Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Com base no projeto de análise ergonômica da empresa SEGTRAB-1, considerando outro posto de trabalho, onde os trabalhadores sentados de forma prolongada executam atividade de atendimento e relacionamento com clientes, utilizando simultaneamente telefone e terminal de computador, foi recomendado que a alternância de postura será privilegiada, pois permitirá que os músculos recebam seus nutrientes e não fiquem fatigados. Além disso, ficou estabelecido que a cadeira fosse adequada conforme segue:
Superfície revestida de material que permita a perspiração, densidade da base estofada acima de 50 (cinquenta) kg/m3, assento com largura de no mínimo 40 (quarenta) centímetros e encosto de no mínimo 30,5 (trinta vírgula cinco) centímetros.
Superfície revestida de material que permita a perspiração, densidade da base estofada entre 50 (cinquenta) a 60 (sessenta) kg/m3, assento com largura de no mínimo 35 (trinta e cinco) centímetros e encosto de no mínimo 30,5 (trinta vírgula cinco) centímetros.
Superfície revestida de material que permita a perspiração, densidade da base estofada entre 40 (quarenta) a 50 (cinqüenta) kg/m3, assento com largura de no mínimo 40 (quarenta) centímetros e encosto de no mínimo 30,5 (trinta vírgula cinco) centímetros.
Superfície revestida de material que permita a perspiração, densidade da base estofada entre 55 (cinquenta e cinco) a 60 (sessenta) kg/m3, assento com largura de no mínimo 45 (quarenta e cinco) centímetros e encosto de no mínimo 30 (trinta) centímetros.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
As atividades de uma empresa são graduadas, de acordo com seu risco, em graus de 1 a 4. Não se enquadra entre as atividades com risco 4:
Demolição e preparação de canteiros de obras.
Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas.
Atividade hospitalar.
Obras de fundações.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens de 104 a 110, considerando os programas de medicina e segurança do trabalho.
De acordo com a NR que o regulamenta, o PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NRs.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O responsável pela segurança do trabalho de uma repartição da Companhia WZY, onde estão lotados 45 trabalhadores, constatou que os 4 espaços destinados aos vasos sanitários tinham área de 0,87 m2, que o banheiro dispunha de mictórios individuais tipo cuba em número de 2 e espaçados 0,65 m entre si, e lavatórios tipo calha dotado de 5 torneiras, com espaçamento entre elas de 0,65 m. A partir da análise dos resultados e tendo como referência a Norma regulamentadora 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho), o engenheiro deverá determinar que
a área dos sanitários seja aumentada para 1,15 m2 e o número de sanitários reduzido para 3; o número de torneiras e espaçamentos seja preservado e seja incluído 1 mictório tipo cuba, reduzindo-se os espaçamento existente entre eles para 0,60 m.
a área do sanitário seja aumentada para 0,90 m2, no mínimo; o número de mictórios e espaçamentos seja mantido e o número de torneiras seja reduzido para 3, reduzindo-se os espaçamentos entre as mesmas para 0,50 m.
a área do sanitário seja reduzida para 0,80 m2; o número de mictórios seja aumentado para 3, reduzindo-se o espaçamento entre eles para 0,50 m e o número de torneiras seja mantido, com redução do espaçamento para o,60 m.
as condições existentes sejam mantidas, aumentando-se apenas o número de torneiras para 6 e instalação de cubas individuais espaçadas de 0,45 m entre elas.
a área dos sanitários seja aumentada para no mínimo 1,0 m2, mantendo-se o número de sanitários; o número de mictórios seja mantido, aumentando-se o espaçamento entre eles para 0,70 m e o número de torneiras seja aumentado para 8, com espaçamentos entre elas de 0,55 m.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Foi estudado e elaborado um projeto de análise ergonômica de um determinado posto de trabalho na empresa SEGTRAB-1, tendo sido considerado a frequência de levantamento e deposição da carga em relação ao solo, tamanho e forma da carga, sendo assim e considerando ainda que a população de trabalho dessa empresa seja composta de homens e mulheres com idade entre 18 e 30 anos e que para executar a atividade seja exigido esforço muscular contínuo, o limite máximo individual adequado de peso comum entre todos trabalhadores para realizar a tarefa foi de:
25 quilos
23 quilos
21 quilos
20 quilos
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Analise as sentenças abaixo, acerca do programa de prevenção de Riscos Ambientais (ppRA):
I. Antecipação e reconhecimentos dos riscos é a 1ª etapa do PPRA. II. O PPRA deverá conter em sua estrutura planejamento anual, com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma. III. Deverá ser efetuada, sempre que necessário, e pelo menos uma vez a cada três meses, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. IV. A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na legislação.I,II e IV apenas.
I,II,III e IV.
II e IV apenas.
III apenas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação aos agentes químicos e seus riscos à saúde, julgue os próximos itens.
Cabe ao empregador, após o término do contrato de trabalho do empregado que, ao longo da sua atividade laboral, tenha sido exposto ao asbesto manter disponível a realização periódica de exames médicos de controle do trabalhador durante trinta anos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
José, empregado de determinada empresa, comunicou ao seu empregador que seu equipamento de proteção individual (EPI) para cabeça estava danificado e não possuía certificado de aprovação. Após duas semanas, esse empregado decidiu não mais exercer sua atividade profissional em virtude de o EPI não ter sido substituído.
Com referência à situação hipotética acima e ao uso de EPIs, julgue os itens a seguir.
José não teria de comunicar sobre os danos em seu EPI, pois a norma pertinente é omissa quanto a essa obrigatoriedade.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A presença da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) contribui para a aplicação das normas de higiene, segurança e medicina do trabalho nas empresas, fazendo com que os trabalhadores fiquem mais protegidos contra doenças e acidentes de trabalho. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O SESMT de uma empresa pode ser composto apenas por um técnico de segurança do trabalho.
Todas as empresas são obrigadas a constituir a CIPA.
Os membros da CIPA e do SESMT são eleitos pelos trabalhadores da empresa.
A CIPA é um órgão técnico de assessoramento da direção da empresa.
Os membros da CIPA e do SESMT têm mandato fixo de um ano de duração.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A partir da análise realizada no ambiente de trabalho em um setor da Companhia ABC, tendo como base a Norma Regulamentadora 17 (Ergonomia), onde se constatou que o trabalho manual é realizado sentado e, em outros casos, em pé, determinou-se que
características dimensionais estabelecidas por meio de estudo dos tempos e métodos do trabalho para os membros de acionamento com restrições às movimentações dos segmentos corporais devem ser adotadas.
as bancadas e mesas devem ter altura padronizada por norma, de forma que se mantenha um ajuste constante para trabalhadores com alturas distintas, evitando-se alterações dimensionais que possam oferecer riscos de acidentes.
os acionamentos comandados pelos pés, sejam proibidos e substituídos por comandos manuais desenvolvidos especificamente para as atividades a que se destinam, onde devem ser contempladas os grandes grupos motores presentes no trabalho ali realizado.
todos os equipamentos que compõem esse posto de trabalho devem estar adequados às características fisiológicas dos trabalhadores e à nomenclatura estabelecida na Classificação Brasileira de Ocupações − CBO.
os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos requisitos mínimos de conforto, com características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento, além de ter a borda frontal arredondada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...