Questões de Relações Públicas da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A administração do relacionamento com os clientes é fortemente baseada no levantamento e na análise das informações geradas ao longo desse processo. O núcleo central do conhecimento dentro do processo de CRM (Customer Relationship Management) é o(a)

  • A. benchmarking, que identifica as melhores práticas do mercado que levam a um desempenho superior.
  • B. marketing de massa, que é capaz de atingir um número maior de clientes com um custo reduzido.
  • C. pesquisa de mercado, a qual realiza levantamentos sistemáticos de informações que diminuem os riscos na tomada de decisão.
  • D. campanha de promoção de vendas, que realiza ofertas de redução de preços com o objetivo de aumentar o volume das mercadorias comercializadas nos PDV (Pontos de Vendas).
  • E. data warehouse, que reúne informações detalhadas sobre o histórico dos clientes e suas transações.

A conduta das empresas, diante da nova realidade da comunicação com a participação em redes e mídias sociais, traz desafios que são agravados pela dificuldade de mudar a conduta de vida pública anterior. Em relação à conduta das empresas, considere as afirmativas abaixo.

I - A empresa deve redefinir suas reais prioridades e expor-se na mídia.

II - A empresa deve abandonar as mídias tradicionais.

III - A empresa deve atuar de forma rápida e refletida no gerenciamento de crises nas redes sociais.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

Monitoramento é conduta chave para empresas inseridas no contexto das mídias sociais. Isso porque a velocidade da informação age tanto para o bem quanto para o mal da imagem das corporações. Num momento de crise, um comentário negativo se alastra com facilidade entre os usuários, e uma experiência negativa repercute intensamente.

Nessa situação, a empresa deve, sobretudo,

  • A. abrir mão dos consumidores para reestabelecer sua imagem.
  • B. agir, após o período crítico perder força.
  • C. deixar um possível acordo com o cliente fora das mídias.
  • D. focar sua atenção no público consumidor.
  • E. mudar completamente seu plano de comunicação.

Algumas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), implantadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para pacificar as comunidades carentes cariocas, paralelamente ao seu objetivo principal, vinham desenvolvendo uma ação mais próxima à de relações públicas comunitário. Essa ação consistia em

  • A. aumentar o número de policiais nas comunidades.
  • B. promover eventos sociais, culturais e recreativos.
  • C. responder à imprensa quando houvesse solicitação.
  • D. saciar a curiosidade de instituições vizinhas.
  • E. valorizar os imóveis da comunidade local.

Uma empresa brasileira do setor de petróleo e gás foi convidada pelo Consulado Geral do Canadá a participar de um encontro com empresas canadenses do mesmo setor. A visita teve como objetivo identificar e atrair empresas interessadas em investir no Brasil por meio de parcerias com companhias brasileiras. De acordo com a tipologia dos eventos, essa situação é um exemplo de

  • A. conferência
  • B. dia de campo
  • C. entrevista coletiva
  • D. open day
  • E. rodada de negócios

O projeto de pesquisa de mercado envolve, entre vários processos, o de planejar a coleta de dados e a sua posterior análise. Em relação a esse processo, considere as afirmativas abaixo.

I – A seleção das ferramentas depende da confi guração do mercado e da posição ocupada pela empresa.

II – O tempo disponível e o custo para coleta e análise de dados não se confi guram como restrições à aplicação da pesquisa.

III – Um dos delineamentos básicos da pesquisa, que pode ser exploratória, descritiva ou causal, dentre outros, é selecionado após a defi nição do problema.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

As novas instalações da fábrica de uma empresa serão inauguradas em breve. Na ocasião, estarão presentes o presidente da companhia, os diretores, as autoridades locais e o Governador do Estado. Por se tratar de um evento que contará com a presença de autoridades públicas, deverá constar, obrigatoriamente, do checklist dos organizadores desse evento a

  • A. observação da composição da mesa e da ordem de precedência nos discursos.
  • B. organização de encontros e atividades paralelas, de forma a não haver interferência na dinâmica do evento.
  • C. preparação de pastas, contendo crachás e certificados, para os participantes do evento.
  • D. produção de material promocional para apoio à equipe de vendas encarregada da apresentação comercial de seus produtos.
  • E. realização de workshops para entrosar os participantes, as autoridades e o Governador.

A visão de que sua opinião é minoritária pode levar o indivíduo a não expressá-la, o que torna a opinião pública, na verdade, uma expressão do que se percebe ser a opinião da maioria. Esse pensamento demonstra uma das conclusões da chamada hipótese da

  • A. circularidade da informação
  • B. espiral do silêncio
  • C. manipulação comunicacional
  • D. semiótica do sensível
  • E. teoria da nuvem

Em relação aos aspectos que envolvem a comunicação em uma organização, considere as afirmações abaixo. I – A comunicação verbal é a única que interessa aos responsáveis pela comunicação em uma organização. II – A comunicação não verbal exerce impacto sobre a comunicação na organização. III – A comunicação verbal e a não verbal podem se complementar, não devendo uma contradizer a outra. É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

Ao optar por uma comunicação integrada, a organização realiza as ações listadas a seguir, EXCETO a que

  • A. cria condições para um planejamento conjunto da comunicação que integre as diferentes unidades.
  • B. integra os conceitos usados na comunicação às estratégias determinadas para a organização.
  • C. reúne unidades independentes sob um espírito de concorrência que gere uma sinergia positiva.
  • D. possibilita a formação de uma imagem única da organização junto aos diferentes públicos.
  • E. permite a eliminação da sobreposição de tarefas, já que os diferentes setores trabalham de forma conjunta.
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