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Segundo o Capítulo III (Do Acidente do Trabalho), do Título III do Decreto n0 2.172, de 5 de março de 1997, referente ao acidente do trabalho, é incorreto afirmar:
o segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-acidente
as ações referentes às prestações por acidente do trabalho prescrevem em cinco anos, resguardados os direitos dos menores dependentes, dos incapazes e dos ausentes
o pagamento pela previdência social das prestações por acidente do trabalho não exclui a responsabilidade civil da empresa ou de terceiros
nos casos de negligência quanto às normas de segurança e saúde do trabalho indicadas para a proteção individual e coletiva, a previdência social proporá ação regressiva contra os responsáveis
a pensão por morte será devida aos dependentes do segurado falecido em conseqüência de acidente do trabalho, a contar da data do óbito
São indicadores de efeitos sobre a saúde ocupacional, EXCETO:
Razão de Mortalidade Proporcional.
Anos potenciais de vida perdidos.
Coeficiente de Mortalidade Materna.
Prevalência de Doenças Profissionais.
Incidência de Doenças Profissionais.
Segundo a Convenção n0 148 da Organização Internacional do Trabalho, de 19 de junho de 1947, é incorreto afirmar:
a legislação nacional deverá dispor sobre a adoção de medidas no local de trabalho para prevenir e limitar os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações
a autoridade competente deverá, quando cabível, fixar os limites de exposição à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações, os quais deverão ser completados e revisados a intervalos regulares de no máximo um ano
os limites de exposição devem ser fixados e revisados de conformidade com os novos conhecimentos e dados nacionais e internacionais e tendo em conta, na medida do possível, qualquer aumento dos riscos resultante da exposição simultânea a vários fatores nocivos.
sempre que vários empregadores realizem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, todos terão o dever de colaborar para aplicar as medidas prescritas por cada um deles
os trabalhadores ou seus representantes terão direito a apresentar propostas, receber informações e orientação, e a recorrer a instâncias apropriadas, a fim de assegurar a proteção contra riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações
Em relação à saúde do trabalhador, pode-se afirmar, EXCETO:
o fator de risco para a LER está vinculado a três características, intensidade, freqüência e duração.
A intensificação do trabalho tem se traduzido por envelhecimento prematuro e por doenças degenerativas.
Não é necessário estabelecer o nexo causal entre doença e trabalho para concessão de benefícios previdenciários
O PCMSO transformou o conceito de Atestado Médico de Aptidão para o trabalho em programa sobre a vida do trabalhador.
A preocupação dos empregadores brasileiros com as condições de segurança dos trabalhadores data da era da industrialização.
Segundo a Convenção n0 81 da Organização Internacional do Trabalho, de 19 de junho de 1947, é incorreto afirmar:
a autoridade competente deverá adotar as medidas necessárias para reembolsar aos inspetores do trabalho todo gasto imprevisto e qualquer gasto de transporte que se faça necessário para o desempenho de suas funções
os inspetores do trabalho que apresentarem devidamente sua identidade funcional estão autorizados a entrar livremente e sem prévia notificação, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer estabelecimento sujeito a inspeção
os inspetores do trabalho estão obrigados a apresentar à autoridade central de inspeção informes periódicos sobre os resultados de suas atividades, com a freqüência que a autoridade central determinar, em intervalos que não excedam 6 (seis) meses
deverão ser notificadas à inspeção do trabalho, nos casos e na forma que determinar a legislação nacional, os acidentes do trabalho e os casos de doenças profissionais
a legislação nacional deverá prever sanções adequadas, as quais deverão ser efetivamente aplicadas nos casos de violação dos dispositivos legais referentes à inspeção do trabalho
Para a prevenção de acidentes no trabalho, deve-se considerar, EXCETO:
Em trabalhos sujeitos a quedas ou impactos, os capacetes de segurança devem ser utilizados.
A ação direta dos municípios é importante para superar as dificuldades na prevenção.
O estudo aprofundado de poucos acidentes pode ser mais importante que a pesquisa superficial de muitas ocorrências.
As estratégias de intervenção devem considerar o custo e a efetividade das suas ações.
O uso de EPI pelos trabalhadores, em empresas de pequeno porte, substitui as medidas de proteção coletiva.
Segundo a Instrução Normativa Intersecretarial n0 8, de 15 de maio de 1995, é incorreto afirmar:
a distribuição dos Agentes de Inspeção do Trabalho - AIT - nas respectivas zonas de inspeção obedecerá ao sistema de rodízio, efetuado em sorteio público, especificadamente para cada categoria
a permanência dos Agentes de Inspeção do Trabalho - AIT - nas diferentes zonas de inspeção não poderá ultrapassar o prazo de três meses, sendo permitida apenas uma recondução para a mesma zona, no período seguinte
a atividade de fiscalização por denúncia é originada de Ordem de Serviço - OS - originada de denúncia que, pela urgência, demanda execução prioritária, podendo ser desenvolvida individualmente ou em grupo
a atividade de fiscalização indireta é resultante de programa especial de fiscalização, sendo realizada através de sistema de Notificações para a apresentação de documentos nas Delegacias Regionais do Trabalho - DRT
o plantão é considerado uma Atividade de Inspeção do Trabalho interna destinada à orientação ao público, homologação de rescisões contratuais e instrução de processo de anotação de Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS
Em relação à Comunicação de Acidente de Trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
Deve ser preenchida apenas em caso de afastamento do trabalho superior a 15 dias.
Registra a ocorrência ou suspeita de acidente ou doença do trabalho.
Somente poderá ser preenchida pela empresa onde ocorreu o acidente de trabalho.
Não permite o acesso aos benefícios por incapacidade pagos pelo INSS.
Não é um instrumento importante para as ações de vigilância da saúde do trabalhador.
Em relação às medidas de controle utilizadas no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é incorreto afirmar:
deverão ser adotadas quando da constatação de risco evidente à saúde
deverão ser adotadas quando os resultados das avaliações quantitativas de exposição dos trabalhadores excederem os valores dos limites estabelecidos na Norma Regulamentadora NR 15
deverão ser adotadas quando, através do controle médico da saúde, caracterizar-se o nexo causal entre os danos observados na saúde do trabalhador e a situação de trabalho a que o trabalhador encontra-se exposto
quando da inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, deverá ser adotada a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com prioridade sobre a adoção de medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho
quando da utilização de EPI no âmbito do programa, os trabalhadores deverão receber treinamento quanto à correta utilização dos mesmos e quanto a suas limitações
Em relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), pode-se afirmar, EXCETO:
Entre os exames obrigatórios incluídos no PCMSO, estão os de mudanças de função.
O PCMSO tem caráter de prevenção dos agravos à saúde do trabalhador.
As empresas devem sempre contratar um médico que coordenará o PCMSO.
O PCMSO tem caráter de diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.
O PCMSO deve enviar à CIPA relatório anual com avaliação da saúde dos trabalhadores.
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