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Assinale a alternativa INCORRETA
A comunicação empresarial afina-se com o processo de gestão organizacional e tem sido pouco a pouco afetada pelas pressões do mercado, sobretudo quando se orienta por objetivos estritamente comerciais, relegando a segundo plano o seu caráter institucional
A indústria da comunicação apresenta mudanças drásticas, com o aprofundamento de sua concentração e a sua dependência de fatores políticos e econômicos
O aumento acelerado da circulação de informações e a convicção de que a imagem de uma empresa ou entidade é construída com base em leituras distintas feitas por um grande número de públicos de interesse tornam o processo de comunicação mais dinâmico e menos complexo
Estratégica e vital para o processo de tomada de decisões, a comunicação empresarial paulatinamente se destaca no organograma das organizações
A comunicação empresarial moderna tem o seu foco no negócio. Isso significa que apenas didaticamente – e, ainda assim, com o risco iminente de se toldar a visão – podem-se admitir como singulares as vertentes institucional e mercadológica
A comunicação empresarial incorporou também a tendência de segmentação de mercados e de públicos, com a implementação de canais para dar conta de interesses e expectativas localizados, expressos por segmentos ou grupos de consumidores. A idéia básica que reforça essa tendência é de que as pessoas, em função dos cargos e papéis que desempenham na sociedade, têm demandas específicas por produtos e informações. As empresas capazes de identificar essas demandas e, sobretudo, de satisfazê-las, trilham, com mais facilidade, o caminho do sucesso. Acerca do texto acima, considere as seguintes afirmativas:
1. Exige-se do comunicador empresarial o conhecimento do mercado em que a organização atua, do perfil dos públicos com que ela se relaciona e dos canais utilizados para promover esse relacionamento.
2. Cabe ao comunicador social posicionar a empresa a partir da imagem idealizada da organização e utilizar todos os canais de comunicação possíveis para um relacionamento sadio com os públicos de interesse.
3. O comunicador empresarial deve ser efetivamente um gestor, capaz de traçar estratégias, fazer leituras do ambiente interno e externo e agir de modo proativo.
Assinale a alternativa correta.
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
3 – 2 – 1 – 4
3 – 4 – 1 – 2.
4 – 3 – 2 – 1.
3 – 4 – 2 – 1.
4 – 3 – 1 – 2
2 – 4 – 3 – 1 – 5.
5 – 2 – 1 – 3 – 4.
4 – 3 – 2 – 1 – 5
4 – 5 – 3 – 2 – 1.
4 – 3 – 5 – 1 – 2.
Sobre projetos de relações públicas com a comunidade, considere as seguintes afirmativas:
1. Devem ser utilizados para minimizar problemas reais causados às pessoas pela ação da organização, com o objetivo exclusivo de minimizar o desgaste na imagem da empresa.
2. A abordagem de comunicação deve propiciar unidade e sintonia entre a organização e a comunidade, cabendo à organização tomar as medidas técnicas e comunicá-las ao público.
3. O desenvolvimento de um projeto de relações públicas com a comunidade requer um redirecionamento metodológico, substituindo a ação unidirecional e autoritária das organizações.
4. É fundamental criar mecanismos que propiciem o diálogo permanente entre a organização e o público, mantendo um relacionamento direto e contínuo entre as partes envolvidas.
5. Do ponto de vista do diálogo entre a organização e o público, a concepção das relações públicas se aproxima do modelo �simétrico de duas mãos de Grunig e Hunt, pois a ênfase está mais no público do que na mídia.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente a afirmativa 3 é verdadeira
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras
Quanto a um projeto de relações públicas para determinada organização, considere as afirmativas abaixo:
1. Deverá percorrer as seguintes etapas: pesquisa, briefing, diagnóstico, programas de ação, anteprojeto, projeto final.
2. Deverá buscar resolver todos os problemas de relacionamento da organização com os seus públicos.
3. Não precisa estar de acordo com a política de comunicação social da organização.
4. Deverá proporcionar condições de alcançar resultados esperados e enfocados pelo planejamento estratégico da organização.
5. Deverá ser considerado um trabalho com datas de início e término previamente estabelecidas, com coordenador responsável e resultado final predeterminado.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
Sobre os procedimentos a serem adotados para mapear e identificar os públicos junto às organizações, considere as seguintes afirmativas:
1. Auxiliam no levantamento de dados para pesquisas sobre atitudes e comportamentos dos públicos.
2. Contribuem para que a organização entenda a importância dos públicos e saiba lidar com eles.
3. Favorecem a escolha do conteúdo da mensagem, das idéias centrais a desenvolver e da abordagem a empreender.
4. Devem ater-se aos focos típicos da relação organização�públicos, que inclui tão somente o social e a resolução de conflitos.
5. Adotam o critério geográfico de públicos internos e externos como o mais relevante para a escolha dos públicos da organização.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras
"Os líderes de opinião e o fluxo comunicativo em dois níveis são, pois, apenas uma modalidade específica de um fenômeno de ordem geral; na dinâmica que gera a formação da opinião pública "dinâmica em que participam também os mass media" o resultado global não pode ser atribuído aos indivíduos considerados isoladamente; deriva, pelo contrário, da rede de interações que une as pessoas umas às outras." (Wolf, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1995.) O texto acima refere diversas discussões relevantes que perpassaram a Escola Americana dos estudos dos efeitos da comunicação de massa. Sobre essa vertente de estudos e com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1. A concepção de sociedade com indivíduos atomizados recebendo isoladamente as mensagens dos meios de comunicação de massa, referida no texto de Wolf, é fundamento da teoria da agulha hipodérmica.
2. Os líderes de opinião fazem parte de uma vertente de estudos que defende que os efeitos dos meios de comunicação não podem ser compreendidos senão a partir da análise das interações recíprocas entre os destinatários.
3. Os líderes de opinião são pessoas que, pela posição social, têm capacidade de influenciar as opiniões de indivíduos menos informados ou em posição social inferior sobre qualquer tema abordado pelos meios de comunicação.
4. O conceito de líderes de opinião reforça a noção de sociedade de massa, pois aponta para a existência de uma massa incapaz de pensar sozinha e moldada por pessoas mais informadas e pelos meios de comunicação.
Assinale a alternativa correta.
Somente 1 e 2 são verdadeiras
Somente 1, 2 e 3 são verdadeiras
Somente 3 e 4 são verdadeiras
Somente 1, 3 e 4 são verdadeiras
Somente 2 e 4 são verdadeiras
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