Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito do programa de prevenção de riscos e acidentes, Norma Regulamentadora 9 do Ministério do Trabalho, julgue os itens subsecutivos.
O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo articular-se com o programa de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, previsto na NR-7.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Os agentes químicos estão presentes no ar dos ambientes de trabalho em forma de aerodispersoides (poeiras, fumos, névoas, neblinas gases e vapores) e podem contaminar os trabalhadores por via inalatória ou cutânea. Os controles dos agentes químicos devem ser feitos por medidas de controle tanto relacionadas ao ambiente como ao homem. São medidas de controle relativas ao ambiente, EXCETO:
Substituição do produto.
Mudanças ou alterações do processo.
Enclausuramento da operação.
Umidificação do processo.
Treinamento.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Em relação aos EPI (Equipamento de Proteção Individual) é INCORRETO afirmar que:
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.
O empregado será responsável financeiramente por quebra ou dano ao EPI.
Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Com relação à aplicação das normas constantes na NR 17, Ergonomia, deve-se levar em consideração que o(a)
trabalhador considerado jovem é aquele que possui idade superior a 18 anos e inferior a 24 anos.
peso máximo para as mulheres, no transporte manual de cargas, é de, no mínimo, 20% inferior ao que é transportado pelos homens.
número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 10.000 toques por hora trabalhada.
teclado deve ser, no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as suas tarefas.
organização do trabalho deve levar em consideração a idade do trabalhador e sua forma física.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito do programa de prevenção de riscos e acidentes, Norma Regulamentadora 9 do Ministério do Trabalho, julgue os itens subsecutivos.
Por meio da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle da ocorrência de riscos ambientais, existentes ou futuros, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deve ser elaborado e implantado a fim de preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, considerando, também, a proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um EPI destinado à proteção da cabeça:
Capacete de segurança para proteção contra choques elétricos.
Capuz de segurança para proteção do crânio e pescoço contra respingos de solvente universal.
Capacete de segurança para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio.
Capuz de segurança para proteção do crânio e pescoço contra riscos de origem térmica.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito do programa de prevenção de riscos e acidentes, Norma Regulamentadora 9 do Ministério do Trabalho, julgue os itens subsecutivos.
Deverá ser efetuada, pelo menos uma vez a cada seis meses, uma análise parcial do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento, realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novos objetivos, metas e prioridades.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere aos riscos ambientais e respectivas normas regulamentadoras, julgue os itens subsequentes.
Sempre que vários empregadores realizam, simultaneamente, atividades no mesmo local de trabalho, eles devem executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no programa de prevenção de riscos ambientais, visando a proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A NR 7 determina medidas de controle de saúde do trabalhador. Uma dessas medidas é o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), para o qual a NR 7 determina quais informações mínimas deverão estar presentes. O ASO deve conter as seguintes informações, EXCETO:
nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função;
riscos ocupacionais específicos existentes (ou usa ausência), conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho;
procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data de realização;
definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu;
data do último ASO emitido para esse trabalhador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Segundo a NR 31, é vedado em qualquer circunstância o transporte de pessoas em máquinas e equipamentos motorizados e nos:
Caminhões.
Veículos de carga.
Veículos conjugados.
Veículos de tração animal.
Seus implementos acoplados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...