Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - OHSAS - Occupational, Health and Safety Management Systems - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma empresa implantará um programa de gestão de segurança e saúde no trabalho. Para tanto, estará seguindo os preceitos das Normas BS 8.800 (British Standard – Norma Inglesa) e OHSAS 18.001 (Occupational, Health and Safety Management Systems).
Com referência a essa situação, julgue os próximos itens.
A empresa somente poderá implantar o sistema de gestão em segurança e saúde após ter implantado um sistema de gestão ambiental.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - OHSAS - Occupational, Health and Safety Management Systems - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Uma vez implantado numa empresa um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional e tendo sido o mesmo referenciado na OHSAS 1800, NÃO podemos afirmar, no que se refere à política de segurança e saúde ocupacional, que a mesma deva:
incluir um compromisso com a melhoria contínua.
incluir um compromisso de atender, pelo menos, a legislação vigente e aplicável de SSO, bem como outros requisitos subscritos pela organização.
permanecer imutável como instrumento de diretrizes gerais da empresa, a qualquer época.
ser devidamente documentada, implementada e mantida.
estar disponível às partes interessadas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - OHSAS - Occupational, Health and Safety Management Systems - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Uma grande indústria situada no Rio de Janeiro pretende ser avaliada para uma possível certificação do seu sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional, tendo como referência a norma OHSAS 18001. Para tanto, deverão ser agrupados os elementos de seu sistema de gestão, sendo considerados os seguintes temas:
I - estabelecimento de uma política;
II - estudo de incidentes;
III - planejamento;
IV - implementação e ordenação;
V - análise crítica pela administração.
Estão corretos os temas:
I, II e III, apenas.
I, III e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Para executar obras de manutenção de galerias de esgoto urbano durante 7 meses, uma empresa de saneamento de uma grande cidade contratou uma prestadora de serviços com 150 empregados, a qual apresentou seu plano de segurança e saúde no trabalho em todas as atividades e no canteiro de obras.
Com referência à situação acima descrita e às normas regulamentadoras (NRs) a ela pertinentes, julgue os itens a seguir.As atividades que envolvem manuseio de produtos químicos e agentes biológicos dão direito à percepção de adicional de insalubridade de grau médio.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Exemplifica um risco químico e um físico, respectivamente:
sangue contaminado e ruído contínuo acima de 100 dB.
radiação ionizante e esforço físico intenso.
radiação infravermelha e neblina.
benzeno e transporte manual de peso.
sílica e calor.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NRR 5 - Produtos Químicos (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Produtos perigosos são aqueles agentes químicos e seus componentes, tal como se apresentam em seu estado natural ou como são produzidos pela indústria, que podem trazer danos, direta ou indiretamente, às pessoas, patrimônio ou meio ambiente. NÃO contribui para a prevenção de acidentes com produtos químicos
a existência de clara separação entre copas, vestiários e locais com manuseio de produtos perigosos.
o uso de recipientes diversos para acondicionamento de produtos químicos (garrafas, copos e frascos de outros produtos).
a existência, conhecimento e disponibilidade da FISPQ (Ficha de Identificação de Segurança de Produtos Químicos).
a existência, localização e procedimentos de testes de chuveiros e lava-olhos de emergência.
a existência de conjunto de absorção e/ou neutralização para pequenos derramamentos, bem como a adequação do meio utilizado aos produtos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 35 - Trabalho em Altura - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O telhado do prédio que abriga o Tribunal Regional do Trabalho apresenta goteiras, sendo necessária uma manutenção adequada. O Engenheiro de Segurança decide participar com a análise de risco das tarefas, visto que segurança é ponto de honra e todo acidente deve ser evitado. As boas práticas e normas de segurança determinam que
o trabalho em telhado com chuva e vento, pode ser tolerado, desde que haja um cabo guia prendendo o cinto de segurança, podendo concentrar cargas num mesmo ponto.
a instalação do cabo-guia, para ancoragem do cinto de segurança tipo pára-quedista, pode ser executada no próprio andaime de acesso à obra, com suporte de aço inox ou equivalente.
o trabalho em telhado, onde existam fornos ou outros equipamentos, pode ser executado sem o prévio desligamento dos equipamentos. Os pontos próximos à saída de exaustores devem funcionar como ancoragem.
é obrigatório o uso de cinto de segurança tipo páraquedista, ligado à trava-quedas em cabo guia independente.
a sinalização nos níveis e pisos inferiores somente se justifica se houver a movimentação de cargas suspensas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Como medida de segurança, convenciona-se utilizar nas redes de hidrantes e em equipamentos de combate a incêndio, a cor
alumínio.
laranja.
azul.
verde.
vermelho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Durante a movimentação de um automóvel de uma empresa no início da manhã, dentro da garagem da própria empresa, ocorreu um atropelamento de um trabalhador. A garagem é muito movimentada e, segundo as testemunhas, o motorista, ao fazer a curva para sair da garagem, não viu o empregado que estava passando no local. A vítima foi socorrida pelo próprio motorista e encaminhada ao hospital mais próximo, onde não foram constatados danos maiores. A vítima do atropelamento retornou ao trabalho no início da tarde do mesmo dia. O motorista alegou ter sentido uma leve tontura antes do acidente.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os próximos itens.
A sinalização interna da garagem, alertando para os locais onde há circulação de pedestres, pode ser considerada medida de proteção coletiva, pois tem o potencial de atingir a todos aqueles que transitem no local.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Para executar obras de manutenção de galerias de esgoto urbano durante 7 meses, uma empresa de saneamento de uma grande cidade contratou uma prestadora de serviços com 150 empregados, a qual apresentou seu plano de segurança e saúde no trabalho em todas as atividades e no canteiro de obras.
Com referência à situação acima descrita e às normas regulamentadoras (NRs) a ela pertinentes, julgue os itens a seguir.Na situação considerada, os gases e as bactérias, presentes nas atividades de manutenção de esgoto e coleta de resíduos sólidos, são exemplos de agentes biológicos e agentes químicos, respectivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...