Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Segundo a NR10 2004, há procedimentos recomendados para a manutenção de um painel desenergizado, que são:
I. Constatação da ausência de tensão
II. Instalação da sinalização de impedimento de reenergização
III. Seccionamento
IV. Instalação de aterramento temporário
V. Impedimento de reenergização
VI. Proteção dos elementos de tensão
A sequência correta dos trabalhos a serem realizados é:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação a práticas seguras de trabalho para o transporte, manuseio e armazenamento de materiais, julgue os itens que se seguem.
De acordo com estudos desenvolvidos com base em modelos biomecânicos acerca dos esforços atuantes na parte inferior da coluna vertebral durante a realização de atividades de levantamento de cargas, levantar uma carga adotando uma postura agachada, colocando a carga entre os joelhos dobrados, envolve maior força de compressão do que levantar a mesma carga adotando uma postura curvada. Dessa forma, caso a carga seja muito volumosa para ficar entre os joelhos, pode ser mais vantajoso adotar a postura curvada que a agachada para levantar a carga.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considerada como ciência básica da saúde coletiva, a Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda os padrões da ocorrência de doenças em populações humanas e os fatores determinantes desses padrões, sendo de importante aplicação no estudo da saúde dos trabalhadores. Dessa maneira,
tem-se, entre os critérios de causalidade, a consistência da associação, que é observada em estudos realizados em diferentes populações ou utilizando diferentes metodologias, fazendo com que associações consequência do acaso sejam claramente identificadas em resultados de estudos posteriores.
para que se possa acompanhar a morbidade na população e traçar paralelos entre a morbidade de um local em relação a outros, é preciso que se tenha medidas- -padrão de morbidade, sendo as mais utilizadas as medidas da prevalência e medidas da incidência, que pode ser cumulativa (acumulada) ou densidade de incidência.
a plausibilidade biológica, que já se mostrou um entrave ao estabelecimento da força de associação e sua respectiva magnitude em estudos transversais da relação trabalho- doença, deve ser entendida como uma oportunidade para o avanço dos estudos da fisiologia do trabalho.
o estudo de caso-controle, assim como o estudo de coorte, é um estudo prospectivo em que se procura verificar a frequência de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição) em indivíduos que integram uma população vivendo em condições ambientais homogêneas.
a incidência de uma doença depende da prevalência dessa mesma doença (quanto maior for a ocorrência de casos novos, maior será o número de casos existentes), como também da duração da doença, sendo que a mudança da incidência pode ser afetada tanto pela velocidade da ocorrência do óbito como pela modificação da duração da doença.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
De acordo com a NR10, a sinalização lâmpada verde acesa indica:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção), o cinto de segurança tipo paraquedista deve ser utilizado em atividades nas quais haja risco de queda do trabalhador e quando essas atividades forem realizadas a uma altura do piso maior do que:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Ainda segundo a NR 24, relativa às condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, assinale a incorreta:
Nos refeitórios deve haver água potável, em condições higiênicas, fornecida por meio de copos coletivos, ou bebedouros de jato inclinado e guarda-protetora, proibindo-se sua instalação em pias e lavatórios, e o uso de copos coletivos.
Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operários, é obrigatória a existência de refeitório, não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento.
ficam dispensados das exigências desta NR, em relação aos refeitórios os estabelecimentos comerciais bancários e atividades afins que interromperem suas atividades por 2 (duas) horas, no período destinado às refeições.
Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 (trinta) até 300 (trezentos) empregados, embora não seja exigido o refeitório, deverão ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação a práticas seguras de trabalho para o transporte, manuseio e armazenamento de materiais, julgue os itens que se seguem.
Considera-se o desempilhamento acidental de sacas ou caixas como um acidente de trabalho do tipo prevencionista, exclusivamente se ele não acarretar prejuízos humanos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Para a prevenção de distúrbios de saúde de caráter psicológico ou físico nos trabalhadores, as modalidades pelas quais são repartidas as funções entre os operadores e as máquinas, e caracterizam a divisão do trabalho, devem considerar que
uma organização científica do trabalho que estruture as funções de forma rígida e bem definida pode facilitar a adesão dos trabalhadores ao desobrigar aqueles que executam o trabalho de qualquer preocupação com sua concepção ou planejamento.
em face da estabilidade operacional de máquinas, insumos e matérias primas, é necessário definir para os operadores uma cota de produção, que pode ser dimensionada por meio da cronoanálise do trabalho executado pelos trabalhadores com maior domínio da função.
na análise ergonômica, realizada para subsidiar a organização do trabalho, as normas de produção incluirão as orientações escritas e adequadamente documentadas, não contemplando aquelas de caráter implícito, que apresentam variações significativas entre os trabalhadores.
é necessária a determinação do conteúdo do tempo para dar conta dos trabalhos envolvendo diferentes tarefas, permitindo evidenciar o quanto de tempo se gasta para realizar uma subtarefa ou cada uma das atividades necessárias à consecução da tarefa.
se o ritmo de trabalho tem caráter quantitativo, a cadência representa o mérito qualitativo, referindo-se à velocidade dos movimentos que se repetem em uma unidade de tempo e à maneira pela qual os ritmos são ajustados no processo de produção.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Conforme a Norma Regulamentadora 15, que trata das atividades e operações insalubres, no seu Anexo 14, insalubridade de grau máximo se refere a trabalhos ou operaçõesemcontato permanente com:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Segundo a NR 24, relativa às condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, assinale a incorreta:
Será exigido 1 (um) chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso.
Serão previstos 10 litros diários de água por trabalhador para o consumo nas instalações sanitárias.
Em todos os estabelecimentos industriais e naqueles em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o uso de uniforme ou guarda-pó, haverá local apropriado para vestiário dotado de armários individuais, observada a separação de sexos.
As instalações sanitárias deverão ser separadas por sexo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...