Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Empolgado, o diretor da área de processamento de dados da empresa mostra ao psicólogo uma matéria de jornal e afirma: caro especialista em psicologia do trabalho, finalmente, acho que vou dar um jeito nas queixas dos empregados quanto à cadeira desconfortável que eles dizem não suportar mais. Veja essa matéria, não é genial essa cadeira!? Então, quero a sua opinião. Você recomenda a aquisição desse tipo de cadeira pela empresa? Acha que ela pode ser um fator de melhoria?
Com base na situação hipotética acima e na temática condições de trabalho, julgue os itens abaixo.
I A natureza da atividade exercida no posto de trabalho, as características antropométricas dos usuários e as exigências prescritas das tarefas são exemplos de parâmetros básicos que devem orientar a reconversão de mobiliário nas organizações.
II A aquisição de mobiliário para os ambientes de trabalho deve ser precedida de uma análise ergonômica do trabalho.
III Após análise da cadeira sugerida pelo diretor, seria recomendada sua aquisição pela empresa.
IV As características técnicas do mobiliário têm muita importância, pois, se as condições oferecidas não forem adequadas, os usuários serão submetidos a um desgaste do seu estado de saúde.
V A participação dos usuários na definição e escolha do mobiliário a ser adquirido constitui um procedimento que aumenta consideravelmente as chances de uma tomada de decisão correta pelos gestores.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A ergonomia tem por objetivo adaptar as condições de trabalho à natureza do ser humano de forma que o trabalho seja realizado o mais produtivo, confortável e seguro quanto possível. Neste sentido a NR-17 − Ergonomia estabelece que os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem
ser ajustáveis, caso o trabalho seja executado em pé.
ser ajustáveis independentemente da atividade que será executada.
estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
ser ajustáveis, caso a atividade seja exclusivamente com o uso de microcomputadores.
estar adequados às características de cada trabalho, à exceção das cadeiras que devem ter altura fixa, independentemente da altura e características do trabalhador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Em uma avaliação ergonômica visando a adotar medidas para prevenir ou compensar a fadiga visual, além de iluminação adequada, incluem-se nessas medidas:
ausência de reflexos e ofuscamento, pausas para controle do ritmo de trabalho e controle médico.
cores escuras no teto e claras nas paredes, pausas, controle no ritmo de trabalho e controle médico.
ausência de reflexos, cor escura nas paredes e sobre o tampo da mesa, pausas, controle no ritmo de trabalho e controle médico.
cores claras sobre o tampo da mesa para evitar ofuscamento, pausas, controle no ritmo de trabalho e controle médico.
cores escuras sobre o tampo da mesa e paredes para evitar reflexos e ofuscamento e pausas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O projeto do posto de trabalho em qualquer ambiente deve obedecer aos aspectos antropométricos dos usuários. No projeto de um posto de trabalho, que será executado na posição sentada, a altura da bancada
deve ser tal que atenda ao perfil mais baixo da população, entretanto, a profundidade deve ser projetada para atender ao comprimento das pernas dos usuários mais altos A cadeira deve possuir ajuste de altura do assento.
deve ser projetada considerando a altura do cotovelo dos usuários mais altos, observando-se que sua profundidade acomode as pernas desse perfil de usuário. A cadeira deve ter assento com ajuste de altura e deve ser fornecido apoio para os pés aos usuários mais baixos.
