Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O responsável pela segurança do trabalho de uma repartição da Companhia WZY, onde estão lotados 45 trabalhadores, constatou que os 4 espaços destinados aos vasos sanitários tinham área de 0,87 m2, que o banheiro dispunha de mictórios individuais tipo cuba em número de 2 e espaçados 0,65 m entre si, e lavatórios tipo calha dotado de 5 torneiras, com espaçamento entre elas de 0,65 m. A partir da análise dos resultados e tendo como referência a Norma regulamentadora 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho), o engenheiro deverá determinar que
a área dos sanitários seja aumentada para 1,15 m2 e o número de sanitários reduzido para 3; o número de torneiras e espaçamentos seja preservado e seja incluído 1 mictório tipo cuba, reduzindo-se os espaçamento existente entre eles para 0,60 m.
a área do sanitário seja aumentada para 0,90 m2, no mínimo; o número de mictórios e espaçamentos seja mantido e o número de torneiras seja reduzido para 3, reduzindo-se os espaçamentos entre as mesmas para 0,50 m.
a área do sanitário seja reduzida para 0,80 m2; o número de mictórios seja aumentado para 3, reduzindo-se o espaçamento entre eles para 0,50 m e o número de torneiras seja mantido, com redução do espaçamento para o,60 m.
as condições existentes sejam mantidas, aumentando-se apenas o número de torneiras para 6 e instalação de cubas individuais espaçadas de 0,45 m entre elas.
a área dos sanitários seja aumentada para no mínimo 1,0 m2, mantendo-se o número de sanitários; o número de mictórios seja mantido, aumentando-se o espaçamento entre eles para 0,70 m e o número de torneiras seja aumentado para 8, com espaçamentos entre elas de 0,55 m.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A partir da análise realizada no ambiente de trabalho em um setor da Companhia ABC, tendo como base a Norma Regulamentadora 17 (Ergonomia), onde se constatou que o trabalho manual é realizado sentado e, em outros casos, em pé, determinou-se que
características dimensionais estabelecidas por meio de estudo dos tempos e métodos do trabalho para os membros de acionamento com restrições às movimentações dos segmentos corporais devem ser adotadas.
as bancadas e mesas devem ter altura padronizada por norma, de forma que se mantenha um ajuste constante para trabalhadores com alturas distintas, evitando-se alterações dimensionais que possam oferecer riscos de acidentes.
os acionamentos comandados pelos pés, sejam proibidos e substituídos por comandos manuais desenvolvidos especificamente para as atividades a que se destinam, onde devem ser contempladas os grandes grupos motores presentes no trabalho ali realizado.
todos os equipamentos que compõem esse posto de trabalho devem estar adequados às características fisiológicas dos trabalhadores e à nomenclatura estabelecida na Classificação Brasileira de Ocupações − CBO.
os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos requisitos mínimos de conforto, com características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento, além de ter a borda frontal arredondada.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Um armazém de estocagem contém explosivos de ruptura e pólvoras mecânicas, como pólvora negra e/ou chocolate, e encontra-se barricado e entrincheirado. O engenheiro de segurança do trabalho foi solicitado para auxiliar na delimitação da área de risco. Tendo a Norma Regulamentadora 16 − Atividades e Operações Perigosas como referência, ele determinou que
I. a delimitação da área de risco fosse realizada seguindo-se as distâncias recomendadas no Quadro no 3 da NR 16, cujos limites deveriam ser marcados com bandeiras ou tabuletas de aviso. II. as distâncias apuradas para a situação em questão, conforme a NR 16, fossem reduzidas em 50%, em razão das condições ali encontradas, de barricadas e trincheiras. III. os trabalhadores que completarem 12 meses ou mais de trabalho, dedicados à verificação de detonações falhadas, tivessem um acréscimo de 30% sobre seus vencimentos, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da companhia. Diante do exposto, está correto o que consta emIII, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Na avaliação das atividades desenvolvidas em um departamento da Companhia XYZ, o perito constatou, a partir das medições realizadas, tratar-se de ambiente e operações insalubres, uma vez que os limites de tolerância estabelecidos para alguns casos foram ultrapassados, com níveis e severidades distintas. Tendo como base a Norma Regulamentadora 15 (Atividades e Operações Insalubres), e considerando a natureza e o tempo de exposição ao agente, a determinação do fator incidente sobre o salário mínimo da região se processa
a partir da média aritmética dos graus de insalubridade das condições insalubres identificadas.
adotando-se apenas a condição mais severa de grau mais elevado, das situações registradas.
por meio da escolha da atividade onde o trabalhador se mantém a maior parte do dia exposto.
pela interpolação dos valores do grau de insalubridade das situações identificadas, maiores de 5,0.
pela média ponderada dos graus de insalubridade das situações identificadas com maior e menor severidade.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Na avaliação de equipamentos dotados de baterias, o engenheiro de segurança do trabalho identificou a necessidade de se proceder a manutenção dos mesmos e para isso viu que deve-se garantir requisitos mínimos de segurança para as baterias conforme previsto na Norma Regulamentadora 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), dentre os quais:
cuidar da localização de modo que sua manutenção e troca possam ser realizadas facilmente a partir do solo ou de uma plataforma de apoio.
