Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NHO-01 - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
A Norma de Higiene Ocupacional da Fundacentro, que trata sobre a Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído (NHO 01), estabelece o tempo máximo diário que um trabalhador pode ficar exposto a um determinado Nível de Pressão Sonora (NPS), em dB(A), sem proteção auditiva. Ao NPS de 94 dB(A), o tempo máximo diário permitido, em minutos, é:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à análise e investigação de acidentes de trabalho, julgue os próximos itens. No caso de acidentes não fatais, o indivíduo acidentado deve ser obrigatoriamente entrevistado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A ergonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade nele desempenhada às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro. Comumente aborda certas características específicas do sistema, tal como a ergonomia física, que se ocupa
dos aspectos físicos de uma situação de trabalho e da adequação destas exigências aos limites e capacidades do corpo, através do projeto de interfaces adequadas para o relacionamento físico homem-máquina.
dos aspectos mentais da atividade de trabalho de pessoas, indivíduos, homens e mulheres no ambiente de trabalho.
da otimização dos sistemas de trabalho, abrangendo as estruturas organizacionais, estruturais e os processos.
dos processos psicofísicos, estudando exigências aos limites e capacidades do corpo, com interfaces adequadas para o relacionamento físico e mental do homem.
das características organizacionais humanas no sistema de trabalho, englobando o manuseio de materiais e os projetos de postos de trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à prevenção e ao controle de riscos na utilização de máquinas e equipamentos, julgue os próximos itens.
A concepção das máquinas utilizadas em empresas deve atender ao princípio da falha segura, que consiste na garantia de que o sistema da máquina entrará em estado seguro caso ocorra a falha de um dos componentes relevantes para a segurança.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Analise.
I. É a fonte ou situação com potencial para provocar danos ao homem, à propriedade ou ao meio ambiente, ou à combinação destes.
II. É a consequência de um perigo, em termos de lesão, doença, prejuízo à propriedade, meio ambiente ou uma combinação destes.
III. É a combinação da probabilidade de ocorrência e da gravidade de um determinado evento perigoso.
Assinale a alternativa que define correta e sequencialmente os conceitos anteriores.
Perigo, dano, risco.
Perigo, risco, dano.
Risco, perigo, dano.
Risco, dano, perigo.
Dano, perigo, risco.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base na psicologia do trabalho, julgue os itens a seguir, relativos às necessidades básicas do ser humano.
São exemplos de necessidade fisiológica necessidade que se não satisfeita rege de maneira absoluta o comportamento da pessoa, a ponto de tudo mais se tornar supérfluo para ela o repouso e a higiene.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A construção que viabiliza a mudança necessária e que pode inserir os resultados da ergonomia nas crenças e valores das organizações que as demandam e recebam os seus resultados é caracterizada como
análise de atividade.
instrução de demanda.
atividade ergonômica.
intervenção ergonômica.
concepção organizacional.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Considerando a Norma Regulamentadora 16 − NR 16 − Atividades e Operações Perigosas − Anexo 2 − Atividades e Operações com Inflamáveis, é correto afirmar:
As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 300 litros para os inflamáveis líquidos.
Líquidos combustíveis são considerados todos aqueles que possuam ponto de fulgor igual ou superior a 80 °C e inferior a 95 °C.
São classificadas como atividades e operações perigosas as atividades em locais de produção, transporte, processamento e armazenamento de gás liquefeito.
São classificadas como áreas de risco áreas destinadas ao enchimento de vasilhames com inflamáveis líquidos em locais abertos, com círculo de raio 3,00 m com centro nos bicos de enchimento.
Nas operações de movimentação e transporte de inflamáveis líquidos, a granel, as condições de periculosidade podem ser tratadas dissociadas da CLT.
Tendo como base a NR 12, esta diz, em seu tópico Meios de acesso permanente, que é proibida a construção de rampas com inclinação superior a :
5º (cinco) graus em relação ao piso.
10º (dez) graus em relação ao piso.
15º (quinze) graus em relação ao piso.
20º (vinte) graus em relação ao piso.
50º (cinquenta) graus em relação ao piso.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
A NR 9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, estabelece que o reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis, EXCETO:
Identificação.
Determinação e localização das possíveis fontes geradoras.
Identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos.
Obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...