Questões de Saúde Pública do ano 2020

Lista completa de Questões de Saúde Pública do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O decreto de nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, dentre outras providências. Tendo por base o decreto nº 7.508, marque a alternativa que consta a definição CORRETA de “Rede de Atenção à Saúde”:

    A) Conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.

    B) Conjunto de serviços de saúde específico para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial.

    C) Instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.

    D) Serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS.

Sobre os objetivos e atribuições do SUS é correto afirmar:

    A) A vigilância nutricional e a orientação alimentar NÃO são abrangidas pelo SUS.

    B) Cabe ao SUS a revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais.

    C) O SUS NÃO identifica e nem divulga os fatores condicionantes e determinantes da saúde.

    D) O SUS NÃO abrange o incremento, em sua área de atuação, do desenvolvimento científico e tecnológico.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde. Os Conselhos de Saúde, no âmbito nacional, estadual e municipal, atuam na formulação de estratégias e no controle da execução de políticas de saúde. Sendo assim, cada Conselho de Saúde deve obedecer a seguinte composição de membros:

    A) 50% de entidades e movimentos representativos de usuários; 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

    B) 25% de entidades e movimentos representativos de usuários; 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 50% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

    C) 50% de entidades e movimentos representativos de usuários; 30% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 20% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos

    D) 25% de entidades e movimentos representativos de usuários; 50% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica. Naquilo que diz respeito aos princípios do Sistema único de Saúde é INCORRETO afirmar que:

    A) Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.

    B) Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

    C) Cooperação: o objetivo desse princípio é de que todas as áreas em si cooperem para o bem estar das famílias em si, independente das características sociais ou pessoais.

    D) Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

Saneamento básico de saúde é um dos aspectos relevantes no controle de doenças e manutenção da saúde individual e coletiva. Neste contexto, pode-se afirmar que:


I. A utilização de água tratada oferece risco à saúde individual e/ou coletiva.

II. Ausência de sistema de esgoto ou esgoto ao céu aberto coloca em risco somente a saúde coletiva.

III. A proliferação de vetores está relacionada entre outros fatores a ausência individual de cuidados de higiene na própria residência, como água parada e entulhos.

    A) I, II e III.

    B) Somente III.

    C) Somente II e III.

    D) Somente I e III.

    E) Somente I.

As arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti têm se constituído em um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas. Estima-se que 3 bilhões de pessoas estejam sob o risco de contrair a doença e que ocorram, anualmente, 390 milhões de infecções e 20 mil mortes. Sobre a dengue pode-se afirmar que:

    A) O Aedes albopictus é o vetor da dengue na Ásia. Embora esteja presente nas Américas, até o momento, não foi associado à transmissão de dengue nessa região. Apesar disso, a espécie não pode ser desconsiderada pelos programas de controle, por ter demonstrado competência vetorial em laboratório e estar presente em todas as regiões do Brasil.

    B) A espécie Aedes aegypti não é a única comprovadamente responsável pela transmissão dessa arbovirose no Brasil.

    C) Em relação ao vírus dengue (DENV), o período de incubação intrínseco pode variar de 2 a 12 dias.

    D) Uma vez que haja infecção, a imunidade adquirida é permanente para todos os sorotipos.

    E) Em relação ao vírus dengue (DENV), o período de incubação intrínseco pode variar de 8 a 15 dias.

Os vírus dengue (DENV), chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV) são arbovírus (Arthropod-borne virus), ou seja, são vírus transmitidos por artrópodes. São assim, denominados não somente por sua veiculação através de artrópodes, mas, principalmente, pelo fato de parte de seu ciclo replicativo ocorrer nos insetos. Para prevenção e controle é necessário conhecer entre outros fatores o modo de transmissão. Considere a dengue e assinale a alternativa que corresponde ao(s) modo(s) de transmissão possível(is):


I. Via vetorial.

II. Via vertical.

III. Via transfusional.

    A) Somente I.

    B) Somente II.

    C) I, II e III.

    D) Somente I e II.

    E) Somente I e III.

Calazar, é uma doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia, hepatoesplenomegalia e anemia, dentre outras. Quando não tratada, pode evoluir para o óbito em mais de 90% dos casos. Sobre medidas de combate e prevenção para esta patologia todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

    A) Uso de mosqueteiro com malha fina.

    B) Eliminação e destino adequado dos resíduos sólidos orgânicos.

    C) Cães com coleiras impregnadas com deltametrina a 4%.

    D) Evitar se expor nos horários de atividade do vetor, início da manhã e tarde.

    E) Uso de telas em canis individuais e coletivos.

Entre as competências do agente de combate às endemias está reconhecer os problemas de saúde e fatores de risco na sua prática de campo. Para isto, o mapeamento de vulnerabilidades auxilia, mas este deve considerar a identificação de fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva. Neste contexto assinale a alternativa CORRETA quanto ao que se considera fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e/ou coletiva:


I. Alimentação saudável.

II. Acesso às redes de atendimento em saúde.

III. Acesso à educação.

IV. Higiene.

    A) I, II, III e IV estão corretas.

    B) Somente I, II e III.

    C) Somente II, III e IV.

    D) Somente II.

    E) Somente I e IV.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa que provoca vasculite generalizada. Considerada como reemergente no Brasil. Sobre o modo de transmissão e/ou período de transmissibilidade desta patologia é CORRETO afirmar que:

    A) A transmissão ocorre de forma indireta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar ou falar.

    B) A transmissão ocorre somente por contato com indivíduo contaminado.

    C) A transmissibilidade inicia-se seis dias antes do exantema e dura até quatro dias após seu aparecimento.

    D) A transmissibilidade inicia-se três dias antes do exantema e dura até seis dias após seu aparecimento.

    E)

    A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar ou falar e o período de transmissão inicia-se dois dias antes do aparecimento do exantema e dura até sete dias após seu aparecimento.



Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...