Questões de Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A captação de eventos consiste no conjunto de ações em parceria, visando conquistar eventos para uma cidade ou região e que são realizados periodicamente, em sistema de rodízio. A execução desse trabalho envolve algumas atividades fundamentais, entre elas: 1. Análise das condições do núcleo receptor para sediar eventos. 2. Construção de equipamentos e instalações especiais para atender aos eventos pretendidos. 3. Definição de estratégias de captação de eventos para o centro receptor. 4. Elaborar folhetaria sobre a cidade/estado/país, vídeo promocional e catálogos de fotos dos locais disponíveis, para divulgar a sede proponente a sediar um evento. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente o item 3 é verdadeiro.
  • B. Somente os itens 1 e 2 são verdadeiros.
  • C. Somente os itens 1, 3 e 4 são verdadeiros.
  • D. Somente os itens 2, 3 e 4 são verdadeiros.
  • E. Os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.

Os calendários de eventos e a data escolhida para a sua realização são dois importantes tópicos quando se trata de eventos e sua captação. O primeiro representa, sem dúvida, o intenso esforço de uma equipe, desde o planejamento até a divulgação. O segundo constitui, sem nenhuma objeção, o primeiro passo para o sucesso ou o fracasso de um evento. (Brito; Fontes, 2002) Entre os demais fatores para o sucesso ou fracasso de um evento, tem-se: 1. Superposição de datas, período de férias escolares e transporte em geral. 2. Atividades turísticas previstas, acontecimentos cívicos ou religiosos e capacidade de atendimento hoteleiro. 3. Aspectos da natureza, disponibilidade de tempo útil e aspectos econômico-financeiros. 4. Atividade do organizador do evento e conveniência dos centros de convenções, interesse da entidade promotora e dos seus componentes, empenho do governo e superdimensionamento. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente os itens 3 e 4 são verdadeiro.
  • B. Somente os itens 1 e 2 são verdadeiros.
  • C. Somente os itens 1, 2 e 4 são verdadeiros.
  • D. Somente os itens 1 e 3 são verdadeiros.
  • E. Os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.

“A comunicação digital integrada é um processo dinâmico, em transição contínua e irreversível no ambiente das organizações contemporâneas”, segundo Corrêa (2008), que esclarece a importância da inserção daquela no composto comunicacional da organização. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas: 1. A construção da estratégia de comunicação digital é um processo que se inicia pela compreensão de suas duas variáveis, estratégia e ambiente digital. Também requer um delineamento claro do ambiente da empresa em seu espectro de atuação. 2. O cenário 2.0 representa um deslocamento do polo emissor de mensagens no processo comunicacional, propiciando um alto grau de envolvimento e personalização dos usuários e alto grau de articulação coletiva. 3. O posicionamento de uma organização em nível 1.0 ou 2.0 é excludente, pois não podem acontecer ao mesmo tempo no contexto da comunicação digital de uma organização, considerando-se a diversidade dos seus públicos e seus propósitos e intenções. 4. Estratégia de comunicação digital trata do alinhamento e integração da comunicação digital à estratégia global de comunicação, acrescidos das especificidades dos diferentes públicos diante dos meios digitais. Esse processo requer detalhamento de concepção e construção do composto de comunicação digital. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

“A comunicação pública deve ser pensada como um processo político de interação no qual prevalecem a expressão, a interpretação e o diálogo. É preciso salientar que o entendimento da comunicação pública como dinâmica voltada para as trocas comunicativas entre instituições e a sociedade é relativamente recente”. (MATOS, 2011) Considerando os estudos sobre comunicação pública, considere as seguintes afirmativas:

1. A ideia norteadora do conceito de comunicação pública deve incluir todos os atores sociais que integram a esfera pública para debater e formular propostas de ações ou políticas que beneficiem a sociedade.

2. O cidadão é considerado um receptor ativo no processo de comunicação, ou seja, a comunicação pública coloca a centralidade do processo de comunicação no cidadão.

3. A comunicação de massa não contribui com o processo da comunicação pública, apesar da possibilidade de estabelecimento de agenda e de debate público.

4. A comunicação pública é um conceito em amadurecimento, sendo ainda restrita, na atualidade, à comunicação do Estado e do Governo com seus cidadãos. Daí o entendimento de que comunicação pública e comunicação governamental são sinônimos.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • A. 1 – 3 – 2 – 4.
  • B. 1 – 4 – 3 – 2.
  • C. 2 – 3 – 4 – 1.
  • D. 3 – 4 – 1 – 2.
  • E. 2 – 4 – 3 – 1.

