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Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem
a organização em constante aprendizagem (learning organization) em que empresas aprendem à medida que os seus trabalhadores vão ganhando novos conhecimentos. O conceito baseia-se nas idéias denominadas double-loop learning, ou seja, em que os erros são corrigidos por meio da alteração das normas empresariais que o causaram.
Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem
o diagrama de causa e efeito, que é uma ferramenta da qualidade desenvolvida para representar a relação entre o efeito e todas as causas práticas e teoricamente possíveis que podem levar a esse efeito.
Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem
a análise de Pareto, que é uma ferramenta da gestão da qualidade e se baseia na premissa de que qualquer grande agrupamento de coisas é uma mistura que consiste em poucas coisas com grande importância e muitas coisas com pouca importância.
Segundo Chiavenato, desenvolvimento organizacional (D.O.), pode ser corretamente entendido como o esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz diagnóstico e da administração da cultura organizacional com ênfase, em especial, nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal. Os pressupostos básicos para atingir tanto o perfil de empresa que atenda às características descritas no texto I quanto à definição de D.O. incluem
a mudança organizacional, que deve ser planejada, configurando-se um processo contínuo e complexo. Para mudar uma empresa, é necessário mudá-la por inteiro envolvendo todos os membros da organização em compromisso conjunto. É necessário que aqueles que a dirigem liderem a mudança para que a atitude positiva à mudança seja comunicada de cima para baixo. A mudança deve ser responsabilidade pessoal de todos os que são responsáveis pelos resultados da empresa.
Segundo Chiavenato, desenvolvimento organizacional (D.O.), pode ser corretamente entendido como o esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz diagnóstico e da administração da cultura organizacional com ênfase, em especial, nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal. Os pressupostos básicos para atingir tanto o perfil de empresa que atenda às características descritas no texto I quanto à definição de D.O. incluem
a organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. Todos os cargos devem ser dispostos em uma estrutura hierárquica que encerra privilégios e obrigações, definidos por regras específicas. A autoridade deve ser inerente ao cargo e não ao indivíduo que desempenha o papel oficial.
Segundo Chiavenato, desenvolvimento organizacional (D.O.), pode ser corretamente entendido como o esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz diagnóstico e da administração da cultura organizacional com ênfase, em especial, nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal. Os pressupostos básicos para atingir tanto o perfil de empresa que atenda às características descritas no texto I quanto à definição de D.O. incluem
o indivíduo, o grupo, a organização e a comunidade, que são sistemas dinâmicos e vivos de adaptação, ajustamento e reorganização, e representam condição básica de sobrevivência em um ambiente em contínua mudança. São sistemas vivos, fechados, que independem de intercâmbios com o ambiente para sua sobrevivência e desenvolvimento.
Segundo Chiavenato, desenvolvimento organizacional (D.O.), pode ser corretamente entendido como o esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz diagnóstico e da administração da cultura organizacional com ênfase, em especial, nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal. Os pressupostos básicos para atingir tanto o perfil de empresa que atenda às características descritas no texto I quanto à definição de D.O. incluem
a organização a qual é ligada por normas e regulamentos estabelecidos previamente por escrito, com base em legislação própria que define antecipadamente como a organização deverá funcionar. Essas normas e regulamentos devem ser bem detalhados, porque devem cobrir todas as áreas da organização, prever todas as possíveis ocorrências e as enquadrar em um esquema definido capaz de regular a organização.
Segundo Chiavenato, desenvolvimento organizacional (D.O.), pode ser corretamente entendido como o esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz diagnóstico e da administração da cultura organizacional com ênfase, em especial, nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal. Os pressupostos básicos para atingir tanto o perfil de empresa que atenda às características descritas no texto I quanto à definição de D.O. incluem
o desenvolvimento e o fortalecimento de equipes, em que a abordagem é participativa e empowerment significa o fortalecimento das equipes no sentido de dotá-las de liberdade de atuação, de participação nas decisões, de plena autonomia no desempenho das tarefas e de responsabilidade pela tarefa total e pelos seus resultados.
De acordo com Paul Muchinsky, no desafio que se apresenta aos profissionais no texto I na linha 28, equipe é um conjunto de pessoas com um número limitado que interage regularmente para atingir objetivos comuns sob sua responsabilidade. Além disso, sempre existe algum grau de interdependência entre os membros de uma equipe, assim como entre diferentes equipes. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
O trabalho em equipe requer que os membros do grupo vejam a si mesmos como um grupo cujo sucesso depende da sua interação.
De acordo com Paul Muchinsky, no desafio que se apresenta aos profissionais no texto I na linha 28, equipe é um conjunto de pessoas com um número limitado que interage regularmente para atingir objetivos comuns sob sua responsabilidade. Além disso, sempre existe algum grau de interdependência entre os membros de uma equipe, assim como entre diferentes equipes. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Um dos princípios mais importantes do trabalho em equipe é que ele requer que seus membros interajam entre si.
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