Questões sobre Políticas de Segurança de Informação

Lista completa de Questões sobre Políticas de Segurança de Informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria, julgue o item subsequente.

Em uma organização, a alta direção deve estabelecer uma política de segurança da informação, independentemente de esta ser apropriada ou não ao propósito da organização, para que existam controles e ações que diminuam os riscos de segurança da informação.

A respeito de processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria, julgue o item subsequente.

Assegurar os recursos necessários para a gestão da política de segurança da organização é atribuição da alta direção, como forma de demonstrar comprometimento e liderança.

Considerando as disposições das normas ISO 27001, ISO 27002 e NBR ISO/IEC 27005, julgue o item a seguir.

A informação resultante da análise de incidentes de segurança da informação deve ser usada para identificar incidentes recorrentes, de alto custo e impacto, bem como ser considerada no processo de análise crítica da política de segurança da informação.

Considerando as disposições das normas ISO 27001, ISO 27002 e NBR ISO/IEC 27005, julgue o item a seguir.

É importante que a análise crítica de uma política de segurança da informação tenha um enfoque no gerenciamento da segurança da informação em resposta às mudanças das condições legais e das circunstâncias do negócio.

A respeito de segurança em redes de computadores e criptografia, julgue o item seguinte.


No que se refere à prevenção e ao tratamento de incidentes, um dos papéis do CSIRT (computer security incident response team) é investigar criminalmente os incidentes ocorridos e decidir sobre o acionamento da justiça em cada caso.

Acerca de topologia segura, julgue os itens a seguir, tendo como referência o modelo confiança zero (zero trust model).

O modelo confiança zero estabelece que, depois de um usuário ser autenticado, devem-se fornecer a ele todos os acessos.

Com relação às políticas de auditoria na gestão de segurança da informação, julgue o item seguinte, com base no Decreto n.º 9.637/2018.
O referido decreto estabelece que qualquer auditoria de segurança da informação deve ser autorizada pelo gestor de tecnologia da informação do órgão.

Com relação às políticas de auditoria na gestão de segurança da informação, julgue o item seguinte, com base no Decreto n.º 9.637/2018.
Cabe aos órgãos e às entidades da administração pública federal, em seu âmbito de atuação, analisar os resultados dos trabalhos de auditoria sobre a gestão de segurança da informação.

Um departamento de uma organização mantém o seu próprio ambiente de dados, com unidades de rede não acessíveis a outros setores da empresa.

Nesse caso, o princípio crítico de segurança aplicado é o da

    A) ação preventiva.

    B) autenticidade.

    C) confiabilidade.

    D) confidencialidade.

    E) disponibilidade.

Texto 4A04-I


Um hacker invadiu o sistema computacional de determinada instituição e acessou indevidamente informações pessoais dos colaboradores e servidores. Durante a ação, foram alterados os registros de logs do sistema operacional e das aplicações, a fim de dificultar o trabalho de auditoria. Após o ocorrido, identificaram-se as seguintes ações do hacker.


I Exploração, a partir da Internet, de uma vulnerabilidade da página de notícias do portal da instituição localizada no servidor web, o que permitiu o acesso não autorizado à rede interna.

II Utilização de um script para alteração dos registros dos logs, com a troca dos endereços IP reais por fictícios.

III Quebra das credenciais administrativas do servidor de banco de dados dos sistemas internos, a partir do servidor web e utilização da técnica de ataques de dicionário.

IV Acesso de forma não autorizada ao servidor de banco de dados dos sistemas internos, para efetuar a extração das informações pessoais de colaboradores e servidores.


A equipe incumbida de analisar o caso concluiu que o risco era conhecido e considerado alto, já tendo sido comunicado à alta gestão da instituição; a vulnerabilidade explorada e sua correção eram conhecidas havia mais de seis meses, bem como a inexistência de dependências e da troca de dados entre os servidores de web e banco de dados; o incidente poderia ter sido evitado com o uso eficaz dos controles de segurança da informação.

Considerando-se as boas práticas de segurança da informação, é correto afirmar que, na situação descrita no texto 4A04-I, foram comprometidos a

    A) disponibilidade, pelo acesso indevido às informações pessoais, e a integridade, pela alteração dos registros.

    B) disponibilidade, pela alteração dos registros, e a integridade, pelo acesso indevido às informações pessoais.

    C) confidencialidade, pelo acesso indevido às informações pessoais, e a integridade, pela alteração dos registros.

    D) confidencialidade, pela alteração dos registros, e a integridade, pelo acesso indevido às informações pessoais.

    E) confidencialidade, pela alteração dos registros, e a disponibilidade, pelo acesso indevido às informações pessoais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...