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De acordo com Srour (1998), a cultura organizacional é classificada como um conjunto de padrões que permitem a adaptação dos agentes sociais à natureza e à sociedade a qual pertencem, e faculta o controle sobre o meio ambiente. A partir das determinações contidas no planejamento estratégico de uma organização, são enunciados os princípios filosóficos que sedimentarão a ideologia da organização, a qual, por seu tempo, será manifesta por meio de comunicações formais ou informais, dirigidas ou massivas (Simões, 1995). O resultado dessa equação, do formal com o informal a cultura manifesta-se como instrumento formatador de uma identidade corporativa, que é a essência própria e diferencial da organização, objetivamente expressa por meio de sua presença, suas manifestações e atuações. Os códigos, por seu tempo, vão ser acordados entre os agentes presentes na organização quanto a seus elementos básicos, em conformidade com as regras segundo as quais essas unidades podem ser selecionadas e combinadas, os significados à disposição do receptor e a função social ou comunicativa que desempenham (Fiske, 1997). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A comunicação empresarial compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) e junto à opinião pública esse conjunto de atividades, ações, estratégias, produtos e processos é função do marketing.
De acordo com Srour (1998), a cultura organizacional é classificada como um conjunto de padrões que permitem a adaptação dos agentes sociais à natureza e à sociedade a qual pertencem, e faculta o controle sobre o meio ambiente. A partir das determinações contidas no planejamento estratégico de uma organização, são enunciados os princípios filosóficos que sedimentarão a ideologia da organização, a qual, por seu tempo, será manifesta por meio de comunicações formais ou informais, dirigidas ou massivas (Simões, 1995). O resultado dessa equação, do formal com o informal a cultura manifesta-se como instrumento formatador de uma identidade corporativa, que é a essência própria e diferencial da organização, objetivamente expressa por meio de sua presença, suas manifestações e atuações. Os códigos, por seu tempo, vão ser acordados entre os agentes presentes na organização quanto a seus elementos básicos, em conformidade com as regras segundo as quais essas unidades podem ser selecionadas e combinadas, os significados à disposição do receptor e a função social ou comunicativa que desempenham (Fiske, 1997). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A relação entre a cultura organizacional, a identidade corporativa e a imagem institucional colaboram para a compreensão dos processos inter-relacionais das organizações com seus diferentes públicos, em especial os chamados colaboradores, responsáveis por construir, de dentro para fora, a imagem percebida pelo dito consumidor.
De acordo com Srour (1998), a cultura organizacional é classificada como um conjunto de padrões que permitem a adaptação dos agentes sociais à natureza e à sociedade a qual pertencem, e faculta o controle sobre o meio ambiente. A partir das determinações contidas no planejamento estratégico de uma organização, são enunciados os princípios filosóficos que sedimentarão a ideologia da organização, a qual, por seu tempo, será manifesta por meio de comunicações formais ou informais, dirigidas ou massivas (Simões, 1995). O resultado dessa equação, do formal com o informal a cultura manifesta-se como instrumento formatador de uma identidade corporativa, que é a essência própria e diferencial da organização, objetivamente expressa por meio de sua presença, suas manifestações e atuações. Os códigos, por seu tempo, vão ser acordados entre os agentes presentes na organização quanto a seus elementos básicos, em conformidade com as regras segundo as quais essas unidades podem ser selecionadas e combinadas, os significados à disposição do receptor e a função social ou comunicativa que desempenham (Fiske, 1997). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
'A comunicação organizacional deve ser um foco de atenção, partindo do pressuposto de que cultura organizacional resulta em identidade, que deve ser espelhada de forma macro em uma imagem positiva mas de forma alguma apenas verossímil resultante de uma política efetiva de comunicação. E ainda, que possa influenciar no mercado consumidor, tornando-se diferencial da marca e do produto.
A política de relacionamento da organização deve unificar seu discurso, mantendo todos os públicos diretamente envolvidos e relacionados. Sob esse enfoque e com referência a relações públicas, julgue os itens seguintes.
O famoso low-profile, que durante anos muitas empresas adotaram no Brasil, já não funciona. A sociedade quer estar informada, conhecer quem dela participa e nela vive. Um trabalho que as assessorias de relações públicas oferecem é mostrar um conceito que pode ter uma fonte geradora: a realidade da empresa, por dentro e por fora.
A política de relacionamento da organização deve unificar seu discurso, mantendo todos os públicos diretamente envolvidos e relacionados. Sob esse enfoque e com referência a relações públicas, julgue os itens seguintes.
Entre os princípios básicos de relações públicas intrínsecas, destaca-se um, talvez, o primordial, o da política inatacável. Nesse contexto, só é possível bom nível de relacionamento público, quer seja interno ou externo à organização, se a empresa operacionalizar-se em políticas inatacáveis, isto é, se as normas e ações estabelecidas e executadas forem aceitas e não produzam argumentos contrários em razão de suas bases éticas.
A política de relacionamento da organização deve unificar seu discurso, mantendo todos os públicos diretamente envolvidos e relacionados. Sob esse enfoque e com referência a relações públicas, julgue os itens seguintes.
As relações públicas, juntamente com as políticas de recursos humanos, conseguem os instrumentos mais adequados para fortalecer a identidade da empresa no âmbito externo e trazer os líderes naturais à expressão, à participação e à colaboração, no sentido de ampliar a força organizacional.
Quanto às correspondências comerciais e oficiais, julgue os seguintes itens.
Ofício-circular deve ser utilizado para a comunicação externa, isto é, a órgãos não-ligados à organização, ou ao dirigir-se à autoridade máxima da Instituição, exemplificando, o Diretor-Geral de uma organização.
Quanto às correspondências comerciais e oficiais, julgue os seguintes itens.
Ofício deve ser utilizado na comunicação externa, isto é, com órgãos não-ligados à organização, com texto único, mesma numeração, e deve dirigir-se a várias autoridades ou instituições públicas e privadas.
Quanto às correspondências comerciais e oficiais, julgue os seguintes itens.
Memorando-circular é um documento que deve ser enviado a determinado setor, contendo textos variados e numeração diferenciada.
Quanto às correspondências comerciais e oficiais, julgue os seguintes itens.
Diferentes memorandos que constituem comunicações internas devem apresentar texto único, mesma numeração, e serem dirigidos a diversos setores.
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