Lista completa de Questões de Secretariado Executivo da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Lei de Regulamentação da profissão de Secretário, Lei 7.377, entre as atribuições do secretário executivo está a taquigrafia de discursos.
Assinale a alternativa que pode ser relacionada à taquigrafia.
Impressão de cópias reprográficas
Correção gramatical, exclusivamente
Escrita com emprego de abreviaturas e sinais
Comentários de discursos, obrigatoriamente.
Divulgação pelas redes sociais, exclusivamente
Uma secretária executiva deverá ajudar na organização de um painel que será realizado no auditório de uma reitoria.
Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição para painel.
Sinônimo de funeral.
Palestra teletransmitida, exclusivamente.
Simulação de programa piloto para emissora de TV aberta.
Reunião de especialistas que expõem opiniões sobre um mesmo tema.
Discurso com tradução simultânea para, no mínimo, três idiomas, obrigatoriamente.
Durante uma cerimônia haverá a necessidade de tocar o hino nacional de outro país.
Dentro desse contexto, é correto afirmar:
O hino estrangeiro deverá ser tocado antes do hino nacional brasileiro.
Um hino nacional nunca poderá ser tocado fora do país que representa.
O Hino Nacional Brasileiro será tocado antes e depois da execução do hino do outro país.
O Hino Nacional Brasileiro será intercalado a cada três compassos com a execução do hino estrangeiro.
O Hino Nacional Brasileiro será intercalado a cada compasso com a execução do hino estrangeiro.
Assinale a alternativa correta.
Os fiscais da C.A.S.A.N. têm atendido com eficiência a população catarinense. É correto o emprego de ponto, depois de cada letra de uma sigla, pois isso enfatiza o nome da empresa.
Nossa Empresa abastece com água tratada 208 Municípios Catarinenses; com isso, beneficia 94% da População Urbana. É elegante e correto empregar no texto muitas letras maiúsculas.
Em uma sigla em que todas as letras são pronunciadas, como FGTS, elas devem ser escritas em maiúsculas.
A água, passa por um longo processo até chegar com qualidade nas torneiras. Para ênfase, o sujeito pode ser separado de seu predicado por meio de vírgula.
Por que Vossa Senhoria não providenciou a transferência por nós solicitada?!!! Para enfatizar um pensamento, é admissível o emprego de vários pontos de interrogação e de exclamação juntos.
Assinale a alternativa correta, a respeito de uma redação empresarial.
Em uma correspondência empresarial é bom se houver alguma clareza, concisão e correção gramatical.
Como é você quem assina a correspondência, não faz diferença se ela não ficar bem formatada ou apresentar pequenos problemas de ortografia.
Você pode emitir opinião pessoal a respeito do assunto redigido, pois é você, não a empresa, quem irá assumir eventuais reclamações a respeito.
A linguagem de um documento empresarial deve permitir diferentes interpretações do texto, conforme o nível cultural de quem o ler.
O texto deve ser objetivo, lógico, com frases curtas, que possam ser facilmente compreendidas pelo receptor.
Leia as informações abaixo.
1. Desejando-se empregar um pronome depois do verbo, em presença de Vossa Senhoria solicitar autorização, deve ser lhe (solicitar- -lhe), porque os pronomes de tratamento exigem concordância em 3ª pessoa.
2. Desejando-se empregar um pronome depois do verbo, em de Vossa Senhoria solicitar autorização, deve ser vos (solicitar-vos), para haver concordância com Vossa.
3. O fecho do documento deve ser apenas Atenciosamente ou Respeitosamente, de acordo com a última instrução normativa do Governo.
4. Em congregar seus associados, o emprego do possessivo permite ambiguidade de sentido; a expressão pode referir-se aos associados da ABVB ou da CASAN. 5. Em dessa empresa CASAN, apesar de o demonstrativo dessa já indicar que o signatário se refere à empresa para a qual é destinada a correspondência, o nome CASAN obrigatoriamente deve aparecer.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
Considerando que a ética é de fundamental importância em todas as profissões, é correto afirmar:
O relacionamento interpessoal e a ética profissional possuem bases dissociadas e distintas.
A ética no ambiente empresarial restringe-se ao relacionamento com os clientes.
O relacionamento interpessoal mantém fundamentos na ética profissional.
A ética restringe-se às leis ditadas pela CLT ou pelo estatuto da instituição no ambiente de trabalho.
Quando o objetivo é o lucro, a ética profissional pode ser relegada a um segundo plano.
Por que o administrador moderno dá importância ao relacionamento interpessoal dentro das empresas?
Porque visa o lucro da instituição, apesar de saber que o homem é um ser que necessita de controle e supervisão típicos da autocracia.
Sabedor que não existe o homem máquina, tem consciência de que todos estão sujeitos a algumas situações endógenas, ou mesmo exógenas, que influenciam o dia a dia da organização onde se trabalha.
Por uma questão de temperamento pessoal e elegância administrativa.
Por imposição do setor de Recursos Humanos por meio dos cursos e palestras ministrados periodicamente.
Por vaidade pessoal, quando o administrador é reconhecido como amigo de todos.
Qual o significado de se atribuir um valor secundário a um documento, durante um processo de valoração dos documentos?
Possibilidade de uso do documento para fins diferentes do que foi originalmente criado, passando a ser fonte de pesquisa e informação para o próprio serviço e para terceiros.
Diz respeito à localização dentro do arquivo, pois no valor secundário o local pode ser de mais difícil acesso.
É a sinalização de que tal documento só tem valor quando acompanhado do seu par, o valor primário.
Documento que não necessita de cofre para acondicionamento.
Documento de conteúdo de classificação duvidosa que necessita de novo exame por profissional qualificado na área de origem.
Quais as três fases básicas da gestão de documentos?
Envio, trânsito e recepção
Produção, utilização e destinação.
Planejamento, produção e eliminação.
Confecção, despacho e protocolo.
Leiaute, produção e arte-final.
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