Lista completa de Questões de Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A captação de eventos consiste no conjunto de ações em parceria, visando conquistar eventos para uma cidade ou região e que são realizados periodicamente, em sistema de rodízio. A execução desse trabalho envolve algumas atividades fundamentais, entre elas: 1. Análise das condições do núcleo receptor para sediar eventos. 2. Construção de equipamentos e instalações especiais para atender aos eventos pretendidos. 3. Definição de estratégias de captação de eventos para o centro receptor. 4. Elaborar folhetaria sobre a cidade/estado/país, vídeo promocional e catálogos de fotos dos locais disponíveis, para divulgar a sede proponente a sediar um evento. Assinale a alternativa correta.
Os calendários de eventos e a data escolhida para a sua realização são dois importantes tópicos quando se trata de eventos e sua captação. O primeiro representa, sem dúvida, o intenso esforço de uma equipe, desde o planejamento até a divulgação. O segundo constitui, sem nenhuma objeção, o primeiro passo para o sucesso ou o fracasso de um evento. (Brito; Fontes, 2002) Entre os demais fatores para o sucesso ou fracasso de um evento, tem-se: 1. Superposição de datas, período de férias escolares e transporte em geral. 2. Atividades turísticas previstas, acontecimentos cívicos ou religiosos e capacidade de atendimento hoteleiro. 3. Aspectos da natureza, disponibilidade de tempo útil e aspectos econômico-financeiros. 4. Atividade do organizador do evento e conveniência dos centros de convenções, interesse da entidade promotora e dos seus componentes, empenho do governo e superdimensionamento. Assinale a alternativa correta.
A comunicação digital integrada é um processo dinâmico, em transição contínua e irreversível no ambiente das organizações contemporâneas, segundo Corrêa (2008), que esclarece a importância da inserção daquela no composto comunicacional da organização. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas: 1. A construção da estratégia de comunicação digital é um processo que se inicia pela compreensão de suas duas variáveis, estratégia e ambiente digital. Também requer um delineamento claro do ambiente da empresa em seu espectro de atuação. 2. O cenário 2.0 representa um deslocamento do polo emissor de mensagens no processo comunicacional, propiciando um alto grau de envolvimento e personalização dos usuários e alto grau de articulação coletiva. 3. O posicionamento de uma organização em nível 1.0 ou 2.0 é excludente, pois não podem acontecer ao mesmo tempo no contexto da comunicação digital de uma organização, considerando-se a diversidade dos seus públicos e seus propósitos e intenções. 4. Estratégia de comunicação digital trata do alinhamento e integração da comunicação digital à estratégia global de comunicação, acrescidos das especificidades dos diferentes públicos diante dos meios digitais. Esse processo requer detalhamento de concepção e construção do composto de comunicação digital. Assinale a alternativa correta.
A comunicação pública deve ser pensada como um processo político de interação no qual prevalecem a expressão, a interpretação e o diálogo. É preciso salientar que o entendimento da comunicação pública como dinâmica voltada para as trocas comunicativas entre instituições e a sociedade é relativamente recente. (MATOS, 2011) Considerando os estudos sobre comunicação pública, considere as seguintes afirmativas:
1. A ideia norteadora do conceito de comunicação pública deve incluir todos os atores sociais que integram a esfera pública para debater e formular propostas de ações ou políticas que beneficiem a sociedade. 2. O cidadão é considerado um receptor ativo no processo de comunicação, ou seja, a comunicação pública coloca a centralidade do processo de comunicação no cidadão. 3. A comunicação de massa não contribui com o processo da comunicação pública, apesar da possibilidade de estabelecimento de agenda e de debate público. 4. A comunicação pública é um conceito em amadurecimento, sendo ainda restrita, na atualidade, à comunicação do Estado e do Governo com seus cidadãos. Daí o entendimento de que comunicação pública e comunicação governamental são sinônimos. Assinale a alternativa correta.Segundo França (2009), a expressão relacionamentos corporativos oferece maior precisão para mostrar qual a visão mais completa que a organização tem de seus públicos e como deve proceder para lidar com eles de maneira mutuamente benéfica. Com relação aos relacionamentos corporativos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Reportam-se à organização como um todo articulado, um corpo constituído por muitas partes, que interagem com outras partes interessadas, para que a organização atinja seus objetivos (globais) de negócios. ( ) Trabalham com diretrizes organizacionais como visão, missão, objetivos, valores, cultura e estratégias a curto, médio e longo prazo. ( ) Estão diretamente ligados à imagem corporativa estabelecida pela própria empresa, em seus objetivos de longo prazo e em todos os métodos de representação que ela utiliza para se apresentar aos diferentes públicos. ( ) Antecedem os programas de comunicação, pois, primeiro, vêm o mapeamento e o conhecimento dos públicos, a determinação de como será a interação com eles, e somente então se implantam os processos de comunicação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Identidade, imagem e reputação são distintas, mas ligadas entre si. Para Schmidt (2011), sem identidade não há imagem, e sem imagem não há reputação: são aspectos inerentes a qualquer organização e que formam uma concepção sobre ela. Bueno (2009) comenta sobre o esvaziamento de tais conceitos, decorrente de um uso inadequado pela literatura, que os utilizou como sinônimos. Levando em conta os conhecimentos sobre o conceito de reputação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) É considerada uma representação simplificada sobre uma organização, que emerge na mente das pessoas como síntese de uma ou várias sensações e percepções. ( ) É um conceito, uma avaliação, que decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente, resultando de um processo mais demorado de interação. ( ) Reflete e projeta a real personalidade da organização. ( ) É formada pela identificação da legitimidade existente entre os valores e princípios da empresa e suas ações e os valores e interesses de seus públicos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.Para planejar estrategicamente a comunicação organizacional, Kunsch (2008) menciona a importância em situar a organização na sociedade da qual faz parte, para análises de contexto e reflexões. Para a autora, pensar e administrar estrategicamente a comunicação organizacional pressupõe algumas ações. Assinale a alternativa que NÃO contempla essa fase.
Sobre a percepção pública de uma imagem, considere as seguintes afirmativas:
1. Imagens estão baseadas somente na verdade dos fatos. 2. Os valores associados a uma imagem, às vezes, são muito mais influentes do que os fatos objetivamente pertencentes a ela. 3. Os mesmos fatos, vistos a partir de novos valores, podem assumir novo significado, afetando a formação da imagem. 4. As imagens são abstrações. Não são nem reais, nem falsas. Assinale a alternativa correta.As análises sociológicas atuais reconhecem nos movimentos sociais uma forma de luta política organizada para pelos direitos dos cidadãos, estendendo-os para outros setores da sociedade. Tais movimentos ocorrem quando pessoas se organizam e lutam contra a opressão, intervindo em favor de uma mudança social. Com relação a ações ou movimentos que podem ser considerados movimentos sociais, identifique as ações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Movimentos de esquerda que surgiram na América Latina, de forma mais intensa nas décadas de 1960 e 1980, no campo e na cidade, questionando os regimes ditatoriais e as políticas econômicas adotadas por estes países. ( ) As ações das torcidas reunidas em um estádio de futebol. ( ) A luta das feministas, por direitos iguais para homens e mulheres no trabalho e na sociedade. ( ) Uma multidão de pessoas aguardando o início de um show que, ao saberem do cancelamento do espetáculo, resolvem quebrar as cadeiras, o palco e tudo o que virem pela frente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...