Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, estabelecimento com:
mais de 5 empregados.
mais de 10 empregados.
mais de 15 empregados.
mais de 20 empregados.
qualquer número de empregados.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
O registro profissional do técnico de segurança será efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, com processo iniciado por meio da:
empresa
DRT
CIPA
SESMT.
PCMSO.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Os theresold limit values (TLV), anualmente publicados pela American Conference of Governamental Industrial Hygienists (ACGIH), devem ser usados:
como um índice relativo de risco ou toxicidade.
na avaliação ou no controle de poluição do ar na comunidade.
na estimativa do potencial tóxico de exposições contínuas e ininterruptas.
como prova, favorável ou desfavorável, de uma doença existente.
para adoção, por países cujas condições de trabalho sejam semelhantes às dos Estados Unidos, e onde as substâncias e os processos também sejam semelhantes.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com a Norma Regulamentadora nº. 4 (NR-4), assinale a alternativa incorreta:
As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho;
O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho vinculase a gradação de risco da atividade principal e o número total de empregados ou será dimensionado por atividade de maior risco que a principal quando mais de 50% dos empregados atuarem nessa atividade.
É obrigatória a presença de enfermeiro do trabalho apenas nas empresas com mais de 3501 empregados e em Hospitais, Ambulatórios, Maternidades, Casas de Saúde e Repouso, Clínicas e estabelecimentos similares com mais de 500 empregados;
O enfermeiro do trabalho deve dedicar, no mínimo, três horas por dia (tempo parcial) ou seis horas por dia (tempo integral) para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho;
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho das empresas deverão ser integrados por Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2006
Com relação ao dimensionamento do SESMT de uma empresa, assinale a alternativa CORRETA:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 0 - Define qual a metodologia de regulamentação na área de segurança e saúde do trabalho. - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Um diretor de empresa informou corretamente, em um seminário sobre Segurança de Trabalho, que:
atos inseguros de funcionário e condições inseguras no local de trabalho não são as principais causas gerais de acidentes de trabalho.
um funcionário pode ser obrigado pela empresa a fazer uma tarefa muito perigosa.
um funcionário pode ser punido simplesmente por praticar atos inseguros no trabalho.
quedas de pessoas, acidentes elétricos e quedas ou tombamento de objetos não são exemplos de acidentes sérios em obras navais.
o aumento de custos relativos à segurança do trabalho gera sempre um aumento de custos globais da empresa.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Normas BS (British Standard - Norma Inglesa) - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
De acordo com a British Standard 8.800 (BS-8.800) é exemplo de dado de monitoração pró-ativo:
atos inseguros.
condições inseguras.
a utilização de equipamentos de proteção individual.
quase acidentes.
acidentes que só causam danos materiais.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Norma de Higiene Ocupacional 3 (NHO-3) - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A Norma de Higiene Ocupacional 3 (NHO-3) estabelece um procedimento padronizado para análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana, com a finalidade de determinar a massa da poeira coletada do ar de um ambiente de trabalho. Em relação à NHO-3, assinale a opção incorreta.
Aerodispersóide é a reunião de partículas sólidas e(ou) líquidas suspensas em um meio gasoso por tempo suficiente para permitir sua observação ou medição.
As partículas menores que 100 :m estão incluídas na categoria de aerodispersóides.
A caixa de estabilização é utilizada para permitir que haja equilíbrio das condições de umidade e temperatura entre o seu interior e o ambiente onde se encontra, sem que haja depósito de poeira desse ambiente sobre as amostras.
Filtro testemunho é um filtro idêntico àquele utilizado para a coleta, que serve como "branco analítico" no laboratório, coletando amostras de gravimetrias pré-conhecidas.
O suporte de pesagem sobre o qual o filtro é depositado para a pesagem em balança analítica deve ser de vidro, pois este material ajuda a eliminar a eletricidade estática do filtro de membrana e facilita o manuseio durante a pesagem.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 174 da OIT - Prevenção de Acidentes Industriais Ampliados. (Ratificada pelo Decreto nº 4.085/2002) - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Leia o texto, analise a tabela apresentada e responda às questões 56 e 57.
Entre 1970-1991, ocorreram 47 acidentes em plataformas de petróleo no mundo. Em relação à gravidade, observou-se um total de 960 óbitos com uma média de 20,4 óbitos por acidente (OIT, 1993). Os riscos de acidentes variaram em função do tipo de instalação e da atividade desenvolvida.Tabela 1 – Óbitos registrados em acidentes em plataformas de petróleo, segundo o tipo de atividade e nível de gravidade.
Os acidentes em plataformas de petróleo se enquadram na seguinte Convenção da Organização Internacional do Trabalho:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 161 da OIT - Serviços de Saúde no Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base no Decreto n.127, que promulgou a Convenção 161, relativa aos Serviços de Saúde no Trabalho, é incorreto afirmar:
"Representantes dos trabalhadores na empresa" é a designação dada àquelas pessoas reconhecidas como tais. Esse reconhecimento pode ser tanto decorrente de legislação específica quanto de prática nacional.
Os serviços de saúde do trabalhador têm a responsabilidade de vigiar as cantinas e as áreas de habitação quando essas forem fornecidas pelo empregador.
Cabe aos profissionais dos serviços de saúde no trabalho a organização de serviços de primeiros socorros e de emergência.
Os profissionais do serviço de saúde no trabalho devem participar da avaliação de novos equipamentos que possam ter efeitos nocivos à saúde dos trabalhadores.
Os serviços de saúde no trabalho devem ser organizados exclusivamente pelas empresas, com a participação dos trabalhadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...