Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As estatísticas oficiais sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais já consolidadas mais recentes dizem respeito ao ano 2011. Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.
Em 2011, nos acidentes típicos e nos de trajeto, a faixa etária decenal com maior incidência de acidentes foi a constituída por pessoas de vinte a vinte e nove anos de idade.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Primeiros-socorros é o conjunto de medidas que devem ser tomadas de imediato, para se evitar o agravamento da saúde do acidentado. Em função disso,
a operação de tamponamento, imprescindível no tratamento de uma ferida com hemorragia, deve ser feita com gaze, algodão ou lenço de papel esterilizados, comprimindo-se o local sem apertar muito.
na queimadura causada por fogo, com as roupas da vítima ainda se incendiando, é preciso apagar o fogo, jogando água sobre as chamas ou abafando-as com uma manta, sendo vedado o uso de extintores.
no caso de intermação, caracterizada inicialmente pela pele quente e vermelha, é necessário diminuir a temperatura do corpo da vitima, retirando-a do local, umedecendo- lhe a cabeça e o tronco com água fria e oferecendo- lhe líquidos à vontade.
para melhorar a circulação do sangue no corpo da vítima de desmaio, é preciso posicionar seu corpo de maneira que sua cabeça fique mais elevada, além de afrouxar ou remover cintos e pulseiras.
no envenenamento com evidências de ter sido causado por gasolina, querosene, diluentes de tintas e ácidos fracos, deve-se fazer a vítima vomitar tão rápido quanto possível, o que pode ser feito mediante a introdução de uma colher ou mesmo um dedo, na boca da vítima.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considere que um engenheiro de segurança do trabalho tenha identificado, reconhecido, avaliado e monitorado, periódica e sistematicamente, no âmbito do PPRA, e atestado em laudo de insalubridade a existência de ruído (grave e contínuo) em doses superiores a 180% em determinado setor da empresa sob sua responsabilidade. A partir dessa situação, julgue os itens seguintes, referentes a responsabilização civil e penal.
Se tiver prescrito, de forma indiscriminada, o uso de equipamentos de proteção auricular para todos os trabalhadores de setores ruidosos, sem considerar o espectro de frequência de cada setor, o engenheiro responderá pela prática de crime culposo (imprudência), na espécie de culpa consciente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da regulamentação de segurança e saúde no trabalho, julgue os itens de 182 a 187.
A atividade que implicar exposição ocupacional a vibrações localizadas ou de corpo inteiro, sem proteção adequada, será caracterizada como insalubre em grau médio.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NHO-01 - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação aos agentes físicos e seus riscos à saúde, julgue os próximos itens.
Os efeitos nocivos da exposição ao ruído, sem o uso de EPI, incluem: a perda auditiva neurossensorial temporária e(ou) permanente de graus diversos, a hipertensão arterial, os zumbidos, a diminuição do rendimento no trabalho, a irritabilidade e a diminuição da libido.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Após análise técnica de um arquiteto no projeto de uma empresa, considerando critérios e parâmetros técnicos ficou constatado algumas irregularidades na edificação. Levando em consideração as diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como: próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar as necessidades individuais de quem acessa a edificação, foram feitas algumas recomendações com relação a largura do corredor e dimensionamento da escada e corrimão:
1,20 m para corredores de uso comum com extensão até 5,00 m; piso de escada de 0,25 m a 0,30 m, espelho de escada de 0,16 a 0,18 m; e os corrimãos devem ter largura entre 3,0 cm e 4,5 cm, sem arestas vivas com espaço livre de no mínimo 4,0 cm entre a parede e o corrimão.
0,90 m para corredores de uso comum com extensão até 4,00 m; piso de escada de 0,16 m a 0,18 m, espelho de escada de 0,28 a 0,32 m; e os corrimãos devem ter largura entre 3,0 cm e 4,5 cm, sem arestas vivas com espaço livre de no mínimo 4,0 cm entre a parede e o corrimão.
