Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2013

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Segundo a “NR 32 - NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE”, no que concerne ao descarte de artigos pérfuro-cortantes, assinale a alternativa correta.

  • A. O limite máximo de enchimento do recipiente deve estar localizado 10cm abaixo do bocal.
  • B. O recipiente pode ser mantido próximo da realização do procedimento.
  • C. O recipiente deve ser posicionado de forma que a abertura não necessite ser visualizada pelos trabalhadores.
  • D. Os trabalhadores que utilizarem objetos pérfuro-cortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte.
  • E. É vedado o reencape de agulhas, desde que se use técnica correta.

São materiais de proteção individual, EXCETO:

  • A. Jaleco
  • B. Óculos
  • C. Luvas
  • D. Descarpack
  • E. Gorro

A importância dos equipamentos de proteção individual relaciona-se com:

  • A. proilaxia da endocardite bacteriana
  • B. proilaxia da endocardite cruzada
  • C. prevenção de contaminação
  • D. prevenção da malária
  • E. contaminação cruzada

Sobre o uso de barreiras ou equipamentos de proteção individual (EPI), assinale a opção correta.

  • A. As luvas de plástico devem ser usadas como sobreluvas quando houver necessidade de manusear artigos fora do campo de trabalho.
  • B. As luvas grossas de tecido ou látex são utilizadas para manuseio de materiais esterilizados quentes.
  • C. As luvas para limpeza devem ser de borracha grossa e cano curto e, se não estiverem rasgadas ou furadas, podem ser descontaminadas e reutilizadas.
  • D. Caso as luvas sejam rasgadas durante o atendimento, elas devem ser imediatamente substituídas por outras, sem necessidade de lavagem das mãos.
  • E. As trocas de luvas devem ser feitas apenas nos procedimentos cirúrgicos, usando-se um par exclusivo de luvas para cada usuário e descartando-o imediatamente após o uso.

A regulamentação do trabalho, realizada pelo TEM, em sua NR 32 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE, tem por inalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Nela estão caracterizados, em seu item 32.2, os Riscos Biológicos, como a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos. Por sua vez, consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modiicados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons. A classiicação dos agentes biológicos encontra-se no anexo I desta NR 32.

Assim, os riscos provenientes dos agentes biológicos são classiicados em:

  • A. Classe de risco 1: alto risco individual para o paciente e para a coletividade, com probabilidade de causar doença ao ser humano.
  • B. Classe de risco 5: risco coletivo elevado para os trabalhadores e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eicazes de proilaxia ou tratamento.
  • C. Classe de risco 4: risco individual baixo para o trabalhador e com probabilidade moderada de disseminação para o público. Apresenta poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios de proilaxia ou tratamento.
  • D. Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eicazes de proilaxia ou tratamento.
  • E. Classe de risco 3: risco pessoal elevado para o agente de saúde e com probabilidade moderada de disseminação para o coletivo de trabalho. Podem causar doenças e infecções médias ao ser humano, para as quais existem meios duvidosos de proilaxia ou tratamento.

Segundo a NR10 – 2004, há procedimentos recomendados para a manutenção de um painel desenergizado, que são:

I. Constatação da ausência de tensão

II. Instalação da sinalização de impedimento de reenergização

III. Seccionamento

IV. Instalação de aterramento temporário

V. Impedimento de reenergização

VI. Proteção dos elementos de tensão

A sequência correta dos trabalhos a serem realizados é:

  • A. I, II, III, IV,Ve VI
  • B. III, IV,V, I, II, e VI
  • C. VI, I, II, IV,V, e III
  • D. III,V, I, IV, VI e II
  • E. II, III,V, I, IV e VI

De acordo com a NR10, a sinalização “lâmpada verde acesa” indica:

  • A. Equipamento ou sistema elétricoemserviço.
  • B. Equipamento ou sistema elétrico desligado.
  • C. Ocorreu atuação da proteção por falha, desligando o equipamento.
  • D. Equipamento ou sistema elétrico desenergizado.
  • E. Equipamento ou sistema elétrico funcionando normalmente.

Conforme a Norma Regulamentadora 15, que trata das atividades e operações insalubres, no seu Anexo 14, insalubridade de grau máximo se refere a trabalhos ou operaçõesemcontato permanente com:

  • A. esgotos (galerias e tanques).
  • B. laboratórios de análises clínicas.
  • C. resíduos de animais deteriorados.
  • D. cemitérios (exumação de corpos).
  • E. gabinetes de autópsias e de anatomia.

Quanto ao EPI (Equipamento de Proteção Individual), a NR 6, determina que cabe ao empregado:

  • A. responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica do equipamento.
  • B. substituí-lo imediatamente quando danificado ou extraviado.
  • C. comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
  • D. adquirir o EPI adequado ao risco de cada indivíduo.
  • E. responsabilizar-se pela guarda e conservação do equipamento.

Sobre as diretrizes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 7, pode-se dizer que o PCMSO deverá ser planejado e implementado com base:

  • A. nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR.
  • B. no ônus, para o empregado, na realização de todos os procedimentos relacionados ao PCMSO.
  • C. nos pareceres técnicos conclusivos da autoridade competenteemmatéria de saúde do trabalhador.
  • D. no número de empregados do estabelecimento.
  • E. no grau de risco do estabelecimento.
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