Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

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No início das obras de um prédio de 3 andares, dois trabalhadores foram contratados para executar alguns tubulões a céu aberto. Além deles, apenas o encarregado e um ajudante trabalhavam no local. Porém, antes que os dois trabalhadores iniciassem a escavação de primeiro tubulão, o engenheiro responsável pelas obras exigiu que os trabalhos fossem suspensos até que determinadas exigências técnicas fossem cumpridas. O encarregado, responsável pela obra, constatou que todos os equipamentos necessários à escavação do tubulão e toda a documentação dos trabalhadores estavam à disposição para verificação pelo engenheiro, EXCETO

  • A.

    o registro do PCMAT com o devido protocolo do MTE e da CIPA local.

  • B.

    um registro em carteira com tempo superior a seis meses na função de poceiro.

  • C.

    um cilindro de oxigênio no local em caso de emergência.

  • D.

    o mapa de PCMSO indicando a rota de fuga e as condições de salubridade do local.

  • E.

    certificados de preparo para trabalho em espaço confinado.

Segundo a NR - 10, a definição de Sistema Elétrico de Potência (SEP) é o conjunto das instalações e equipamentos

  • A.

    compreendidos entre o trecho da subestação elevadora de tensão até a subestação abaixadora de tensão, inclusive.

  • B.

    compreendidos entre o trecho da subestação elevadora de tensão até a subestação abaixadora de tensão, exclusive.

  • C.

    destinados à produção, transmissão, distribuição e consumo.

  • D.

    destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição, inclusive.

  • E.

    destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, exclusive a medição.

A metodologia do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) estabelecida pela NR – 9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do trabalho, deve incluir as seguintes etapas, EXCETO:

  • A.

    Antecipação e reconhecimento dos riscos.

  • B.

    Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle.

  • C.

    Registro e sigilo dos dados da exposição aos riscos.

  • D.

    Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores.

  • E.

    Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia.

Em conformidade com a NR17-Ergonomia, cujo Anexo II estabelece parâmetros para a execução das atividades de teleatendimento/telemarketing, é correto afirmar:

  • A. O nível ambiental de ruído aceitável para efeito de conforto dos operadores de teleatendimento deve ser de até 85 dB(A), para uma jornada de trinta horas semanais, com descanso preferencialmente aos domingos.
  • B. O PPP deve registrar a atividade exercida pelo trabalhador e os agentes nocivos à saúde; os resultados dos exames médicos devem ser registrados em formulário especial devido ao sigilo médico.
  • C. As pausas deverão ser concedidas em dois períodos de dez minutos contínuos fora do posto de trabalho.
  • D. As prescrições dos diálogos de trabalho devem exigir que o trabalhador forneça seu sobrenome aos clientes, visando resguardar a segurança do consumidor e a eficiência da operação, de acordo com alteração normativa publicada em 05/03/2011.
  • E. É dever do trabalhador participar dos programas de ginástica laboral, antes do início da jornada de trabalho, preferencialmente, com o objetivo de prevenir lesões músculo-esqueléticas.

Numa instalação hospitalar na casa de máquinas, os operadores de equipamentos tais como compressores, geradores e bombas expõem-se diariamente, durante 8 horas, à seguinte situação:

Considerando a situação e os limites de tolerância indicados, calcule a dose equivalente (Deq) segundo o que estabelece a norma, que é de:

  • A.

    0,65

  • B.

    1,05

  • C.

    1,65

  • D.

    1,71

  • E.

    1,85

Para evitar DORT nos trabalhadores que exercem atividade de digitação, é recomendável e faz-se necessário

  • A.

    usar cadeira cujo encosto tenha inclinação regulável entre 80º e 90º.

  • B.

    manter o monitor de vídeo lateralizado.

  • C.

    digitar exercendo força nas mãos.

  • D.

    alternar a postura de pé e sentado.

  • E.

    treinar o trabalhador para que use o menor número de dedos possível.

A ergonomia aplicada ao trabalho é utilizada para encontrar soluções que proporcionam conforto e segurança para indivíduos que exercem suas atividades em diversas áreas produtivas. Assim, é correto afirmar:

  • A. A conclusão da avaliação ergonômica do trabalho deve ser resultante da análise da tarefa prescrita, com a finalidade de adaptar o trabalho às condições psicofisiológicas dos indivíduos.
  • B. No estudo ergonômico para a correção do posto de trabalho, a análise de informações de conteúdo subjetivo, como a opinião dos trabalhadores, é de fundamental importância para o êxito das ações corretivas.
  • C. As medidas ergonômicas introduzidas na correção do posto de trabalho, se bem planejadas, sempre aumentam a produtividade.
  • D. O posto de trabalho deve ser planejado em função da maioria das pessoas; assim sendo, os valores obtidos a partir da média da amostra de todos os trabalhadores, de ambos os sexos, são usados como referência para os projetos.
  • E. A concepção do mobiliário deve ser baseada nas medidas antropométricas dos indivíduos de países desenvolvidos, elaboradas de acordo com critérios de padronização internacional (ISO).

De acordo com a NR12, as transmissões de força podem ficar expostas, exceto nos casos em que haja plataforma de trabalho ou áreas de circulação em diversos níveis, quando estiverem a uma altura superior a:

  • A.

    2,50 m.

  • B.

    2,80 m.

  • C.

    3,10 m.

  • D.

    3,50 m.

  • E.

    4,20 m.

O contato com derivados de petróleo pode provocar dermatoses no trabalhador. Para evitá-las, medidas preventivas devem ser adotadas, EXCETO

  • A.

    remover os derivados da pele utilizando solventes orgânicos.

  • B.

    usar luvas e aventais apropriados.

  • C.

    afastar os trabalhadores sensíveis.

  • D.

    adotar as medidas de higiene adequadas.

  • E.

    orientar os trabalhadores sobre procedimentos seguros.

A critério da autoridade competente em Segurança em Medicina do Trabalho, conforme a NR12, a distância mínima entre máquinas e equipamentos deve ser de:

  • A.

    0,45 a 0,80 m.

  • B.

    0,60 a 0,80 m.

  • C.

    0,70 a 0,90 m.

  • D.

    0,80 a 1,00 m.

  • E.

    1,20 a 1,60 m.

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