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A primeira parte de um aviso, ofício ou memorando deve sempre conter o
tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.
local e data em que foi produzido, com alinhamento ao centro.
assunto, com o resumo do teor do documento.
nome e cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação.
Alternativa em que a forma de tratamento foi utilizada corretamente:
Na expectativa do atendimento de nossa solicitação, apresento a Vossa Senhoria nossas atenciosas saudações.
Senhor Prefeito, aqui, na sua presença, gostaríamos de apresentar à Sua Excelência nossos pedidos de desculpas pelo ocorrido.
Na abertura do Seminário, Vossa Excelência o Senhor Reitor falou sobre o Plano Estratégico.
Senhor Cardeal, Vossa Magnificência discorreu com competência sobre o tema determinado.
O fecho de um documento administrativo destinado a autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior deve ser
Cordialmente.
Atenciosamente.
Respeitosamente.
Saudações institucionais.
O documento que tem vários destinatários, gerando ou não numeração específica, segundo a necessidade da unidade emitente qualifica-se como
ata.
formulário.
circular.
relatório.
Como a assinatura é a garantia de validade dos documentos e, por isso, requer legitimidade, em um documento administrativo, o servidor deve indicar abaixo da assinatura seu
endereço e local de trabalho.
tempo de serviço e função no órgão.
nome da chefia e nível hierárquico.
nome e qualificação funcional.
A opinião fundamentada, emitida em nome pessoal ou de órgão administrativo, sobre tema que lhe haja sido submetido para análise e competente pronunciamento, e que visa a fornecer subsídios para tomada de decisão é um
despacho.
parecer.
relatório.
requerimento.
A correspondência interna empregada entre as unidades administrativas de um órgão, sem restrições hierárquicas e temáticas é chamada de
portaria.
ofício.
memorando.
ordem de serviço.
O instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembléia denomina-se
ata.
apostila.
carta.
declaração.
A gestão de documentos pressupõe três momentos não necessariamente consecutivos. Aquele que trata da implantação de sistemas de arquivo, seleção dos sistemas de reprodução, automatização do acesso, mobiliário, materiais e local é referente à
produção.
manutenção e uso.
destinação final.
destruição.
Julgue os itens a seguir, relativos a eventos em organizações públicas ou privadas.
De acordo com o protocolo de disposição de bandeiras nacionais em eventos internacionais, a bandeira do país anfitrião ficará sempre no centro, dispondo-se, em ordem alfabética, independentemente da situação, à esquerda e à direita, sucessivamente, as dos países estrangeiros participantes.
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