Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2014

Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Estamos tratando de:

  • A. Acidente de trabalho.
  • B. Injúria laboral.
  • C. Desatenção.
  • D. Acidente de percurso.

Com relação à composição e às atribuições dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT), julgue os itens a seguir. Uma empresa de comércio varejista especializada em peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos de uso doméstico com trezentos e setenta empregados pode optar por dar assistência, na área de segurança e medicina do trabalho, a seus empregados por meio de SESMT comuns, organizados por seu sindicato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à composição e às atribuições dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT), julgue os itens a seguir. Um trabalhador que exercerá atividade em ambiente cujos níveis de pressão sonora ultrapassem os limites de tolerância estabelecidos na NR 15 deverá submeter-se à exame audiométrico no momento de sua admissão, no sexto mês após essa data e, no mínimo, anualmente a partir de então, independentemente do uso de protetores auditivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à composição e às atribuições dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT), julgue os itens a seguir. É vedado ao profissional especializado em segurança e em medicina do trabalho o exercício em outras atividades na empresa não relacionadas ao SESMT.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da administração e da legislação aplicada à engenharia de segurança do trabalho, julgue os itens que se seguem. Apenas os engenheiros e arquitetos pós-graduados em engenharia e segurança do trabalho podem exercer a especialização de engenheiro de segurança do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entende-se por Ruído Contínuo ou Intermitente, para os fins de aplicação de limites de tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador e são medidas em:

  • A. Volume.
  • B. Agudos.
  • C. Graves.
  • D. Decibéis.

Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os itens que se seguem. A Organização Internacional do Trabalho recomenda que se proíba o uso de amianto do tipo crocidolita, assim como a pulverização de todos os tipos de amianto.

  • C. Certo
  • E. Errado

As portas de saída de emergência da empresa ALFA possibilitam acesso à sua área externa, o que favorece a ocorrência de sinistros, devido o risco da entrada de pessoas estranhas no interior da empresa. Josué, gerente administrativo, objetivando garantir a segurança patrimonial, instalou câmeras para filmagem deste acesso por 24 horas diárias ininterruptas, além de ordenar que esta porta fosse mantida presa durante a jornada de trabalho, dificultando a abertura da mesma de qualquer forma, tanto externamente quanto internamente à empresa. De acordo com a NR-23, a determinação de Josué está

  • A. As portas de saída de emergência da empresa ALFA possibilitam acesso à sua área externa, o que favorece a ocorrência de sinistros, devido o risco da entrada de pessoas estranhas no interior da empresa. Josué, gerente administrativo, objetivando garantir a segurança patrimonial, instalou câmeras para filmagem deste acesso por 24 horas diárias ininterruptas, além de ordenar que esta porta fosse mantida presa durante a jornada de trabalho, dificultando a abertura da mesma de qualquer forma, tanto externamente quanto internamente à empresa. De acordo com a NR-23, a determinação de Josué está
  • B. correta, pois quando há risco ao patrimônio da empresa é permitida a realização de ações como a descrita no caso, inclusive, com a instalação de chaves.
  • C. errada, pois não é permitido que a saída de emergência fique presa durante a jornada de trabalho. Neste caso, é possível a instalação de dispositivo de travamento que permite abertura facilitada pelo interior do estabelecimento.
  • D. correta, desde que o vigilante da edificação seja capacitado para retirar o elemento que prende a porta internamente, no caso de sinistros.
  • E. errada, pois é proibido dificultar a abertura interna de saídas de emergência em qualquer momento e de qualquer forma, mesmo como o uso de dispositivos ou travas que possibilitem facilidade de abertura pelo seu interior.

Gervásio, empregador do ramo comerciário, investe na adoção de medidas de prevenção contra incêndios em sua empresa, objetivando atender à legislação vigente, em todas as esferas. Com o intuito de definir as responsabilidades, ele assumiu a responsabilidade total pela informação aos trabalhadores sobre a utilização dos equipamentos de combate a incêndio e os dispositivos de alarme existentes. Porém, desincumbiu-se da responsabilidade de informar os trabalhadores sobre os procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança, entendendo que esta é uma atribuição da Brigada de Incêndio e ele jamais deveria tomar providências em relação a esta ação. Nestas condições, considerando as disposições da NR- 23 relacionadas aos deveres do empregador, Gervásio agiu

  • A. corretamente, pois cabe exclusivamente à Brigada de Incêndio informar os trabalhadores sobre os procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança, excluindo o empregador deste dever.
  • B. erroneamente, pois informar os trabalhadores sobre os dispositivos de alarmes existentes na edificação não é obrigação da Brigada de Incêndio nem do empregador. Esta é uma responsabilidade exclusiva do Corpo de Bombeiros.
  • C. corretamente, pois os deveres do empregador se restringem a informar os trabalhadores sobre a utilização dos equipamentos de combate a incêndio e dos dispositivos de alarmes existentes.
  • D. corretamente, porém ele deve, também, participar de treinamento sobre proteção contra incêndios e explosões, com carga horária mínima de 20 horas, envolvendo parte teórica e parte prática, atendendo às exigências da NR-23.
  • E. erroneamente, pois informar os trabalhadores sobre os procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança também é uma das obrigações do empregador.

Com relação à classe de incêndio “K”, o extintor ideal para o uso é a base de

  • A. bicarbonato de sódio e agente úmido específico para operações de cozinhas comerciais ou industriais, são recomendados pela NFPA 10 − Standard for Portable Fire Extinguishers, porém não há, no Brasil, normalização publicada até o presente momento.
  • B. monofostato de amônia específico para operações de cozinhas comerciais ou industriais, são recomendados pela NFPA 10 − Standard for Portable Fire Extinguishers, porém não há, no Brasil, normalização publicada até o presente momento.
  • C. bicarbonato de potássio e agente úmido específico para metais pirofóricos, são recomendados pela NFPA 10 − Standard for Portable Fire Extinguishers, porém não há, no Brasil, normalização publicada até o presente momento.
  • D. bicarbonato de sódio misturado com água para operações de cozinhas comerciais ou industriais, conforme normalização brasileira e recomendação das IT’s − Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros.
  • E. bicarbonato de sódio misturado com água para operações de cozinhas comerciais ou industriais, conforme normalização brasileira e recomendação das IT’s − Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...