Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

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A respeito das cores no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta de acordo com a NR-26.

  • A. A utilização de cores conforme a NR 26 dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
  • B. A rotulagem preventiva deve conter pelo menos dois dos seguintes elementos: identificação e composição do produto químico; pictograma de perigo; palavra de advertência; frase de perigo; ou frase de precaução.
  • C. Os produtos químicos resultantes de três ou mais substâncias devem ter a ficha de segurança com detalhes de cada concentração e dos limites de exposição ocupacional.
  • D. Para facilitar a compreensão da rotulagem e da ficha de segurança dos produtos químicos, os empregados deverão procurar, por conta própria, cursos e treinamentos na rede oficial de ensino.
  • E. O uso de cores deve ser o mais reduzido possível a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.

Um funcionário trabalha 8 horas por dia e está exposto ao agente nocivo ruído. Realizado as medições do ambiente do trabalho, chegou ao seguinte resultado:

De acordo com o anexo 1 da NR-15, a dosagem que o funcionário está absorvendo será de

  • A. 90,0 %.
  • B. 150,0 %.
  • C. 137,5 %.
  • D. 100,0 %.
  • E. 112,5 %.

A NR 7 diz que o ASO tem de conter, no mínimo,

I. a indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados.

II. a assinatura do médico coordenador do PCMSO, quando houver, com respectivo CRM.

III. a definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador exerceu, exerce ou vai exercer.

Está correto o que se afirma em:

  • A. II e III, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I, apenas.

Vilma atua em um laboratório, com atividades que envolvem agentes biológicos. A atividade que ela desempenha envolve operações que demandam o contato permanente com carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pelos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas, como carbunculose, brucelose e tuberculose. Esse tipo de trabalho e atividade caracteriza

  • A. insalubridade de grau mínimo.
  • B. insalubridade de grau máximo.
  • C. periculosidade.
  • D. insalubridade de grau médio.
  • E. a necessidade de quantificar as exposições aos agentes biológicos.

Lucas é oficial eletricista de rede e trabalha em serviços de campo, no religamento da energia elétrica de grandes consumidores. Ele percorre todo o trecho urbano por onde passa a rede de posteamento. Ao longo do trajeto, caso seja necessário, desloca-se até a subestação, para manobrar os circuitos primários dos cúbiculos de proteção. Em determinada ocasião ele inspecionou grandes transformadores rebaixadores de tensão. Durante a inspeção, ele constatou que tais equipamentos, quando ligados em plena carga, emitiam níveis de pressão sonora na ordem de 95 dB(A), caracterizando exposição a ruído intermitente. Segundo a NR-15, a máxima exposição diária permissível a esse nível de pressão sonora é

  • A. 3 horas.
  • B. 4 horas.
  • C. 2 horas.
  • D. 2 horas e 40 minutos.
  • E. 3 horas e 30 minutos.

Conforme a Norma Regulamentadora 07, na avaliação periódica de trabalhadores expostos ao ruído ocupacional, o Médico do Trabalho caracteriza como desencadeamento de uma Perda Auditiva Induzida por Ruído − PAIR quando, ao comparar o audiograma de referência com o audiograma sequencial, encontrar:

  • A. diferença entre as médias aritméticas dos limiares auditivos no grupo de frequência de 500, 1.000 e 2.000 Hz igual ou maior que 10 dB(NA).
  • B. diferença entre as médias aritméticas dos limiares auditivos no grupo de frequência de 1.000, 2.000 e 3.000 Hz igual ou maior que 10 dB(NA).
  • C. diferença entre as médias aritméticas dos limiares auditivos no grupo de frequência de 4.000, 6.000 e 8.000 Hz igual ou maior que 10 dB(NA).
  • D. piora em, pelo menos, uma das frequências de 3.000, 4.000 ou 6.000 Hz igual ou maior que 15 dB(NA).
  • E. piora em pelo menos uma das frequências de 3.000, 4.000 ou 6.000 Hz igual ou maior que 10 dB(NA).

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO tem o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, para a prevenção secundária de saúde. Uma medida que o Médico do Trabalho pode propor a empresa é

  • A. o incentivo a prática de atividade física, recomendando a instalação de academia no local de trabalho.
  • B. a vacinação para hepatite B em profissionais de saúde que ainda não a tenham realizado ou completado.
  • C. o rastreamento de dislipidemia em grupo de risco com a solicitação de colesterol total, frações e triglicérides.
  • D. a parceria com serviço de nutrição para diminuição do sal da comida oferecida pelo refeitório.
  • E. a campanha de doenças sexualmente transmissíveis para recomendação de uso de preservativo.

Sobre as responsabilidades do Médico do Trabalho e coordenação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional − PCMSO,

  • A. o ambulatório médico da empresa deve ter um Médico do Trabalho como responsável técnico, cada Médico do Trabalho pode ser responsável por até 3 ambulatórios.
  • B. os exames médicos ocupacionais devem ser realizados apenas por Médicos do Trabalho com formação e registro profissional no seu conselho, após a Portaria MTE no 590, de 28 de abril de 2014.
  • C. o Médico do Trabalho coordenador pode elaborar e ser responsável pelo PCMSO de várias empresas, inclusive em várias Unidades da Federação.
  • D. o responsável do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho − SESMT deve ser sempre um Médico do Trabalho com formação e registro profissional no seu conselho.
  • E. a contratação do Médico do Trabalho dos sindicatos está vinculada a aprovação de uma comissão tripartite.

De acordo com a NR n.º 7 do Ministério do Trabalho e Emprego, o único exame médico ocupacional que pode ser dispensado é o

  • A. de retorno ao trabalho.
  • B. de mudança de função.
  • C. demissional.
  • D. admissional.
  • E. periódico.

Acerca da organização, das atribuições e do funcionamento da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), assinale a opção correta.

  • A. Os representantes dos empregados na CIPA serão eleitos por voto aberto.
  • B. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá duração de dois anos, sem direito à reeleição.
  • C. A cada dezoito meses, a CIPA terá a obrigação de realizar a semana interna de prevenção de acidentes do trabalho.
  • D. As reuniões ordinárias da CIPA deverão ser realizadas logo após o final do expediente normal da empresa.
  • E. O presidente da CIPA é escolhido pelo empregador entre os seus representantes.
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