possibilitar a constituição e fixação de forma que, deslocamentos acidentais provocados quando em operação, permita o deslizamento das bases sobre os barramentos até alcançar uma posição de neutralidade de risco de acidente para o operador.
proceder a proteção do terminal negativo, a fim de prevenir contato acidental por parte do operador ou outro funcionário que opere equipamentos situados nas imediações, para que não sejam desencadeadas tensões de curto-circuito.
garantir a existência de comandos de partida ou acionamento das máquinas por meio de dispositivos que permitam seu funcionamento automático ao serem energizados os acumuladores instalados.
promover a inclusão de sinal de entrada que seja bloqueado quando houver desligamento de qualquer dos polos, oferecendo flutuação da energia que promova a atuação dos comandos de alimentação das baterias.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 08 - Edificações - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
No reparo de prédio de uma Companhia, para que o serviço pudesse ser feito, o engenheiro de segurança do trabalho, seguindo a Norma Regulamentadora 8 − Edificações, determinou que:
I. Nos pisos, escadas, rampas, corredores e passagens dos locais de trabalho, onde houver perigo de escorregamento, serão empregados materiais como pisos cerâmicos e madeira. II. Os pisos, as escadas e rampas devem ter resistência máxima para suportar a carga da cadeira de rodas mais o cadeirante. III. Os pisos dos locais de trabalho não devem apresentar saliência nem depressões que prejudiquem a circulação das pessoas ou a movimentação de materiais. Está correto o que consta APENAS emI e II.
I e III.
II e III.
III.
II.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Um engenheiro, ao se deparar com área de trabalho onde o risco de vazamento de gases era evidente, possibilitando contaminação do ar, a partir de condições de escape de atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida e a Saúde (IPVS), que impunha concentração de oxigênio da ordem de 25%, situação esta que sujeitava os trabalhadores a situações de emergência para abandono do local, teve de prever, para esta condição emergencial, segundo os requisitos da Norma Regulamentadora 6 − Equipamento de Proteção Individual, a disponibilização de máscara de proteção do tipo
respirador de adução de ar tipo máscara autônoma com alimentação de O2.
respirador purificador oxigenador de ar contra poeira e névoas.
respirador de fuga para proteção contra gases e vapores.
protetor facial incolor de 8'', para manuseio de vapores orgânicos.
máscara descartável PFF1, contra poeiras, gases e névoas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Para a implantação dos SESMT − Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de uma organização, buscou-se a composição dentre os profissionais que compunham seu quadro funcional. A empresa inscreveu os funcionários que ocupavam os cargos de psicólogo e higienista ocupacional, há 6 meses, com jornada de trabalho de 6 horas, 3 dias por semana, como integrantes dos SESMT. Com base na Norma Regulamentadora 4 − Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, o Ministério do Trabalho rejeitou a composição dos SESMT porque
os profissionais integrantes dos SESMT podem ser funcionários contratados da empresa, funcionários da empresa ou profissionais contratados como consultores de segurança do trabalho.
tais profissionais não correspondem aos profissionais estipulados na NR-4, como engenheiro de segurança do trabalho, médico e/ou enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho ou técnico de segurança do trabalho.
psicólogo e higienista ocupacional poderão ser aceitos desde que dediquem, minimamente, 12 horas diárias de trabalho para as atividades dos SESMT, e tenham curso de formação complementar em saúde e segurança do trabalho.
os profissionais indicados não eram portadores de certificado de conclusão de curso de especialização em nível de pósgraduação, como solicita a NR-4.
o registro referido, em saúde e segurança do trabalho, deverá ser requerido junto ao órgão regional do Ministério do Trabalho e deverá comprovar tempo mínimo de registro de 1 ano.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Segundo a Norma Regulamentadora 10 − Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade − proteção contra incêndio e explosão,
nas instalações elétricas de áreas classificadas a risco acentuado de incêndio ou explosões, devem ser utilizados dispositivos de segurança elétrica tipo DR, DIN ou DIR instalados nos quadros específicos destinados exclusivamente à cada equipamento.
os equipamentos susceptíveis de gerar ou acumular eletricidade estática terão dispositivos de segurança elétrica tipo DR, DIN ou DIR instalados nos quadros específicos destinados exclusivamente à cada equipamento.
os materiais, peças, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados à aplicação em instalações elétricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto à sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação.
os serviços em instalações elétricas em áreas classificadas serão feitos por trabalhador habilitado e/ou por trabalhador/trabalhadores não habilitados, supervisionados por líder habilitado.
dispositivos de proteção com alarme e seccionamento automático, para prevenir sobretensões e sobrecorrentes, devem ser instalados em qualquer equipamento elétrico classificado como DAN 100 ou maior.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Com base na Norma Regulamentadora 10 − Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores:
I. é considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. II. é considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. III. a capacitação só terá validade para a empresa que capacitou o trabalhador e nas condições estabelecidas pelo profissional habilitado e autorizado, responsável pela capacitação. IV. os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem ser submetidos ao exame ocupacional de qualificação técnica para o trabalho. Está correto o que consta emI e II, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...