Questões de Relações Públicas da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O profissional que pratica Relações Públicas deve apresentar um comportamento

  • A.

    divertido, informal e casual.

  • B.

    formal, sério e introspectivo.

  • C.

    ético, equilibrado e empático.

  • D.

    irreverente, destemido e ousado.

  • E.

    simples, amistoso e extrovertido.

As publicações internas, de caráter de comunicação dirigida, têm por função estabelecer e manter relacionamento com funcionários, colaboradores, prestadores de serviços, entre outros. A partir dos objetivos e públicos específicos, será definida a sua estrutura por meio de

  • A.

    manual de gerenciamento de risco.

  • B.

    normas técnicas e internas.

  • C.

    manual de identidade e políticas.

  • D.

    projeto de difusão técnica.

  • E.

    projetos editorial e gráfico.

Historicamente, a profissão de relações públicas tem alguns marcos relativos à legislação e à criação de entidades representativas. Assinale a alternativa que expressa corretamente a constituição da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) , além da data da Lei que regulamenta a profissão (Lei n.º 5.377), em ordem cronológica.

  • A.

    Aberje (1954); ABRP (1967); Lei n.º 5.377 (1967); Abrapcorp (2002); Abracom (2006).

  • B.

    ABRP (1954); Aberje (1967); Lei n.º 5.377 (1967); Abrapcorp (2002); Abracom (2006).

  • C.

    Abracom (1954); Lei n.º 5.377 (1967); Abrapcorp (1967); ABRP (2002); Aberje (2006).

  • D.

    ABRP (1954); Aberje (1967); Lei n.º 5.377 (1967); Abracom (2002); Abrapcorp (2006).

  • E.

    Abracom (1954); Lei n.º 5.377 (1967); Aberje (1967); ABRP (2002); Abrapcorp (2006).

A relação entre oferta e procura denomina-se demanda. Quando existe uma relação entre procura superior à oferta, existindo mais consumidores interessados em adquirir um produto do que a disposição destes, chama-se demanda

  • A.

    excessiva.

  • B.

    plena.

  • C.

    satisfatória.

  • D.

    negativa.

  • E.

    alarmante.

Ao conjunto de práticas e atividades relacionadas à defesa do interesse de grupos de pressão junto ao poder público, influenciando legislação, políticas e ações deste, chama-se

  • A.

    listen.

  • B.

    lobby.

  • C.

    compliance.

  • D.

    value.

  • E.

    strategy.

Quando, no planejamento de relações públicas, há referência ao termo comunicação dirigida, isso significa que se procura estabelecer vínculos com

  • A.

    massa.

  • B.

    públicos.

  • C.

    multidão.

  • D.

    storeholders

  • E.

    target

Dentro do planejamento de relações públicas, as novas tecnologias são cada dia mais necessárias. O uso de vlogs pode ser recomendado para estabelecer relacionamentos tanto com públicos internos quanto externos e permite apoiar

I. ações que contenham imagens em suas mensagens;

II. lançamentos de produtos com cobertura exclusiva de áudio;

III. divulgação de personalidades, utilizando-se de entrevistas dadas por executivos a televisões.

Desse modo, pode-se afirmar que

  • A.

    apenas I e III são verdadeiras.

  • B.

    apenas II e III são verdadeiras.

  • C.

    apenas I e II são verdadeiras.

  • D.

    somente I é verdadeira.

  • E.

    I, II e III são verdadeiras.

A utilização da estratégia denominada merchandising tem por objetivo

  • A.

    disseminar a marca para públicos distantes.

  • B.

    apoiar a empresa em eventos institucionais.

  • C.

    reforçar as políticas institucionais.

  • D.

    apresentar produtos em programas de rádio.

  • E.

    valorizar o produto no PDV.

De acordo com Jerome McCarthy, o conceito composto de marketing é integrado por

  • A.

    promoção, publicidade, jornalismo e relações públicas.

  • B.

    produto, marca, embalagem e distribuição.

  • C.

    produto, preço, praça e promoção.

  • D.

    comunicação, estratégia e tática.

  • E.

    atenção, interesse, desejo e ação.

No pensamento de Marx e Engels, ideologia é vista como uma “falsa consciência”, isto é, a consciência de uma classe imposta sobre a outra – a falsa consciência imposta pela burguesia ao proletariado com o objetivo de esconder a real situação da classe trabalhadora. Uma ideologia, nesse sentido, é um conjunto

  • A.

    de padrões coordenado pelo senso comum, pelas aspirações coletivas e fundadas no comportamento preestabelecido.

  • B.

    de valores, práticas e aspirações responsáveis por criar a moldura a partir da qual o indivíduo entende o mundo ao seu redor.

  • C.

    de informações que fundamenta o posicionamento sobre a luta política e as aspirações sociais.

  • D.

    de interações circulares que geram sentido para grupos e permitem a interpretação de ideias e de propostas.

  • E.

    de produtos simbólicos que geram sentido e significado para a interpretação da realidade e das mensagens.

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