Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere aos riscos ambientais e respectivas normas regulamentadoras, julgue os itens subsequentes.

Quando comprovada, pelo empregador ou instituição, a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação, devem ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte hierarquia: i) utilização de equipamento de proteção individual; ii) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a NR 31, só devem ser utilizadas máquinas e equipamentos móveis motorizados que tenham estrutura de proteção do operador em caso de tombamento e disponham de:

  • A.

    GPS.

  • B.

    Teto solar.

  • C.

    Ar condicionado.

  • D.

    Cinto de segurança.

  • E. Cinto de segurança.

No que se refere aos riscos ambientais e respectivas normas regulamentadoras, julgue os itens subsequentes.

O estudo, o desenvolvimento e a implantação de medidas de proteção coletiva deverão obedecer à seguinte hierarquia: i) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho; ii) medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; iii) medidas que eliminem ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos termos e definições estabelecidos na norma OHSAS 18001, Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – Requisitos, considere as afirmativas abaixo.

I - Parte interessada é a pessoa ou o grupo, dentro ou fora do local de trabalho, interessado ou afetado pelo desempenho da SSO de uma organização.

II - Ação preventiva é a ação que elimina a causa de um acidente já ocorrido, evitando assim sua repetição.

III - Risco é a combinação entre a probabilidade de ocorrência de um evento ou exposição perigosa e a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou a exposição.

IV - Incidente é o evento indesejável que poderia ocasionar perdas humanas, materiais e ambientais.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas

  • B.

    II e IV, apenas

  • C.

    I, II e III, apenas

  • D.

    II, III e IV, apenas

  • E.

    I, II, III e IV

Uma empresa de transporte ferroviário precisa contratar outra empresa para fazer a manutenção de áreas verdes. No preparo do edital de contratação de serviços, o engenheiro de segurança é convocado para fazer suas observações sobre o serviço de corte de grama. Em conformidade com a NR 31 (Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura) em relação às roçadoras que serão utilizadas pelos trabalhadores desse contrato é correto afirmar que:

  • A.

    as roçadoras elétricas devem possuir duplo isolamento elétrico conforme determinações da NR 10;

  • B.

    todas as roçadoras devem possuir dispositivo de parada de emergência e sobrecarga;

  • C.

    todas as roçadoras devem possuir dispositivos de proteção contra o arremesso de materiais sólidos;

  • D.

    todas as roçadoras devem possuir dispositivos de proteção contra o arremesso de materiais sólidos e líquidos aspergidos;

  • E.

    todas as roçadoras devem possuir dispositivos de parada de emergência bem sinalizados e nas proximidades do punho, de proteção contra o arremesso de materiais sólidos e líquidos aspergidos.

Acerca do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros − AVCB, considere:

I. É o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio previstas pela legislação e constantes no processo, tendo validade permanente enquanto a área estiver sendo utilizada.

II. Ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo − CBPMESP, por meio do Serviço de Segurança Contra Incêndio, cabe regulamentar, analisar e vistoriar as medidas de segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco, bem como realizar pesquisa de incêndio.

III. As normas de segurança previstas no regulamento específico se aplicam às edificações e áreas de risco, restringindo-se às situações de construção e reforma, não sendo necessária a emissão do auto em outros casos.

IV. Será expedido pelo Corpo de Bombeiros, desde que as edificações e áreas de risco estejam com suas medidas de segurança contra incêndio, projetadas e instaladas de acordo com respectivo processo aprovado, após a vistoria.

V. Caberá recurso, em última instância administrativa, ao Comandante do Corpo de Bombeiros, no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação da decisão, caso o documento seja negado.

Está correto o que consta em

  • A.

    II, IV e V, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

No que se refere aos riscos ambientais e respectivas normas regulamentadoras, julgue os itens subsequentes.

A estrutura mínima do programa de prevenção de riscos ambientais é composta de planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratégia e metodologia de ação; forma do registro, manutenção e divulgação dos dados e periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da Norma Regulamentadora 23 − NR 23 − Proteção contra incêndio, considere:

I. Os locais de trabalho deverão dispor de pelo menos duas saídas, dispostas de modo que a circulação de pessoas fique facilitada nesses locais, podendo abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

II. O empregador deve providenciar, para todos os trabalhadores, informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de alarme existentes.

III. As aberturas, saídas e vias de passagem devem ter no mínimo 1,00 m e ser claramente assinaladas por meio de placas, banners ou sinais luminosos, indicando existirem saídas.

IV. As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    II e IV, apenas.

No que se refere aos riscos ambientais e respectivas normas regulamentadoras, julgue os itens subsequentes.

Os dados concernentes ao desenvolvimento do programa de prevenção de riscos ambientais devem ser preservados pelo período mínimo de dez anos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...