Segundo França (2009), a expressão relacionamentos corporativos oferece maior precisão para mostrar qual a visão mais completa que a organização tem de seus públicos e como deve proceder para lidar com eles de maneira mutuamente benéfica. Com relação aos relacionamentos corporativos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Reportam-se à organização como um todo articulado, um corpo constituído por muitas partes, que interagem com outras partes interessadas, para que a organização atinja seus objetivos (globais) de negócios. ( ) Trabalham com diretrizes organizacionais como visão, missão, objetivos, valores, cultura e estratégias a curto, médio e longo prazo. ( ) Estão diretamente ligados à imagem corporativa estabelecida pela própria empresa, em seus objetivos de longo prazo e em todos os métodos de representação que ela utiliza para se apresentar aos diferentes públicos. ( ) Antecedem os programas de comunicação, pois, primeiro, vêm o mapeamento e o conhecimento dos públicos, a determinação de como será a interação com eles, e somente então se implantam os processos de comunicação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – V – V.
  • B. V – F – V – F.
  • C. V – V – F – V.
  • D. F – V – V – F.
  • E. F – V – F – V.

Identidade, imagem e reputação são distintas, mas ligadas entre si. Para Schmidt (2011), sem identidade não há imagem, e sem imagem não há reputação: são aspectos inerentes a qualquer organização e que formam uma concepção sobre ela. Bueno (2009) comenta sobre o esvaziamento de tais conceitos, decorrente de um uso inadequado pela literatura, que os utilizou como sinônimos. Levando em conta os conhecimentos sobre o conceito de reputação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) É considerada uma representação simplificada sobre uma organização, que emerge na mente das pessoas como síntese de uma ou várias sensações e percepções.

( ) É um conceito, uma avaliação, que decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente, resultando de um processo mais demorado de interação.

( ) Reflete e projeta a real personalidade da organização.

( ) É formada pela identificação da legitimidade existente entre os valores e princípios da empresa e suas ações e os valores e interesses de seus públicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – V – F.
  • B. V – V – F – F.
  • C. V – F – F – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. F – V – V – F.

Para planejar estrategicamente a comunicação organizacional, Kunsch (2008) menciona a importância em situar a organização na sociedade da qual faz parte, para análises de contexto e reflexões. Para a autora, “pensar e administrar estrategicamente a comunicação organizacional” pressupõe algumas ações. Assinale a alternativa que NÃO contempla essa fase.

  • A. Revisão e avaliação dos paradigmas organizacionais e comunicacionais vigentes.
  • B. Uso de pesquisas e auditorias da comunicação.
  • C. Reconhecimento e auditoria da cultura organizacional.
  • D. Definição e estabelecimento de filosofias e políticas.
  • E. Identificação e avaliação da importância do capital intelectual integral da organização.

Sobre a percepção pública de uma imagem, considere as seguintes afirmativas:

1. Imagens estão baseadas somente na verdade dos fatos.

2. Os valores associados a uma imagem, às vezes, são muito mais influentes do que os fatos objetivamente pertencentes a ela.

3. Os mesmos fatos, vistos a partir de novos valores, podem assumir novo significado, afetando a formação da imagem.

4. As imagens são abstrações. Não são nem reais, nem falsas.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

As análises sociológicas atuais reconhecem nos movimentos sociais uma forma de luta política organizada para pelos direitos dos cidadãos, estendendo-os para outros setores da sociedade. Tais movimentos ocorrem quando pessoas se organizam e lutam contra a opressão, intervindo em favor de uma mudança social. Com relação a ações ou movimentos que podem ser considerados movimentos sociais, identifique as ações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Movimentos de esquerda que surgiram na América Latina, de forma mais intensa nas décadas de 1960 e 1980, no campo e na cidade, questionando os regimes ditatoriais e as políticas econômicas adotadas por estes países.

( ) As ações das torcidas reunidas em um estádio de futebol.

( ) A luta das feministas, por direitos iguais para homens e mulheres no trabalho e na sociedade.

( ) Uma multidão de pessoas aguardando o início de um show que, ao saberem do cancelamento do espetáculo, resolvem quebrar as cadeiras, o palco e tudo o que virem pela frente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – V – F.
  • B. V – F – F – V.
  • C. F – F – V – F.
  • D. V – V – F – V.
  • E. F – V – V – F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...