é indiferente, desde que as cadeiras tenham altura do assento fixa e sejam projetadas para a média dos usuários (altura da fossa poplítea). Deve ser fornecido apoio para os pés aos usuários mais baixos.
deve ser projetada considerando a altura do cotovelo dos usuários mais baixo, observando-se que sua profundidade acomode as pernas dos usuários mais altos. A cadeira deve ter ajuste de altura do assento fixo.
deve ser projetada considerando a altura mediana do cotovelo dos usuários, observando-se que sua profundidade acomode as pernas dos usuários mais altos. A cadeira deve ter ajuste de altura do assento e apoio fixo para as costas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A Norma Regulamentadora no 17 estabelece que não deve ser exigido e nem admitido o transporte manual de cargas, cujo peso seja suscetível de comprometer a saúde e a segurança do trabalhador. Considerando um posto de trabalho que envolva a manipulação de caixas de diferentes pesos com processos trabalhistas, durante toda a jornada de trabalho, determina-se o valor limite de peso a ser manipulado considerando-se
a freqüência de manipulação e se há torção de coluna superior a 30° durante a pega e deposição das caixas.
a freqüência de manipulação, a distância em que as caixas são pegas do corpo e se há flexão de coluna superior a 45°.
a freqüência de manipulação e o deslocamento vertical da carga desde a origem até seu destino final e o valor monetário da carga.
a freqüência de manipulação, a posição da carga no espaço, tanto horizontal como vertical, o deslocamento vertical da carga desde a origem até seu destino final e se há torção de coluna.
o peso máximo de 60 kg como limite para um empregado deslocar, individualmente, de acordo com o artigo 198 da CLT.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A Norma Regulamentadora no 17 - Ergonomia estabelece que as condições de trabalho devem ser adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Neste sentido, define que para atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como em escritórios, salas de controle e laboratórios a temperatura efetiva deve estar entre 20 e 23 °C. A temperatura efetiva é determinada a partir dos seguintes parâmetros:
temperatura de globo, temperatura de bulbo úmido natural e umidade relativa do ar.
temperatura de globo, temperatura de bulbo seco e velocidade do ar.
temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo úmido e umidade relativa do ar.
temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo úmido natural e velocidade do ar.
temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo úmido e velocidade do ar.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Identifica a aplicação da ergonomia na segurança viária:
a sinalização vertical e horizontal na via.
a sinalização semafórica da via.
os comandos do veículo em relação ao usuáriomotorista, e as dimensões e posições dos assentos.
a iluminação interna e externa do veículo.
a sinalização de piso e via.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Para atender a questões relacionadas com a ergonomia no trabalho, visando proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho, providências e cuidados devem ser tomados. Com relação a essas questões, assinale a opção correta.
Transporte manual de carga pelo trabalhador só envolve aspectos ergonômicos se envolver aparelho mecânico.
A posição sentada para o trabalho só é recomendada caso haja aumento na produtividade do processo.
Umidade relativa do ar e nível de ruídos são parâmetros com especificação indicada para locais de trabalho que exijam esforço intelectual.
Para controlar o nível de iluminação do local de trabalho, quando não for possível determinar com exatidão o campo de trabalho, deve-se efetuar as medidas junto ao chão.
Nas atividades de processamento eletrônico de dados, o tempo efetivo de trabalho para entrada de dados deve ser de 8 horas diárias, não sendo permitida hora extra.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Um acidente no transporte de carga radioativa ocorreu no almoxarifado da empresa Ômega. O rótulo da embalagem está danificado e não se sabe ao certo qual tipo de radiação ionizante está envolvido. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) já foi acionada.
Diante dessa situação, julgue os itens subseqüentes.
Fazem jus ao adicional de periculosidade os trabalhadores do almoxarifado que manuseiam cargas com fontes de radiação ionizantes.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Um ponto de atendimento do Banco de Brasília (BRB) no Distrito Federal (DF) conta com dois pavimentos, mas, devido a mudança de leiaute, o pavimento superior está sendo reformado. O atendimento aos clientes do BRB, entretanto, continua sendo realizado no pavimento térreo. O BRB contratou a empresa Alfa, do setor de construção civil, para ser a responsável por esta obra de reforma. A obra tem duração prevista de 10 meses e o respectivo canteiro conta, atualmente, com 50 funcionários e 1 técnico de segurança do trabalho.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O peso máximo estabelecido para o levantamento e o transporte manual de cargas pelos trabalhadores do canteiro é de 60 kg.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...