Lista completa de Questões sobre NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - INTELECTUS - 2012
Todo funcionário deve estar atento em relação à segurança em seu trabalho, para tanto ele deve:
Organizar seu ambiente de trabalho
Manter limpo os materiais que usa
Guardar seu material em local adequado
Todas as alternativas estão corretas
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Uma empresa que está enquadrada no grau de risco 3 e possui trezentos empregados deverá compor seu SESMT com
2 Técnicos de Segurança do Trabalho.
1 Técnico de Segurança do Trabalho e 1 Engenheiro de Segurança do Trabalho.
1 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e 1 Engenheiro de Segurança do Trabalho.
1 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e 1 Técnico de Segurança do Trabalho.
1 Técnico de Segurança do Trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Assinale a alternativa que não apresenta competências dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:
Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.
Responsabilizar-se tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos.
As atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, sendo vedado o atendimento de emergência.
Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Em empresas obrigadas a constituir Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, alguns profissionais são exigidos. Nas alternativas abaixo são apresentados alguns destes profissionais, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma profissão pertencente a este quadro segundo a Norma Regulamentadora (NR) vigente:
Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Psicólogo do Trabalho.
Médico do Trabalho.
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Em relação às intervenções do enfermeiro do trabalho após acidente com fluidos biológicos, sofrido por um trabalhador da saúde, analise as proposições a seguir:
I. Orientar e encaminhar o trabalhador para atendimento em instituição de saúde para a realização de exames laboratoriais a fim de avaliar o potencial de transmissão de vírus da imunodeficiência humana (HIV), vírus da hepatite B (HBV) e vírus da hepatite C (HCV) o determinante antigênico, encontrado na superfície do HBV (HBsAg), bem como receber recomendações específicas para imunização e medidas de quimioprofilaxia, quando indicada.
II. Quando o paciente fonte for conhecido, torna-se necessário orientar o profissional acidentado sobre a importância da realização dos exames de Determinante Antigênico encontrado na Superfície do HBV (HBsAg), anticorpo contra o antígeno do core do vírus da hepatite B (Anti- HBc), anticorpo contra vírus da hepatite C (Anti- HCV) e anticorpo contra o vírus da imunodeficiência humana (Anti-HIV).
III. Supervisionar a administração de antirretrovirais quando indicada, pois deverá ser iniciada rapidamente, se possível duas horas após o acidente. No entanto, também se admite iniciá-la entre 24 a 48 horas após a exposição, dado o prazo máximo de até 72 horas após a exposição. A duração da Profilaxia Pós-Exposição (PPE) deve ser de 28 dias. O trabalhador deve ser orientado para evitar: gravidez, doação de sangue, plasma, órgãos, tecidos e sêmen. O aleitamento materno deve ser interrompido. Essa prevenção da transmissão secundária também se aplica ao vírus HBV e HCV.
IV. Orientar o retorno e acompanhamento no período de 30, 90 e 180 dias após a exposição, para o monitoramento biológico. Supervisionar o acompanhamento da abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e o registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação Compulsória (SINAN). Supervisionar e monitorar o trabalhador para a adesão ao protocolo de monitoramento e orientar medidas de proteção e prevenção como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmações I, II e III.
Apenas as afirmações III e IV.
Apenas as afirmações I, III e IV.
Apenas as afirmações I e IV.
Todas as afirmações.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Guimarães Rosa (FGR) - 2012
Marque a alternativa CORRETA.
De acordo com a NR-4, o dimensionamento do SESMT em uma empresa, com grau de risco 3 e com um número de empregados entre 101 e 250, é :
1 técnico de segurança do trabalho, 1 médico do trabalho e 1 engenheiro de segurança do trabalho.
1 técnico de segurança do trabalho.
2 técnicos de segurança do trabalho e 1 engenheiro de segurança do trabalho.
3 técnicos de segurança do trabalho e 1 engenheiro de segurança do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - MAKIYAMA - 2011
De acordo com a NR-4, uma indústria teve vinte dias perdidos com cinco acidentes em um mês, com 100.000 homens-horas trabalhadas. Ocorreu um sexto acidente com lesão, o qual provocou uma incapacidade parcial permanente com trezentos dias debitados. Calcule o Coeficiente de Gravidade (C.G.) e o Coeficiente de Freqüência (C.F.) desta indústria.
C.G. = 320; C.F. = 60.
C.G. = 3200; C.F. = 50.
C.G. = 3200; C.F. = 60.
C.G. = 320; C.F. = 50.
C.G. = 3000; C.F. = 60.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, EXCETO:
Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NRs aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos.
Aplicar os conhecimentos de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.
Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5.
Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente.
Analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, salvo os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) acidentado(
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A atividade de treinar trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes, é de responsabilidade do
Enfermeiro do Trabalho.
Médico do Trabalho.
Técnico de Segurança do Trabalho.
Engenheiro do Trabalho.
Analista de Recursos Humanos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O Setor de Engenharia de Segurança de uma empresa de montagem de instalações de estruturas metálicas realizou o dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), tomando por base os 550 empregados e as normas vigentes. Obteve assim uma composição com, no mínimo, os seguintes profissionais:
1 Médico do Trabalho e 3 Enfermeiros do Trabalho.
2 Engenheiros de Segurança do Trabalho e 1 Médico do Trabalho.
1 Engenheiro de Segurança do Trabalho, 2 Técnicos de Segurança do Trabalho e 1 Enfermeiro do Trabalho.
2 Técnicos de Segurança do Trabalho,1 Médico do Trabalho e 2 Auxiliares de Enfermagem do Trabalho.
1 Engenheiro de Segurança do Trabalho, 4 Técnicos de Segurança do Trabalho, 1 Médico do Trabalho e 1 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...