Questões de Saúde Pública

Lista completa de Questões de Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ciclo biológico do mosquito da dengue ocorre em duas fases. Assinale a alternativa CORRETA para a sequência das fases desse ciclo:

    A) aérea e aquática

    B) marinha e aérea

    C) terrestre e aérea

    D) marinha e terrestre

Conhecer o ciclo biológico dos agentes causadores é uma ferramenta importante e norteadora para os órgãos responsáveis na atuação das medidas preventivas, de combate e profilaxias. O ciclo destacado na imagem é representativo de qual parasitose?

    A) Donovanose

    B) Leishmaniose

    C) Esquistossomose

    D) Lepstopirose

Utilizam-se conceitos frequentemente para relatar as parasitoses e algumas outras doenças. Agente etiológico, agente transmissor e vetor são conceitos fundamentais, os quais significam, respectivamente:

    A) Causa a doença; transporta o agente causador; transmite a doença.

    B) Causa a doença; transmite a doença; transporta o agente causador.

    C) Transmite a doença; causa a doença; transporta o agente causador.

    D) Transporta o agente causador; transmite a doença; causa a doença.

Leia a frase a seguir “A doença conhecida popularmente como Barriga D’água, a ___________, está relacionada a condições precárias de ____________. É considerada problema de saúde pública. Causada pelo parasita ___________________, que uma vez dentro do organismo humano os vermes vivem dentro das ____________ do mesentério e do fígado.” Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase.

    A) ancilostomose, abastecimento, Ancylostoma duodenale, artérias.

    B) leishmaniose, saneamento, Leishmania, vênulas.

    C) esquistossomose, saneamento, Schistosoma mansoni, veias.

    D) listeriose, abastecimento, Listeria, arteríolas.

Segundo descrito no Capítulo I – Disposições Preliminares (Art 1º 3 Art 2º) da Lei 8.080/1990 (condições para a promoção e recuperação da saúde) e Decreto nº 7.508/2011, assinale a alternativa CORRETA para a definição de Região de Saúde.

    A) Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas, psicológicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes públicos, com a finalidade de integrar a organização e o planejamento de ações e serviços de saúde.

    B) Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

    C) Espaço geográfico delimitado, constituído por agrupamentos de Municípios afins, delimitado a partir de identidades psicossociais e econômicas e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

    D) Espaço geográfico delimitado pelo agrupamento de Municípios com as mesmas propriedades, a partir de identidades culturais, econômicas, sociais e psicológicas e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes público, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

Conforme descrito na Política Nacional de Atenção Básica, no Capítulo I, Das disposições gerais da Atenção Básica de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA acerca da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).

    A) Cada ACS deve realizar as ações previstas nas regulamentações vigentes e ter uma microárea sob sua responsabilidade, cuja população não ultrapasse 450 pessoas.

    B) A atividade do ACS deve se dar pela lógica do planejamento do processo de trabalho a partir das necessidades do território, com priorização para população com maior grau de vulnerabilidade e de risco epidemiológico.

    C) A atuação em ações básicas de saúde deve visar à integralidade do cuidado no território.

    D) Cadastrar, preencher e informar os dados através do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica vigente.

A Educação Ambiental conservadora possui algumas características marcantes, como:
I- Conservacionismo: traz a ideia de natureza intocada e intocável, buscando a preservação de áreas naturais, total ou parcialmente, restritas à presença humana, sem questionar o modelo de ocupação urbana e as desigualdades de acesso e uso dos recursos naturais;
II- Comportamentalismo: foca no indivíduo e nas possíveis mudanças de atitude deste, sem questionar as características políticas, socioeconômicas e simbólicas que geram e estimulam determinados comportamentos. III- Ecoeficiência: caracteriza-se pela proposição de soluções tecnológicas para os problemas ambientais. Essas soluções, no entanto, são meramente paliativas e não alteram a lógica insustentável de produção e consumo.
Dos itens acima:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas os itens I e III estão corretos.

    D) Apenas os itens II e III estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Definimos epizootia como:

    A) Qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo.

    B) Acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais.

    C) Situação que pode constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida, alteração, no padrão clínicoepidemiológico das doenças conhecidas.

    D) Doença ou morte de animal ou de grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública.

    E) Enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.

Schistosoma mansoni é o vetor da doença denominada:

    A) Calazar.

    B) Leishmaniose tegumentar.

    C) Esquistossomose.

    D) Doença de Chagas.

    E) Lyme.

São atribuições específicas do Agente de Controle de Epidemias com relação ao combate da Dengue, exceto:

    A) Vistoriar e tratar com aplicação de larvicida, caso seja necessário, os pontos estratégicos.

    B) Vistoriar e tratar com aplicação de larvicida/biolarvicida, quando necessário, os criadouros de mosquitos.

    C) Atuar, junto aos domicílios, informando aos seus moradores sobre a doença – seus sintomas e riscos – e o agente transmissor e medidas de prevenção.

    D) Elaborar e/ou executar estratégias para o encaminhamento/resolução das pendências.

    E) Capacitar membros da equipe quanto à prevenção, ao manejo do tratamento, às ações de vigilância epidemiológica e ao controle da dengue.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...