Questões de Relações Públicas da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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A observação direta extensiva é uma técnica de pesquisa e realiza-se através do questionário, formulário, medidas de opinião e técnicas mercadológicas.

Analise as afirmativas referentes à observação direta extensiva:

I. O questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.

II. O pré-teste serve pra verificar se o questionário apresenta três elementos importantes: fidedignidade, validade, operatividade.

III. O formulário se caracteriza pelo contato face a face entre pesquisador e informante e o roteiro de perguntas deve ser preenchido pelo entrevistado.

IV. A vantagem do questionário é a flexibilidade, pois o entrevistador pode reformular itens ou ajustar o questionário à compreensão de cada informante.

V. A desvantagem do formulário é pela insegurança das respostas, por falta do anonimato.

A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III estão corretas.

  • B.

    I, II, V estão corretas.

  • C.

    II, III, V estão corretas.

  • D.

    I, III, IV estão corretas.

Segundo Kunsch (1986), o planejamento de Relações Públicas desenrola-se em quinze fases.

Considerando-se seis fases do planejamento, marque a sequência CORRETA:

  • A.

    Conhecimento de organização e pesquisa institucional, diagnóstico e identificação de problemas, determinação e identificação dos públicos, briefing, fixação da política e diretrizes de R.P, definição de objetivos e metas.

  • B.

    Conhecimento da organização e pesquisa institucional, briefing, diagnóstico e identificação de problemas, fixação da política e diretrizes de R.P, determinação e identificação dos públicos, definição de objetivos e metas.

  • C.

    Conhecimento da organização e pesquisa institucional, determinação e identificação dos públicos, briefing, diagnóstico e identificação de problemas, fixação da política e diretrizes de R.P, definição de objetivos e metas.

  • D.

    Conhecimento da organização e pesquisa institucional, diagnóstico e identificação de problemas, determinação e identificação dos públicos, fixação e políticas das diretrizes de R.P, briefing, definição de objetivos e metas.

A postura estratégica da comunicação interna requer integração ao processo de decisão da empresa devendo cumprir algumas premissas, EXCETO:

  • A.

    Políticas e estratégicas definidas, seleção de informações, comprometimento entre pessoas, diálogo aberto entre direção e funcionários.

  • B.

    Valorização das redes de liderança: formais e informais, adaptação do formato e discurso aos diferentes públicos, interatividade, políticas e estratégias definidas.

  • C.

    Mensuração e tomada de decisão para novo planejamento, direcionamento de discurso focando somente o público interno, conteúdo de mensagens sem determinar frequência e impacto, interatividade.

  • D.

    Emprego de múltiplos canais formais e informais, interatividade, diálogo aberto entre direção e funcionários, adaptação do formato e discurso aos diferentes públicos.

Embora não haja uma receita para administrar crises, uma vez que elas normalmente acontecem sem aviso prévio e dificilmente se repetem, existem algumas ações que valem para qualquer empresa.

Assim sendo, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    antecipar-se aos fatos é o grande segredo de um eficiente programa de administração de crises, para isso é fundamental o estudo de problemas mais comuns.

  • B.

    dispor de vários interlocutores para enfrentar jornalistas ávidos de informação e responder perguntas ácidas e contundentes.

  • C.

    a objetividade e a eficiência na implementação de ações necessárias aumentam as possibilidades de que os períodos críticos sejam apurados com menos problemas.

  • D.

    realizar treinamentos constantes, envolvendo todas as aeras, com base em experiências vividas ou em situações passíveis de acontecer, de modo a melhorar os tempos de resposta em situações críticas.

  • A.

    (3)(1)(4)(2)(5)(6).

  • B.

    (3)(4)(1)(2)(6)(5).

  • C.

    (1)(3)(2)(4)(6)(5).

  • D.

    (1)(2)(3)(4)(5)(6).

Uma auditora de comunicação resume-se à coleta de informações para avaliar a comunicação com os seus diversos públicos de interesse.

Aconselha-se que na fase de pré-auditoria se expliquem os seguintes assuntos na organização, EXCETO:

  • A.

    Processos de tomada de decisão, canais de comunicação, feedback.

  • B.

    Gatekeepers formais de fluxos de informação, meios de comunicação, políticas comunicacionais.

  • C.

    Fluxo financeiro, identificação do segmento dos diversos setores e do perfil funcional.

  • D.

    Relações de comunicação, sistemas de recompensa e punição, obstáculos à comunicação.

A excelência da comunicação interna é alcançada quando contribuía para a manutenção e desenvolvimento de um clima positivo e propício para cumprimento das metas estratégicas. Considerando a comunicação interna fundamental, é INCORRETO afirmar que essa comunicação

  • A.

    motiva e integra o corpo funcional na cadeia de mudanças organizacionais, estabelecendo mecanismos e ferramentas de informação.

  • B.

    contribui para a alavancagem dos potenciais humanos, constituindo as bases de uma cultura proativa e fundamentalmente direcionada ao foco negocial.

  • C.

    cria elementos de energia intersetores.

  • D.

    oferece transparência aos objetivos e desperta o sentimento competitivo entre os grupos e permite visão diferenciada dos valores organizacionais.

  • A.

    (3)(2)(1).

  • B.

    (2)(1)(3).

  • C.

    (1)(2)(3).

  • D.

    (3)(1)(2).

Para que as organizações possam se comunicar bem, Health (2001) propõe uma retórica totalmente baseada no que hoje chamamos gestão do conhecimento. Analise as colocações abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:

( ) “(...) nós podemos ao menos caracterizar Relações Públicas como co-gerenciamento de significado, e, por extrapolação, como o co-gerenciamento de culturas”.

( ) “(...) o processo é de duas vias. Através de declaração e contra-declaração as pessoas testam umas às outras quanto aos seus pontos de vista de realidade, valores e escolhas relevantes aos produtos, serviços e políticas públicas”.

( ) “(...) através do diálogo, os participantes co-criam ou co-definem significado pelos processos retóricos de enunciado e contra enunciado (...) se diferenças não existem, então não se têm tanta razão para o uso de Relações Públicas. A retórica é útil a partir do momento em que haja necessidades e disputas”.

( ) “(...) não é a função de gerenciamento que retoricamente adapta as organizações dos interesses das pessoas e o interesse das pessoas às organizações através da co-criação do significado e do co-gerenciamento de cultura para alcançar relações de benefício mútuo”.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras:

  • A.

    (V)(V)(V)(F).

  • B.

    (F)(F)(V)(V).

  • C.

    (F)(V)(F)(V).

  • D.

    (F)(F)(F)(V).

As Relações Públicas pelo fato de trabalharem com grande variedade de público usam comunicação dirigida para cada um deles. Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a comunicação:

  • A.

    dirigida está presente na correspondência, mala direta, publicações.

  • B.

    oral é feita por discursos, telefones, reuniões dialogais.

  • C.

    dirigida aproximativa é aquela cujos funcionários da empresa utilizam como estratégia para se relacionarem com a direção.

  • D.

    A comunicação dirigida auxiliar é aquela que utiliza recursos, tais como vídeos institucionais, produtos da empresa, projeções, para divulgar a empresa.

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