Questões de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. 1 – 2 – 4 – 5 – 3.
  • B. 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
  • C. 4 – 2 – 1 – 5 – 3.
  • D. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • E. 4 – 1 – 2 – 3 – 5.

“Lidar com o tempo, seja ele linear ou circular, requer uma boa dose de autoconhecimento. Superar situações imprevistas e não permitir que elas alterem seu padrão de qualidade técnica e emocional é o desafio” (Neiva e D´Elia, 2009). Assinale a alternativa que corresponde a um relevante desperdiçador de tempo.

  • A. Confecção de ofício.
  • B. Atendimento da chefia imediata.
  • C. Resposta aos e-mails recebidos de outros setores.
  • D. Leitura de e-mails particulares.
  • E. Treinamento para implantação de programa da qualidade.

  • A. 4 – 3 – 1 – 2.
  • B. 1 – 2 – 3 – 4.
  • C. 4 – 3 – 2 – 1.
  • D. 3 – 2 – 1 – 4.
  • E. 1 – 3 – 2 – 4.

“Muitos profissionais têm dificuldade em exercer um papel mais estratégico em relação à gestão e organização de eventos. Essa dificuldade é compreensível, uma vez que, para organizar um evento, é preciso estar atento a todo e qualquer pormenor, o que requer muito tempo e dedicação” (Giacaglia, 2010). Quanto ao profissional com visão estratégica em eventos, identifique as atribuições a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Organiza o evento, mas o enxerga como uma oportunidade de se relacionar com a direção da empresa e o mercado.

( ) Avalia o evento segundo critérios operacionais, isto é, relacionados à organização de cada evento.

( ) Avalia o evento considerando seu papel no atingimento das metas e das estratégias da empresa.

( ) Vê o evento com uma atividade-fim, capaz de gerar apenas resultados de curto prazo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – V – V – F.
  • B. V – V – F – F.
  • C. V – F – V – F.
  • D. V – F – F – V.
  • E. F – V – F – F.

“O secretário deve fazer follow-up o tempo todo, por exemplo, quando prepara uma lista de assuntos pendentes e separa em pastas, à parte, aqueles que deverão ser resolvidos no dia seguinte, em uma semana, quinze dias ou no próximo mês. O secretário, agente de resultados, acompanha os serviços delegados a ele, aqueles delegados à equipe com quem trabalha e, principalmente, os delegados pelo executivo aos membros da equipe e os que se referem a outras áreas” (Neiva e D´Elia, 2009). A expressão follow-up significa:

  • A. Acompanhar o processo.
  • B. Refazer o processo.
  • C. Eliminar o processo.
  • D. Terminar o processo.
  • E. Reestruturar o processo.

“A gestão do conhecimento não se esgota. É um processo de contínua renovação e expansão, gerando um instigante desafio a todos que desejem se aprofundar no domínio das Ciências das Assessorias” (Nonato, 2009). Com relação ao assessor que se configura gestor do conhecimento, identifique a como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes características:

( ) Pensar a assessoria como atividade geradora de conhecimentos complexos.

( ) Indagar sobre as “condições de possibilidade” de aplicação do conhecimento secretarial, bem como suas condições de gestão.

( ) Conhecer o processo histórico e epistemológico de fundação e atuação de sua área de conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – V.
  • B. V – F – F.
  • C. F – V – F.
  • D. V – F – V.
  • E. V – V – V.

“Como um agente facilitador, o secretário ‘negocia’ o tempo todo. Basta pensarmos que todos os seus relacionamentos com clientes internos e externos, pares e executivos exigirão soluções de problemas, troca de informações e levantamento de dados, contatos, orientações etc.” (Neiva e D´Elia, 2009). O processo de negociação é importante para:

  • A. evitar sobrecarga de atividades e proporcionar ao secretário executivo maior tempo livre para realização de assuntos particulares.
  • B. demonstrar domínio do assunto, intimidando o outro lado da negociação, sejam clientes internos ou clientes externos.
  • C. os envolvidos sentirem que ganharam mutuamente, tanto no negócio em pauta quanto no relacionamento.
  • D. evitar qualquer trabalho extra solicitado pela chefia imediata ou colaboradores dos demais setores da empresa.
  • E. favorecer as decisões da diretoria, resultando no aumento de atividades para o profissional de secretariado.

“Ordem de precedência é a ordem pela qual se estabelece a estrutura máxima do Estado, na medida em que se determina a ordem hierárquica de disposição das autoridades do Estado, de um organismo ou de um grupo social” (http://www.unb.br/administracao/ceri/ordem.php). O documento que dá diretrizes nacionais para o estabelecimento da ordem de precedência nos eventos é o:

  • A. Decreto nº 70.000, de maio de 1950, definindo “Metodologias Inovadoras para eventos e Precedências”.
  • B. Guia de Normas de Cerimonial da Presidência da República, de maio de 1982.
  • C. Decreto nº 70.274, de março de 1972, definindo as “Normas de Cerimonial e a Ordem de Precedência”.
  • D. Manual de Desenvolvimento de Eventos e Estabelecimento de Normas de Cerimonial e Ordem de Precedência.
  • E. Manual de Cerimonial e Protocolo da República, de fevereiro de 1972.

“As empresas apresentam um espaço fértil para a liderança do secretário e necessitam dessa atuação. Esta otimiza resultados, facilita a integração das equipes, aperfeiçoa a distância entre os gestores e seus liderados e também melhora a comunicação.” (Neiva e D´Elia, 2009, p.163). Sobre este assunto, considere as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A liderança é uma ferramenta importante para se obter poder e autoritarismo. ( ) O líder moderno ensina por meio de exemplos do cotidiano. ( ) Líderes respeitam suas equipes e valorizam os resultados coletivos. ( ) Os líderes garantem indiscutivelmente uma equipe produtiva e motivada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – F – V.
  • B. F – V – V – F.
  • C. V – V – F – V.
  • D. F – F – V – V.
  • E. V – V – F – F.

  • A. 1 – 2 – 4 – 5 – 3.
  • B. 4 – 2 – 1 – 5 – 3.
  • C. 4 – 1 – 2 – 5 – 3.
  • D. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • E. 4 – 1 – 2 – 3 – 5.
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