1,20 m para corredores de uso comum com extensão até 5,00 m; piso de escada de 0,16 m a 0,18 m, espelho de escada de 0,25 a 0,30 m; e os corrimãos devem ter largura entre 3,0 cm e 4,5 cm, sem arestas vivas com espaço livre de no mínimo 5,0 cm entre a parede e o corrimão.
0,90 m para corredores de uso comum com extensão até 4,00 m; piso de escada de 0,28 m a 0,32 m, espelho de escada de 0,16 a 0,18 m; e os corrimãos devem ter largura entre 3,0 cm e 4,5 cm, sem arestas vivas com espaço livre de no mínimo 4,0 cm entre a parede e o corrimão.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em relação à prevenção e combate a incêndios, é correto afirmar que
materiais sólidos com igual massa e com áreas específicas diferentes, por exemplo, de 1 m2 e 10 m2, irão queimar em tempos inversamente proporcionais, liberando a mesma quantidade de calor, mas atingindo uma temperatura bem maior no segundo caso.
a iluminação de emergência para fins de segurança contra incêndio pode ser de dois tipos: de balizamento, que é aquela destinada a iluminar as rotas de fuga, de tal forma que os ocupantes possam transitar por elas sem dificuldade, e a de aclaramento, que é associada à sinalização de indicação de saídas de emergência.
o sistema de chuveiros automáticos, que possui boa confiabilidade e pode ser acionado manualmente ou possuir um elemento termossensível que se rompe com o calor e libera a água sobre as chamas, é recomendado especialmente onde a evacuação do edifício é rápida e simples e a água não compromete a continuidade das operações.
a espuma destinada à extinção do incêndio é um agregado altamente instável de bolhas, que tem a propriedade de degradar-se com o calor, transformando-se em um polímero que, ao formar uma camada sobre os materiais combustíveis, retarda a propagação das chamas.
o sistema de detecção e alarme de incêndios em locais de reunião de público, como casas de show, música, dança, espetáculo, discoteca, danceteria e outros onde se tem uma situação acústica elevada, deve prever um sinal sonoro que utilize um timbre específico, que seja claramente perceptível aos ocupantes do local.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considere que um engenheiro de segurança do trabalho tenha identificado, reconhecido, avaliado e monitorado, periódica e sistematicamente, no âmbito do PPRA, e atestado em laudo de insalubridade a existência de ruído (grave e contínuo) em doses superiores a 180% em determinado setor da empresa sob sua responsabilidade. A partir dessa situação, julgue os itens seguintes, referentes a responsabilização civil e penal.
Se, apesar de ter conhecimento das referidas condições de trabalho e de suas consequências, o engenheiro, assumindo os riscos, não tiver tomado qualquer atitude preventiva, ele responderá pela prática de crime doloso (dolo eventual).
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, a respeito de riscos e doenças ocupacionais.
A perda auditiva induzida por ruído ocorre quando há lesões das células do órgão de Corti devido à exposição constante a ruídos sem o uso de equipamento de proteção individual (EPI) adequado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Na empresa PLATAFORMA AZUL S/A., durante preparação do processo de limpeza e higienização no subsolo de uma laje, local onde havia armazenamento de produtos químicos não identificados, o SESMT em razão do forte odor e após monitorar a atmosfera daquele ambiente, constatou que embora não existisse risco de explosividade havia concentração de oxigênio menor que 12,5%, decidiu então adotar entre outros EPIs o uso de um EPR (Equipamento de Proteção Respiratória), para entrada de um colaborador treinado naquele ambiente, sendo assim adotou-se:
Respirador tipo peça facial inteira de demanda com pressão positiva de adução de ar por linha de ar comprimido combinado com cilindro auxiliar de fuga.
Respirador tipo peça facial inteira de adução de ar por cilindro autônomo combinado sem cilindro auxiliar de fuga.
Respirador semi-facial com cartucho químico multi gases.
Respirador semi-facial com cartucho químico multi gases associado com cilindro auxiliar de fuga.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...