Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Conforme determina a Norma Regulamentadora NR-11 − Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de materiais, os cavaletes utilizados no transporte de material devem possuir, dentre outros requisitos,
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação à vigilância epidemiológica em saúde do trabalhador há um fenômeno particular encontrado, no qual se observa que com o tempo, a população de trabalhadores em determinada função é a que conseguiu resistir às condições adversas do trabalho sobre sua saúde, ou seja, ali há mais pessoas resistentes a determinada exposição se comparado à população geral para mesma idade e sexo. Esse fenômeno estatístico é denominado:
Efeito do trabalhador sadio.
Efeito borboleta.
Efeito Bishop.
Efeito de superfície atuarial.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO, assinale a alternativa incorreta:
No exame médico de mudança de função, será obrigatoriamente realizada até sete dias após a data da mudança.
Inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.
No exame médico de retorno ao trabalho, deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.
Por determinação do Delegado Regional do Trabalho, com base em parecer técnico conclusivo da autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, ou em decorrência de negociação coletiva, as empresas poderão ser obrigadas a realizar o exame médico demissional independentemente da época de realização de qualquer outro exame, quando suas condições representarem potencial de risco grave aos trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
A Sociedade Brasileira de Imunizações tem um Calendário de Vacinação Ocupacional, sugerido por ocupações. Assinale a incorreta:
A vacinação preventiva a hepatite A é indicada para profissionais de saúde, militares e coletores de lixo.
A vacinação preventiva a febre tifoide está indicada para trabalhadores expostos a dejetos e água contaminada, bem como para coletores de lixo.
A vacinação preventiva a febre amarela está indicada para militares, policiais e bombeiros.
A vacinação preventiva ao HPV está indicada para manicures e pedicures.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos a acidentes de trabalho.8
Se, ao transportar um paciente para o hospital, um motorista de ambulância for vítima de acidente de trânsito que lhe acarrete fraturas múltiplas e consequente internação hospitalar, deverá ser emitida comunicação de acidente de trabalho tipificado como de trajeto.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre as finalidades e metodologias aplicadas na investigação e análise de acidentes, é correto afirmar que
o principal objetivo é responsabilizar os envolvidos que direta ou indiretamente tiveram participação no evento.
a condição básica é para conhecer e reduzir os atos inseguros praticados pelos trabalhadores, e não permitir a reincidência nos locais de trabalho.
os principais métodos aplicados são a Árvore de Causas, a Análise de Modos de Falha e Efeitos e a Análise Risco de Tarefa.
a análise de acidentes é uma ferramenta para o desenvolvimento e aprimoramento do sistema de gerenciamento de riscos.
o método da Árvore de Causas é uma representação gráfica do encadeamento lógico dos fatos que provocaram o acidente e indica apenas uma causa.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio crônico, caracterizado pelo comprometimento do metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia, bem como pelo desenvolvimento tardio de complicações vasculares e neuropáticas. O Diabetes compreende um grupo de distúrbios que envolvem patogênicos distintos, cujo denominador comum é a hiperglicemia. (vICTOR, 2005) As consequências do DM, em longo prazo, incluem disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. DM tipo 2 resulta, em geral, de graus variáveis de resistência à insulina e de deficiência relativa de secreção de insulina. O DM tipo 2 é, hoje, considerado parte da chamada síndrome plurimetabólica ou de resistência à insulina e ocorre em 90% dos pacientes diabéticos. Entre os diferentes níveis de prevenção da DM é incorreto afirmar que:
Prevenção primária: visa remover fatores de risco tais como o controle do tabagismo, da obesidade, do sedentarismo, do consumo de sal e de bebidas alcoólicas e o estímulo a uma alimentação saudável.
Prevenção secundária: tem por objetivo a detecção e tratamento precoce do DM por meio da identificação de fatores de risco associados, lesões em órgão-alvo e avaliação de comorbidades.
Prevenção terciária: tem por foco reduzir, prevenir ou retardar o desenvolvimento de complicações agudas e crônicas do DM e também evitar mortes precoces e reabilitar os indivíduos já acometidos pelas complicações (insuficiência cardíaca, insuficiência renal, retinopatia diabética e pé em risco).
O processo de enfermagem, como forma de sistematizar a assistência, de clientes vivendo com DM é mais indicada para ações de prevenção terciária.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos a acidentes de trabalho.8
Caso um enfermeiro sofra acidente perfurocortante ao coletar sangue de paciente e um médico do trabalho lhe prescreva medicamentos profiláticos, mas tal fato não gere incapacidade laborativa, não será necessária a emissão de comunicação de acidente do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Quanto à constituição e organização da CIPA, conforme prevê a NR-5,
devem constituir CIPA as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
a CIPA poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como poderá ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, desde que haja redução do número de empregados da empresa.
os representantes dos empregados e empregadores, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.
todos os membros da CIPA, eleitos e designados, serão empossados na primeira semana após o término do mandato anterior e após a conclusão do Curso de Prevenção de Acidentes.
o secretário e seu substituto serão eleitos entre os membros da CIPA, podendo ser componente ou não da comissão, sendo, nesse caso, necessária a concordância do empregador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os seguintes itens, que tratam de ergonomia.
As exigências cognitivas restringem-se ao conjunto de conhecimentos necessários para a execução das tarefas a ser adquirido pelo trabalhador antes do início de suas atividades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...