Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Norma Regulamentadora NR-18 − Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção estabelece, no item referente a Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas, que

  • A. os taludes com altura superior a 1,75 m devem ter estabilidade garantida.
  • B. os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,45 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.
  • C. as escavações com mais de 1,50 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores.
  • D. os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância igual a um terço da profundidade, medida a partir da borda do talude.
  • E. os cabos de sustentação do pilão do bate-estacas devem ter comprimento que permita, em qualquer posição de trabalho, um mínimo de 4 voltas sobre o tambor.

Júlio foi contratado como porteiro para trabalhar na portaria de um prédio comercial identificando os passantes e liberando o seu acesso, mediante a apresentação de documento de identidade. Após alguns meses da contratação de Júlio, o sistema de acesso de pessoas foi informatizado, câmeras de monitoramento foram instaladas e duas portas de acesso ao prédio foram construídas. Com essas mudanças, o serviço realizado pelo porteiro também foi alterado, passando ele a controlar eletronicamente uma das portas instaladas e a realizar a identificação dos passantes de forma mais detalhada, solicitando dados sobre endereço e profissão. Além disso, Júlio passou a tirar fotografia digital dos passantes, mediante um sistema de webcam, e a observar a permanência de indivíduos suspeitos na entrada principal do prédio.

Considerando a ergonomia no ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir, relativos à situação hipotética acima descrita.

As mudanças implementadas no ambiente de trabalho podem constranger Júlio e prejudicar a sua saúde, uma vez que a nova condição de trabalho, tecnicamente, pode ser considerada como penosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Mapa de Riscos, as cores representam cada um dos riscos ambientais. Análise as alternativas abaixo e marque a opção ERRADA:

  • A.

    Os riscos físicos são representados pela cor verde.

  • B.

    Os riscos químicos são representados pela cor vermelha.

  • C.

    Os riscos biológicos são representados pela cor marrom.

  • D.

    Os riscos ergonômicos são representados pela cor preta.

  • E.

    Os riscos de acidentes são representados pela cor azul.

Com relação à segurança do trabalho, julgue os itens de 109 a 116.

Considere que um trabalhador tenha sido designado pela empresa em que trabalha para realizar um curso de capacitação em outra cidade. Considere, ainda, que, ao se deslocar utilizando seu próprio veículo, o trabalhador tenha sofrido lesões decorrentes de um acidente de tráfego. Nessa situação, o acidente sofrido pelo trabalhador é considerado acidente de trabalho, de acordo com as normas regulamentadoras vigentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda de acordo com a legislação sobre saúde e segurança do trabalho, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla CIPA, sempre que utilizada, refere-se à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Pulso rápido e fraco; olhos sem brilho e pupilas dilatadas; respiração superficial e irregular; náusea ou vômito; e pele pálida, fria e úmida são os principais sintomas do estado de choque.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a Norma Regulamentadora 20 − Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, a instalação de tanque no interior do edifício deve ser precedida de Projeto e de Análise Preliminar de Perigos/Riscos (APP/APR), ambos elaborados por profissional habilitado, contemplando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente previstos nas Normas Regulamentadoras e normas técnicas nacionais e, deve

I. localizar-se no pavimento térreo, subsolo ou pilotis, em área exclusivamente destinada para tal fim.

II. conter até 4 tanques separados entre si e do restante da edificação por paredes resistentes ao fogo por, no mínimo, 1 hora e porta do tipo corta-fogo.

III. possuir volume total de armazenagem de, no máximo, 5.000 litros, em cada tanque. IV. possuir aprovação pela autoridade competente e ser metálica.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I e IV, apenas.

Julgue os itens seguintes, acerca de avaliação ergonômica do trabalho (AET). O objetivo da AET restringe-se a determinar os fatores que contribuem para uma sobrecarga do trabalhador, pois o que mais importa na gênese das doenças ocupacionais é a elevada demanda de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a equipamentos de detecção e combate a incêndios e às normas NR-23 e NR-26, julgue os próximos itens.

Em caso de incêndio com líquido inflamável, recomenda-se o uso de extintor de água.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um andaime cai próximo a um trabalhador que não sofre lesão por conseguir sair a tempo do local. Este é um tipo de ocorrência que, embora não tenha resultado em danos à saúde ou à integridade física do trabalhador, tem potencial para causar tais agravos. Nesta situação, este tipo de ocorrência é considerado um

  • A.

    incidente.

  • B.

    acidente de trabalho.

  • C.

    acidente culposo.

  • D.

    agravo.

  • E.

    risco doloso.

Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de acordo com a NR5, é correto afirmar:

  • A.

    O membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de seis reuniões ordinárias sem justificativa.

  • B.

    No caso de afastamento definitivo do vice-presidente, os membros titulares da representação do empregador escolherão o substituto, entre seus titulares, em três dias úteis.

  • C.

    Os representantes dos empregados, titulares e suplentes serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.

  • D.

    As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas em período de expediente extraordinário ao normal da empresa e em local apropriado.

  • E.

    A CIPA poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como poderá ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, desde que ocorra redução do número de empregados da empresa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...