Questões de Relações Públicas do ano 2016

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O gráfico acima representa, de um modo geral, o fluxograma de uma assessoria de comunicação no relacionamento com a imprensa. Com base no que ele ilustra, assinale a alternativa correta.

  • A. A comunicação direta entre cliente e imprensa é mais eficiente.
  • B. A demanda que parte da imprensa para o cliente é a que necessita resposta mais rápida.
  • C. O cliente envia suas demandas para a assessoria de comunicação, em fluxo de mão única, e esta repassa para a imprensa.
  • D. Tanto contatos diretos entre cliente e imprensa quanto contatos via assessoria de comunicação fazem parte do fluxo representado.
  • E. A assessoria de comunicação recebe demandas da imprensa e do cliente tanto quanto propõe ações para os dois lados.

A mídia é um dos públicos externos de uma organização de grande importância, tendo em vista o alcance massivo das informações por ela projetadas. Portanto, trabalhar o relacionamento com a mídia, de modo planejado e sistêmico, é vital para a projeção e manutenção da imagem institucional. A respeito do relacionamento de organizações com a mídia, assinale a alternativa correta.

  • A. As redes sociais substituíram nos últimos anos o envio de press release para as redações jornalísticas.
  • B. A sugestão de pauta é um recurso útil para despertar o interesse de veículos jornalísticos em determinados assuntos.
  • C. A implantação de um bom serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é ideal para receber as demandas de imprensa.
  • D. O relacionamento com a mídia reduz custos e substitui a implantação de outros canais de comunicação, por centralizar diversos públicos que são atingidos pela mídia.
  • E. O posicionamento reativo, atendendo sempre às demandas da mídia, é o mais adequado para as assessorias de imprensa.

Planos de gestão de crise de imagem têm por objetivos

  • A. programar o pagamento de ações indenizatórias e a realização de coletivas de imprensa.
  • B. preparar os colaboradores para impedir o vazamento de falhas internas e evitar potenciais crises.
  • C. planejar ações de marketing e organizar promoções que possam reverter a opinião do público.
  • D. prever potenciais crises e estabelecer ações que possam evitá-las ou minimizá-las.
  • E. estabelecer ações paliativas e organizar discursos de desculpas após a crise se instalar.

Com relação ao trabalho do profissional de relações públicas para contribuir com a reputação organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. O setor de comunicação e relações públicas deve ter a independência de trabalhar a imagem da instituição, em prol da boa reputação, sem relação direta com áreas ligadas à oferta de produtos ou serviços.
  • B. O profissional de relações públicas deve ser comprometido aos interesses da alta direção da organização, o que inclui a divulgação de informações inverídicas quando necessário para preservar a reputação da instituição.
  • C. Além da boa oferta de produtos ou serviços, a reputação organizacional está ligada a uma atuação ética, com responsabilidade social, uma postura inovadora e transparente por parte da instituição.
  • D. As boas ou más reputação e imagem organizacional são consequências do discurso corporativo, via canais de comunicação, portanto, não se referem às suas práticas.
  • E. Um bom trabalho de relações públicas na gestão de imagens inclui a omissão de falhas que ocorram no ambiente interno ou a negação, caso chegue ao conhecimento da mídia ou da comunidade externa. Esse é o princípio de não produzir provas contra si mesmo.

A imagem de uma organização engloba a percepção que os consumidores, fornecedores, empregados, investidores, enfim, o público em geral tem sobre uma dada instituição, envolvendo sua credibilidade, qualidade de produtos ou serviços, capacidade de gestão, a responsabilidade social, entre outros. Estudo realizado em 2002 na Universidade de Oxford já mostrou que a reputação de uma empresa corresponde a 40% de seu valor de mercado. Quanto à gestão da imagem institucional e o trabalho de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Por se tratar de imagem institucional, ou seja, daquilo que é projetado no ambiente externo, o foco da gestão são os públicos externos, em especial clientes e mídia.
  • B. Para a gestão da imagem institucional, o profissional de relações públicas atua como um elo entre consumidores e colaboradores com a direção da organização.
  • C. A área de relações públicas está subordinada ao marketing, já que compete a ele a gestão da imagem institucional.
  • D. Na gestão da imagem institucional, os esforços se concentram no que a organização deve parecer ser, já que a realidade interna não é de conhecimento da sociedade.
  • E. As ferramentas de gestão de uma identidade institucional incluem campanhas de marketing, definição de preço e logística de distribuição.

