Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Ergonomia pode ser definida das seguintes maneiras: tecnologia das comunicações homem-máquina; ciência interdisciplinar que compreende a fisiologia, a psicologia do trabalho e a antropometria; estudo científico das relações entre o homem e o meio de trabalho. Com referência à ergonomia, julgue os itens a seguir.
São condições relevantes para trabalhos em escritórios: níveis de ruído, índice de temperatura e velocidade do ar.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Um trabalhador desprotegido tem contato com um equipamento elétrico de alta tensão, recebe um choque elétrico e desmaia. Ao presenciar um acidente como este, imediatamente o supervisor inicia os seguintes procedimentos prioritários de primeiros socorros, que devem ser:
I. solicitar auxílio e acionamento do serviço de emergência.
II. avaliar a segurança do local antes de se aproximar da área.
III. desligar a fonte de energia do equipamento.
IV. abrir as vias aéreas e verificar a respiração.
É correto o que consta em
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, considerando os dispositivos constantes das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
As empresas com grau de risco 2 ou 3 que possuam serviços de medicina e engenharia poderão integrá-los aos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT), constituindo um serviço único de engenharia e medicina. Tais empresas devem elaborar e submeter à aprovação da Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho, até o dia 31 de dezembro de cada ano, um programa bienal a ser desenvolvido na área de segurança e saúde do trabalhor.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A Norma Regulamentadora 10 - NR-10, aplica-se
na análise e registro em documento específico dos acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do indivíduo portador de doença ocupacional ou acidentado.
na inspeção prévia de instalações para expedição do Certificado de Aprovação de Instalações - CAI, permitindo uma adequada disponibilidade de recursos humanos e materiais capazes de manter atualizadas e plenas as instalações elétricas, cuidando e prevenindo os riscos de acidentes e garantindo a saúde do trabalhador.
às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.
para promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT, participando sistematicamente das Campanhas Prevencionistas.
na regulamentação e obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A medicina do trabalho nas empresas passou a ser reconhecida a partir da Recomendação 112, aprovada pela Organização Internacional do Trabalho em 24/6/1959. A respeito dessa recomendação, julgue os itens subseqüentes.
Nessa recomendação, foi estabelecido o caráter essencialmente prevencionista dos serviços de medicina do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Instituto Tecnológico e Científico (INTEC) - 2007
Assinale a alternativa que apresenta uma doença decorrente de atividades laborais:
LER (Lesão por Esforço Repetitivo).
AIDS.
Hepatite A.
Gripe Aviária.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A respeito da regulamentação vigente dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, é correto afirmar que
entre os dados que devem estar presentes no requerimento encaminhado pela empresa ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego para registro do SESMT constam o nome dos profissionais, o grau de risco das atividades e a especificação dos turnos de trabalho por estabelecimento.
empreiteiras e prestadoras de serviço devem, para fins de dimensionamento, considerar como estabelecimento o local em que seus empregados estiverem efetivamente trabalhando, excetuando-se quando o grau de risco das atividades da empresa contratante for inferior ao seu próprio grau de risco.
as empresas que possuam mais de 30% (trinta por cento) de seus empregados em estabelecimento com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal, deverão dimensionar os SESMT em função do maior grau de risco.
as alterações promovidas pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho – DSST, no âmbito de estudos realizados pela Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP, incluíram, no rol de profissionais integrantes do SESMT, o profissional Tecnólogo de Segurança do Trabalho.
os profissionais integrantes dos SESMT deverão ser empregados da empresa e lotados em estabelecimento específico, devendo a empresa zelar para que o exercício de outras atividades pelo profissional no estabelecimento não prejudique sua atuação na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
No que concerne à NR-06, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, aqueles EPI'S em perfeito estado de conservação e funcionamento, que sejam adequados aos riscos, considerando, dentre outras, a seguinte circunstância:
enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas.
quando as medidas de proteção possam indicar que o local de trabalho é dotado de riscos de acidentes ou impactos ambientais.
sempre que houver no local de trabalho algum trabalhador que tenha adquirido doenças profissionais e do trabalho.
como medida emergencial somente nas situações de controle de pós-acidente.
toda vez que o local tiver sido relacionado em relatório de acidentes e desde que tenha sido cadastrado pela CIPA.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A medicina do trabalho nas empresas passou a ser reconhecida a partir da Recomendação 112, aprovada pela Organização Internacional do Trabalho em 24/6/1959. A respeito dessa recomendação, julgue os itens subseqüentes.
Uma das finalidades dessa recomendação é proteger o trabalhador contra todo risco à sua saúde decorrente do trabalho ou das condições em que ele é realizado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Entre as competências dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT está o de registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes de trabalho, preenchendo os quesitos descritos no modelo de mapa constante no Quadro III da Norma Regulamentadora 4. A respeito de tais quesitos, é correto afirmar que
o Índice de Avaliação da Gravidade – IAG é obtido multiplicando-se o número de acidentes com afastamento superior a 15 dias por 106 e dividindo-se o resultado pelas Horas Homem de Exposição ao Risco.
para calcular Dias/Homem Perdidos, deve-se tomar o número total anual das horas efetivamente não trabalhadas pelos empregados acidentados e dividir esse número pelo número de horas da jornada diária de trabalho na empresa.
a Taxa de Freqüência – TF é calculada multiplicando-se o valor de Dias/Homens Perdidos por 106 e dividindo esse resultado pelo número total de acidentes do trabalho com afastamento.
a Taxa Ponderada de Gravidade – TPG é obtida multiplicando- se o número de Horas de Exposição ao Risco por fator relativo à gradação de risco da atividade da empresa e dividindo-se esse resultado pelo número total de acidentes.
o valor do Índice Relativo Total de Empregados – IRTE é obtido dividindo-se o número absoluto de acidentes com afastamento pelo número de empregados e multiplicando- se o resultado por 10³.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...