Questões sobre Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública

Lista completa de Questões sobre Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos princípios e das diretrizes do SUS, julgue o item a seguir.
As ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único organizado de acordo com princípios, entre os quais se incluem a descentralização, com direção única em cada esfera de governo, e o atendimento integral, com prioridade para as atividades e os serviços assistenciais.

Em relação aos processos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.


O Cartão Nacional de Saúde utilizado no SUS é um instrumento criado pelo Ministério da Saúde e, atualmente, consegue vincular os procedimentos executados no âmbito do SUS ao (à) usuário(a) e à unidade de saúde, mas carece de melhorias quanto à vinculação dos profissionais que atenderam o (a) usuário(a).

Sobre o Sistema de Saúde Municipal, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA

    A) A totalidade das ações e de serviços de atenção à saúde, no âmbito do SUS, deve ser desenvolvida em um conjunto de estabelecimentos, organizados em rede regionalizada e hierarquizada, e disciplinados segundo subsistemas, um para cada município.

    B) O SUS-Municipal é voltado ao atendimento parcial de sua própria população e inserido de forma indissociável no SUS, na abrangência estadual.

    C) Os estabelecimentos desse subsistema municipal, do SUS-Municipal, não precisam ser, obrigatoriamente, de propriedade da prefeitura, nem precisam ter sede no território do município.

    D) Independentemente da gerência dos estabelecimentos prestadores de serviços ser estatal ou privada, a gestão de todo o sistema municipal é, necessariamente, da competência do poder público e exclusiva desta esfera de governo, respeitadas as atribuições do respectivo Conselho e de outras diferentes instâncias de poder.

    E) O caráter diferenciado do modelo de gestão é transitório, vez que todo e qualquer município pode ter uma gestão plenamente desenvolvida, levando em conta que o poder constituído, neste nível, tem uma capacidade de gestão intrinsecamente igual e os seus segmentos populacionais dispõem dos mesmos direitos.

Acerca dos princípios e das diretrizes do SUS, julgue o item a seguir.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, são diretrizes do SUS a universalidade, a equidade e a integralidade.

Em relação aos processos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.


As recomendações necessárias e os redirecionamentos do plano de saúde não devem constar no Relatório de Gestão Anual, mas sim no Plano Plurianual.

De acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:

    A) identificar os serviços estaduais e municipais de referência nacional para o estabelecimento de padrões técnicos de assistência à saúde.

    B) participar da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho e coordenar a política de saúde do trabalhador;

    C) estabelecer o Sistema Nacional de Auditoria e coordenar a avaliação técnica e financeira do SUS em todo o Território Nacional em cooperação técnica com os Estados, Municípios e Distrito Federal.

    D) promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde.

    E) elaborar normas para regular as relações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços privados contratados de assistência à saúde.

Acerca dos princípios e das diretrizes do SUS, julgue o item a seguir.
No conjunto das legislações que regem o SUS, são apresentados simultaneamente como princípios e diretrizes a descentralização, a integralidade no atendimento e a participação da comunidade.

Em relação aos processos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.


O planejamento do SUS é ascendente e integrado, do nível local até o municipal, e tem como objetivo orientar a compatibilização dos instrumentos de saúde, com exceção da Lei Orçamentária Anual (LOA), que se refere ao nível federal.

A lei 8.080/90 define atribuições comuns da União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, essas que serão exercidas em âmbito administrativo. Uma delas é a realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas:

    A) pelo Senado Federal.

    B) pela Câmara dos Deputados.

    C) pelo Congresso Nacional.

    D) pelo Poder Executivo Federal.

    E) pelo Conselho Nacional de Saúde.

Acerca dos princípios e das diretrizes do SUS, julgue o item a seguir.
As ações e os serviços públicos de saúde, bem como os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS, devem ser desenvolvidos de acordo com o princípio da preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...