Questões de Relações Públicas da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Marshall McLuhan elaborou importante contribuição aos estudos da comunicação a partir da constatação de que o “meio é a mensagem”. Outra de suas ideias básicas é a distinção entre veículos quentes e frios. Os quentes são aqueles

  • A. de alta definição de um dos sentidos e que dão um máximo de informação.
  • B. que têm baixa definição, mas envolvem todos os sentidos de uma vez só, implicando alto grau de participação.
  • C. de alta definição, implicando alto grau de participação de todos os sentidos.
  • D. que têm baixa definição e envolvem só um sentido a cada vez.
  • E. que primeiro foram frios e, após aquecidos pela mídia, ficam quentes.

Ao estudar o monitoramento ambiental, Kunsch incorpora a abordagem de Davenport sobre a ecologia da informação que se baseia na maneira como as pessoas

  • A. mercantilizam, distribuem e usam a imagem da empresa.
  • B. criam, distribuem, vendem a informação e usam a imagem da empresa.
  • C. distribuem, comercializam e vendem a imagem da empresa.
  • D. criam, distribuem, compreendem e usam a informação.
  • E. criam, mercantilizam e vendem a informação.

Com a consolidação do uso da Internet nas relações profissionais e pessoais, muitas organizações, como multinacionais e universidades, fazem reuniões e eventos, utilizando ferramentas da web como Skype, por exemplo. Ao mesmo tempo, eventos presenciais na rua são promovidos por novos meios de comunicação. Em 2013, durante a Copa das Confederações no Rio de Janeiro, várias metrópoles brasileiras foram tomadas por manifestações convocadas

  • A. pelos meios de comunicação de massa.
  • B. pelas redes sociais.
  • C. por cartazes espalhados em pontos estratégicos.
  • D. por comunicação secreta.
  • E. por grupos clandestinos.

Os eventos organizacionais de pequeno e médio porte constituem uma atividade de grande interesse para as empresas, tendo em vista que propiciam o envolvimento direto dos públicos na sua realização. São, assim, um excelente meio de comunicação:

  • A. dirigida aproximativa.
  • B. de massa.
  • C. subliminar.
  • D. impressa.
  • E. audiovisual.

Segundo Kotler e Armstrong, as entrevistas de grupos focais estimulam uma discussão aberta para que as interações do grupo tragam à luz sentimentos reais. Para os autores, esses grupos devem ter:

  • A. de doze a dezesseis pessoas.
  • B. de dezesseis a vinte pessoas.
  • C. ao menos oito pessoas do mesmo sexo.
  • D. quinze pessoas.
  • E. de seis a dez pessoas.

Margarida Kunsch, no seu tradicional livro “Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada”, estabelece algumas diferenças entre planejamento estratégico e administração estratégica. Enquanto o planejamento estratégico prioriza o sistema de planejamento, a administração estratégica prioriza:

  • A. a capacitação de RH.
  • B. o sistema de ação.
  • C. o fim de um novo comportamento.
  • D. as mudanças rápidas no financeiro.
  • E. as demissões induzidas.

Nas empresas, entidades e agências que se dedicam profissionalmente à atividade de Relações Públicas, o registro no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas:

  • A. não é obrigatório.
  • B. é facultativo.
  • C. é obrigatório.
  • D. não é obrigatório, mas é recomendável.
  • E. é aceitável diante de argumentos jurídicos.

Os quatro modelos de Relações Públicas elaborados por Grunig e Hunt são:

  • A. De imprensa/propaganda; de informação pública; assimétrico de uma mão; assimétrico de duas mãos.
  • B. Efeitos equilibrados; avaliadora da compreensão; assimétrico de uma mão; de informação pública.
  • C. Compreensão mútua; simétrico de duas mãos; avaliadora da compreensão; de imprensa/propaganda.
  • D. Compreensão mútua; simétrico de duas mãos; avaliadora da compreensão; efeitos equilibrados.
  • E. De imprensa/propaganda; de informação pública; assimétrico de duas mãos; simétrico de duas mãos.

Segundo Cicilia Peruzzo, entre os princípios norteadores das práticas e ações da comunicação comunitária destaca-se o da força motriz. Esse princípio norteia-se pela:

  • A. representação de diversos setores escolhidos pela empresa envolvida.
  • B. ampliação dos direitos e deveres de cidadania com vistas à constituição de uma sociedade justa e igualitária.
  • C. promoção da atuação independente da comunidade com o estabelecimento de regras claras por parte da empresa.
  • D. abertura de espaço para a participação democrática.
  • E. aproximação das comunidades aos interesses das empresas envolvidas.

É comum a sobreposição de interpretações a respeito dos conceitos de comunicação pública, comunicação governamental e comunicação política. A comunicação pública:

  • A. é praticada por um determinado governo, visando a prestação de contas à população.
  • B. carece da legitimidade da opinião pública para ser algo que pertence a todos.
  • C. é praticada por partidos políticos com a finalidade de angariar votos.
  • D. é feita no espaço público sobre tema de utilidade pública.
  • E. se refere exclusivamente à ideia de esfera pública de Habermas.
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