Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Conforme o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, previsto na Norma Regulamentadora 9,
o planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma e a estratégia e a metodologia de ação integram a estrutura mínima do PPRA.
a antecipação e reconhecimento dos riscos, sua avaliação, bem como da exposição dos trabalhadores por meio dos indicadores biológicos de exposição são etapas do PPRA.
as medidas que reduzam os níveis ou a concentração dos agentes prejudiciais à saúde se impõem, do ponto de vista hierárquico, àquelas que previnem a liberação desses agentes.
o levantamento ambiental realizado deverá ter densidade bastante para permitir a construção de curvas do gradiente da concentração ou intensidade dos agentes nocivos à saúde.
consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos existentes no ambiente de trabalho que, por sua natureza e intensidade possam causar danos à saúde dos trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens acerca das Normas Regulamentadoras do MTE. Cabe ao presidente da CIPA, entre outras ações, convocar os membros para as reuniões da comissão, coordenar as suas reuniões, manter o empregador informado sobre os seus trabalhos e coordenar e supervisionar as atividades de secretaria.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Sobre as possibilidades das várias técnicas de identificação de perigos e análise de riscos de que a Gerência de Riscos dispõe, vale dizer que
a Técnica de Incidentes Críticos – TIC, ao utilizar-se de observadores selecionados entre as lideranças de vários departamentos da organização, busca identificar os fatores potenciais de acidentes que são menos evidentes.
a Análise da Árvore de Falhas – AAF é técnica de análise que se sustenta em procedimento de revisão de riscos de processos estruturado pela aplicação de roteiros de checagem específicos.
no Hazard and Operability Study – HAZOP, que considera os interesses securitários, os riscos são classificados nas categorias desprezível, marginal e crítica.
entre os principais objetivos de uma Análise de Modos de Falhas e Efeitos – AMFE consta a revisão sistemática dos modos de falhas de um componente, possibilitando deduzir as possíveis conseqüências.
na Análise Preliminar de Perigos – APP, é possível considerar, de forma sistematizada, as implicações das falhas humanas sobre o funcionamento seguro do sistema.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Considere:
I. luvas de segurança para proteção das mãos contra agentes cortantes, abrasivos, agentes térmicos, vibrações, entre outros.
II. creme protetor de segurança para proteção contra agentes perfuro-cortantes.
III. dedeiras de segurança para proteção das mãos contra agentes térmicos.
IV. mangas de segurança para proteção do braço e antebraço contra agentes abrasivos e escoriantes.
V. braçadeiras de segurança para proteção do antebraço contra agentes cortantes.
Para proteção dos membros superiores é obrigatório usar o que está descrito APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
I, IV e V.
II e IV.
III e V.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens acerca das Normas Regulamentadoras do MTE. As empresas instaladas em centro comercial ou industrial devem estabelecer, por intermédio de membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ou designados, mecanismos para promover o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do ambiente e das instalações de uso coletivo.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre medidas de proteção coletiva, segundo a NR-9, é CORRETO afirmar:
Os equipamentos de proteção individual (conjugados) não precisam ser testados pelo MTE.
As medidas de proteção não precisam obedecer a nenhuma hierarquia para a sua implantação.
São consideradas medidas que não reduzem ou não eliminam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.
As medidas de proteção coletiva implantadas não reduzem os níveis ou as concentrações dos agentes no ambiente de trabalho do empregado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
NÃO são considerados Equipamentos de Proteção Individual necessários:
óculos de segurança para proteção dos olhos contra luminosidade intensa.
protetor facial de segurança para proteção da face contra radiação infravermelha.
máscara de solda de segurança para proteção dos olhos e face contra luminosidade intensa.
protetor auditivo circum-auricular de inserção para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora entre 50 e 70 dB (decibéis).
protetor auditivo circum-auricular para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora superiores a 115 dB (decibéis).
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - OHSAS - Occupational, Health and Safety Management Systems - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito da norma OHSAS 18001, utilizada no Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), julgue os itens seguintes.
A norma em apreço fornece às organizações os elementos de um SSO eficaz, passível de integração com outros sistemas como qualidade total e meio ambiente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Nas medidas de proteção referente aos riscos biológicos, recomendada pela NR 32 do Ministério do Trabalho e Emprego, um dos papéis do empregador é
nos postos de trabalho, vetar o ato de fumar e permitir o uso de adornos discretos e o manuseio de lentes de contato.
permitir o uso de calçados abertos em ambientes com temperatura igual ou maior a 30 (trinta) graus.
orientar os trabalhadores para não saírem do local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.
otimizar a hora de trabalho dos funcionários permitindo a guarda e o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho.
debitar, conforme decisão da convenção empregado/ empregador, as vestimentas e os equipamentos de proteção individual.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
Em relação à inspeção dos extintores, conforme NR-23 é INCORRETO afirmar que:
Todo extintor deverá ter uma ficha de controle de inspeção.
Os cilindros dos extintores de pressão injetada deverão ser pesados semestralmente.
O extintor tipo "Espuma" deverá ser recarregado anualmente.
Cada extintor deverá ter uma etiqueta de identificação presa ao seu bojo, com data em que foi carregado, data para recarga e número de identificação.
Cada extintor deverá ser inspecionado visualmente a cada semestre.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...