consumidores; e analisar os resultados corporativos.
  • C. publicar e distribuir house organs; avaliar a eficácia de jornais murais; e desenvolver um mailing para envio de malas-direta.
  • D. promover uma imagem favorável da organização diante de públicos estratégicos; informar benefícios e vantagens de um produto ou serviço; e instituir canais de comunicação entre públicos e corporações.
  • E. apresentar metas e objetivos financeiros; ressaltar o melhor custo-benefício oferecido pela organização; e promover a imagem corporativa.
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