Lista completa de Questões de Secretariado Executivo da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A função de secretário executivo tem sido valorizada em diversas instituições, sendo-lhe, inclusive, atribuída uma nova nomenclatura: gestor. Porém, há certos comportamentos que atestam o mal desempenho dessa função. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
O gestor deve ter o controle absoluto das atividades desenvolvidas pela sua equipe. Para tal fim, o gestor deve evitar ao máximo a delegação de tarefas e não deve permitir que qualquer membro da sua equipe desempenhe uma tarefa de trabalho melhor que ele.
Tendo por referência a afirmação de Hilário Franco (1997) que contabilidade é a ciência que estuda e controla as variações no patrimônio das entidades econômico-administrativas, através de um conjunto sistematizado de preceitos e normas próprias, julgue os itens a seguir.
Lucro bruto é a diferença entre a receita bruta de vendas de bens ou serviços e o custo das mercadorias vendidas ou serviços prestados.
A função de secretário executivo tem sido valorizada em diversas instituições, sendo-lhe, inclusive, atribuída uma nova nomenclatura: gestor. Porém, há certos comportamentos que atestam o mal desempenho dessa função. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
O gestor deve promover o maior número de reuniões possível com os membros da sua equipe. Ainda que nas reuniões sejam observadas falta de objetividade, conversas paralelas e discussões improdutivas. Qualquer reunião promove o entrosamento da equipe.
Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem
o brainstorming, que é um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as práticas das líderes mundiais, no sentido de obter informações que possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas, que, no entanto, não deve ser confundida com a espionagem industrial.
Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem
o downsizing, que é o crescimento desordenado de grandes empresas, ocorrido nos anos 80 do século XX, por meio da diversificação para novos negócios. Foram criadas estruturas gigantescas para competir em uma era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos-chave. Por isso, nos anos 90 essas empresas foram forçadas a reestruturar-se processo designado downsizing (termo importado da informática). A aplicação desse termo à gestão significa a redução radical do tamanho da empresa, geralmente por meio do delayering (redução dos níveis hierárquicos) ou da venda de negócios não-estratégicos. As empresas ganham flexibilidade, perdem burocracia e ficam mais próximas do mercado e dos clientes.
Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem
o benchmarking, que é uma dinâmica de grupo em que as pessoas, de forma organizada e com oportunidades iguais, fazem um grande esforço mental para opinar sobre determinado assunto.
Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem
a organização em constante aprendizagem (learning organization) em que empresas aprendem à medida que os seus trabalhadores vão ganhando novos conhecimentos. O conceito baseia-se nas idéias denominadas double-loop learning, ou seja, em que os erros são corrigidos por meio da alteração das normas empresariais que o causaram.
Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem
o diagrama de causa e efeito, que é uma ferramenta da qualidade desenvolvida para representar a relação entre o efeito e todas as causas práticas e teoricamente possíveis que podem levar a esse efeito.
Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem
a análise de Pareto, que é uma ferramenta da gestão da qualidade e se baseia na premissa de que qualquer grande agrupamento de coisas é uma mistura que consiste em poucas coisas com grande importância e muitas coisas com pouca importância.
Segundo Chiavenato, desenvolvimento organizacional (D.O.), pode ser corretamente entendido como o esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz diagnóstico e da administração da cultura organizacional com ênfase, em especial, nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal. Os pressupostos básicos para atingir tanto o perfil de empresa que atenda às características descritas no texto I quanto à definição de D.O. incluem
a mudança organizacional, que deve ser planejada, configurando-se um processo contínuo e complexo. Para mudar uma empresa, é necessário mudá-la por inteiro envolvendo todos os membros da organização em compromisso conjunto. É necessário que aqueles que a dirigem liderem a mudança para que a atitude positiva à mudança seja comunicada de cima para baixo. A mudança deve ser responsabilidade pessoal de todos os que são responsáveis pelos resultados da empresa.
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