No ambiente corporativo, as características físicas fundamentais de uma instituição, no plano consciente, à sua essência, aquilo que se é e que antecede a projeção pública, correspondem

  • A. à identidade institucional.
  • B. à imagem corporativa.
  • C. à imagem mercadológica.
  • D. ao clima organizacional.
  • E. à cultura organizacional.

A comunicação nas organizações se divide em duas grandes categorias: a interna e a externa. Em uma proposta de planejamento integrado de comunicação, estratégias e ações deverão ser previstas, considerando as especificidades dessas duas categorias em sinergia, na busca pelos objetivos e metas da instituição. Apesar disso, é natural que surjam canais alternativos de troca de informações entre públicos, sobretudo no ambiente interno, que terão maior ou menor força dependendo da transparência e da comunicação pensada estrategicamente. As redes alternativas de informação, que surgem junto ao público interno, são denominadas

  • A. Internas.
  • B. Informais.
  • C. Formais.
  • D. Bilaterais.
  • E. Sociais.

Acerca das técnicas de elaboração e avaliação de projetos de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. O briefing, em um projeto de relações públicas, corresponde à etapa de avaliação dos resultados.
  • B. Na avaliação dos projetos de relações públicas busca-se a previsão de atividades futuras, desconsiderando atitudes e opiniões de públicos envolvidos na ação.
  • C. Entre os instrumentos de avaliação e controle de um projeto de relações públicas está o briefing e a pesquisa de opinião.
  • D. Os instrumentos de avaliação não são definidos no projeto, mas após a implementação das ações e reação do público.
  • E. Os projetos de relações públicas para determinada organização podem ser de natureza global ou específica, a depender das necessidades identificadas no diagnóstico realizado no processo de planejamento.

O gráfico acima representa os públicos comumente citados como stakeholders, ou público de interesse de uma organização. Identificá-los é um dos primeiros passos para o desenvolvimento de um planejamento estratégico de relações públicas com foco na eficácia. A respeito das técnicas e das ferramentas de relacionamento com os públicos estratégicos de uma organização, assinale a alternativa correta.

  • A. O diagnóstico da organização é o resultado alcançado a partir da implantação de ferramentas de relacionamento com o público.
  • B. Considerando as características de cada público, a realização de eventos é uma das ferramentas estratégicas para que os stakeholders se conheçam, se aproximem e se sintam como parte da organização.
  • C. O gráfico evidencia que a mídia e a alta administração são os públicos essenciais de toda organização e, por isso, são o foco central das ferramentas de relações públicas.
  • D. O house organ é uma ferramenta de relacionamento com os públicos que se desenvolveu a partir do surgimento da Internet.
  • E. Entre as ferramentas trazidas pela Internet, o blog corporativo distancia-se do objetivo principal, que é o fortalecimento da imagem institucional de uma organização.

O planejamento consiste em uma tomada antecipada de decisão, é o que fazemos antes de agir. Na área da comunicação, especificamente, ele deve estar alinhado ao processo de gestão estratégica da organização. Assinale a alternativa que apresenta três das etapas de um planejamento de relações públicas em uma instituição de ensino.

  • A. construção de diagnóstico; identificação dos públicos; e determinação de objetivos e metas
  • B. levantamento de informações; supervisão do capital humano da organização; e gestão financeira
  • C. identificação de públicos estratégicos; propostas de ações de marketing; e formatação de preços de produtos
  • D. fixação de técnicas de controle; determinação de objetivos; e metas e blindagem (técnica de esconder do público possíveis problemas)
  • E. estabelecimento de ações necessárias; previsão da folha de pagamento da organização; e cerimonial
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